TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial facsum pim

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

2. Comunicação Empresarial:

        

2.1: Referencial Teórico:

        

Em Cahen (2009) CEMP é uma atividade sistêmica, de caráter estratégico, ligado aos mais altos escalões da empresa e que tem por objetivos, criar onde ainda não existir ou for neutra; manter onde já existir; ou ainda mudar para favorável onde for negativa a imagem da empresa junto a seus públicos prioritários. Por sistema compreende-se um conjunto de fatores ou instrumentos de ação funcionando harmoniosamente. O público ao qual se destina pode ser interno ou externo.

Segundo Pimenta (2002) Comunicação Empresarial caracteriza-se como um somatório de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, propaganda, promoções, pesquisa, endomarketing e marketing.

A necessidade permanente de inovação para manter a vantagem competitiva tornou-se a principal preocupação das empresas (MOCHKALEV, PIMENTA, 2001). Comunicação empresarial é um tema de suma importância para o alcance dos objetivos. Uma boa estratégia busca melhorar os desempenhos e o clima organizacional, para isso é necessário identificar e analisar as causas dos problemas, conhecer as ferramentas de comunicação e adequar a cada público.  Também tem como função informar empregados, acionistas ou consumidores com eficiência e objetividade. Uma de suas atividades também é cuidar da imagem da empresa, se preocupando com os membros da sociedade, que são os formadores de opinião, que podem auxiliar ou não na preservação da empresa.

        As empresas cada vez mais, exigem um profissional da área, com conhecimentos e habilidades nas praticas organizacionais. Hoje muitos especialistas vem defendendo que um bom administrador deve ser, também, um bom comunicador. Roger Cahen (1990) adverte que o comunicólogo perfeito não existe, mas faz sugestões sobre o que um administrador deve ter para melhorar sua capacidade de comunicação, qualidades gerais, como organização, honestidade, criatividade, entusiasmo, além de ter uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios.  Mais do que um simples executor de tarefas, ele tem que ser um bom redator, ter um bom relacionamento com a mídia  e excelente editor, o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, um gestor , capaz de planejar estratégias. Esses desafios demandam grande domínio das técnicas de comunicação e cuidado  no exercício da liderança é que vai permitir ao administrador conhecer a visão e os valores dos funcionários e articula-los com os seus.

          Para que a tarefa seja executada com êxito, é necessário que a comunicação em âmbito organizacional seja de perfeita compreensão e que transcorra de forma harmônica. Seu principal objetivo interliga todas as áreas e departamentos empresariais, e cada vez mais necessário e importante o uso de processos bem estruturados para lidar com o fluxo de informações que trafegam a todo tempo pela organização.

       

Comunicação e tecnologia:

       O processo de comunicação sofre variações de acordo com as inovações tecnológicas, que investem cada vez mais em rapidez, praticidade, usabilidade e portabilidade, referentes ao acesso a informações e à aquisição de produtos. Um aspecto importante da tecnologia empresarial, com forte impacto sobre a comunicação na empresa é a interdependência entre os departamentos segundo Thompson (1967).

Comunicação verbal:

            Existem várias formas de se trocar de se comunicar. Uma das mais utilizadas e eficazes para o ser humano é a comunicação verbal, ela ocorre quando um grupo de pessoas com interesses em comum se reúnem.

Podem ser:

 - Comunicação oral: é o meio mais utilizado e com suma importância para a empresa, pois são varias as situações profissionais, onde é necessária a boa comunicação através da fala, são informações trocadas através de reuniões formais ou informais, conversas com clientes, entrevista de emprego, palestras, seminários, debates conferencias, convenções, reuniões sociais. Segundo Pimenta (2002) ter um conhecimento, mas não conseguir torná-lo comum, produz um efeito pouco significativo. Considerando-se assim, reafirma-se a importância de se falar bem em público.

- Comunicação escrita:

        Expressar-se por meio da palavra escrita, redigir, é uma pratica comum e necessária entre os profissionais que trabalham em empresas, que tem como objetivos:

  • obter e fornecer informação;
  • promover uma ação especifica;
  • promover, manter ou encerrar relacionamentos comerciais

        A leitura, por mais atenta que possa ser, não tem o poder de transmissão da informação que a comunicação verbal tem. Para ocorrer a compreensão, é necessário escrever no código que o destinatário domina. Um exemplo crítico, não é possível escrever em Português para quem só lê em Chinês. Na leitura, o autor é desconhecido ou distante; a sua idéia nem sempre é claramente entendida. A transmissão da informação é passiva. Os veículos de comunicação escrita podem variar do bilhete, telegrama, carta, oficio, e-mail, relatório, jornal, revistas, out-doors, etc. A comunicação verbal, ao contrário é mais poderosa e versátil.

Comunicação não-verbal :

        Segundo Davis (1979) comunicação verbal é utilizada para transmitir informações entre indivíduos, possui caráter informativo. Já a comunicação não-verbal é caracterizada pelo uso de gestos, da mímica, do olhar, da voz e dos sinais paralingüísticos, da organização espacial e da localização. Este que são determinantes de uma relação interpessoal dos indivíduos. 

       Comunicar significa transmitir e receber mensagens. No entanto, a comunicação jamais poderá ser compreendia como um fenômeno isolado, pois ela sera somente efetiva se os outros elementos estiverem presentes nessa dinâmica.

 Seus elementos essenciais são:

-Emissor: É ele quem da inicio ao processo, pois transmite a mensagem;

-Receptor: É o alvo  do emissor, ele quem recebe a mensagem;

-Mensagem: Pode ser ideias, um fato ou ate mesmo emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação;

-Canal: É o meio pelo qual a mensagem é transmitida do emissor para o receptor;

[pic 1]

                                      FIGURA 1: Apostila CEM FACSUM 2015

                               

    O maior cuidado deve estar em não produzir  “ruídos” ao realizar a comunicação, ou seja, aquelas interferências indesejáveis que atrapalham a transmissão da mensagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (327.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com