TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interna

Por:   •  13/11/2015  •  Dissertação  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação Interna como Ferramenta estratégica.

        A comunicação interna tem o papel de informar, esclarecer e integrar os objetivos e metas da organização. Uma boa comunicação é essencial para que a organização tenha bons resultados e cresça. Quando ocorrem falhas na comunicação, consequentemente ocorrem problemas dentro da organização. Uma comunicação bem estruturada é a chave para o sucesso da empresa. O setor de comunicação pode ser formado por equipes ou por uma única pessoa que, em conjunto com o RH e demais lideranças, busquem soluções eficientes para motivar os colaboradores no alcance das metas da empresa. Nos rankings de empresas bem-sucedidas, as melhores cotadas para trabalhar contam com uma comunicação interna forte, estruturada e oxigenada.

        Comunicação interna é a união planejada de todas as ferramentas capazes de permitir o fluxo das informações de interesse aos colaboradores de uma organização. Não é só integrar, é preciso gerar valor. A comunicação interna está a serviço da viabilização dos objetivos e das metas estabelecidas. Mesmo diante de um mundo em constantes mudanças e evoluções, ainda encontramos falhas na comunicação e não conseguimos atingir o publico alvo. Quando se trata do meio organizacional não é diferente. As informações são geradas, mas nem sempre causam o impacto desejado, ou até acontece o pior, as informações mal divulgadas resultam em ruídos e ocasionam graves problemas dentro da organização. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias, a comunicação interna precisa ser valorizada e os canais que ela dispõe precisam ser eficazes e atraentes.

        É através da comunicação que são feitas as interações, os processos de trocas e os relacionamentos dentro de uma empresa. Orientar a comunicação para que ela esteja de acordo com o planejamento estratégico corporativo é a única forma de viabilizar a conquista dos objetivos e metas estabelecidos. É tendência no meio empresarial ouvir os colaboradores, entender e satisfazer suas necessidades. A comunicação é o fator determinante do sucesso ou fracasso junto ao cliente final, seja ele interno ou externo. Deve-se usar o bom-senso para equilibrar o importante e o urgente, priorizando sempre as solicitações mais adequadas a cada momento. Os colaboradores devem ser vistos como parceiros, podendo alavancar ou destruir a imagem da empresa na qual trabalha. O objetivo da comunicação na empresa está em estabelecer um relacionamento saudável, melhorando o clima internamente para que os envolvidos alcancem os objetivos traçados. A comunicação para transmitir valores, motivar colaboradores e disseminar as marcas que caracterizam a empresa e sua atuação é um processo que deve estar abastecidos de informações com regularidade e ser executado sempre.

        Infelizmente, nem todas as empresa contam com uma boa comunicação e isso faz com que muitas vezes o funcionário não consiga identificar e nem mesmo se integrar aos objetivos organizacionais. As falhas na comunicação também são responsáveis pela falta de estímulo ao colaborador, interferindo diretamente nos resultados da empresa. A falta de integração entre a alta gerencia e o setor de operações ocasiona, quase sempre, insatisfação por parte dos que estão na base da pirâmide organizacional. Essa insatisfação se converte em desestímulo à produção, seja ela de bens ou serviços, afetando diretamente o cliente final. Diante dos meios tecnológicos com os quais se pode contar hoje, torna-se essencial criar setores de comunicação consistentes e homogêneos, visando integrar todos os setores da empresa, garantindo a satisfação dos colaboradores e clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com