TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação interna

Por:   •  30/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

O PROCESSO COMUNICATIVO

Tudo comunica: um gesto, um olhar, uma música, o silêncio, uma ausência, uma palavra. Faz parte da natureza humana utilizar-se de meios para demonstrar suas emoções e opiniões, seus desejos e suas necessidades. O processo comunicativo é básico para a condição relacional do homem.

Dessa forma, a comunicação é um processo que acompanha a humanidade desde seus primórdios, evoluindo com  o passar do tempo. A pintura rupestre exemplifica a comunicação do homem rudimentar, enquanto que a internet demonstra o grau de evolução atingido pelo processo comunicativo humano. Pode-se afirmar com segurança, então, que quanto mais evoluída e organizada for uma sociedade, mais complexos serão seus sistemas comunicativos, e mais difícil será a sua compreensão.

De forma bastante simples, a comunicação pode ser definida como sendo todo esforço empreendido para estabelecer um processo que permita a transmissão de uma mensagem de um emissor para um determinado receptor, por meio de uma mídia.

O processo comunicativo, para que seja eficiente e eficaz, requer a presença de alguns elementos, que devem interagir entre si. São eles:

  1. emissor: é quem, em determinado momento, propõe-se a transmitir algo a alguém;
  2. receptor: aquele a quem se dirige a mensagem, responsável por receber e decodificar a informação;
  3. mensagem: de modo geral, é o objeto da comunicação. Deve ser formulada utilizando-se um processo de codificação que seja passível de decodificação;
  4. mídia: é o meio que se dispõe para fazer uma mensagem chegar até o destinatário, podendo ser impressa, de contato ou eletrônica;
  5. ruído: pode ser entendido como sendo todo fenômeno aleatório que perturba a correta transmissão das mensagens. Assim, a presença de ruídos deve ser eliminada ao máximo;
  6. feedback: representa o retorno dado ao emissor pelo receptor, indicando de que forma a mensagem foi assimilada.

Para que se tenha sucesso na transmissão de uma mensagem, é muito importante entender o fato de que a comunicação é um processo pessoal. Ao emitir ou receber uma mensagem, o individuo acaba impondo seu subjetivismo, selecionando a mensagem, interpretando-a, modificando-a, acrescentando ou suprimindo aspectos. Tal fato reflete diretamente na objetividade da comunicação, prejudicando-a. Cabe ao emissor, portanto, buscar conhecer ao máximo o nível de conhecimento do receptor, utilizando então a linguagem e o canal mais adequados.

Quando utiliza-se a comunicação oral, um aspecto importante, que não pode ser desconsiderado, é o fato de que são poucos os receptores capazes de ouvir ativamente, ou seja, são poucos os receptores capazes de concentração integral ao que estão ouvindo. Segundo Hunter (2004, p.82) “O ouvir ativo requer esforço consciente e disciplinado para silenciar toda a conversação interna enquanto ouvimos outro ser humano.” O mesmo autor afirma que, uma vez que o ser humano pensa quatro vezes mais rápido que fala, há muito ruído interno, o que pode acabar prejudicando a eficácia da comunicação. Justifica-se, então, o uso do feedback, para que o emissor certifique-se de que a mensagem enviada foi adequadamente interpretada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com