TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de conhecimento

Tese: Conceitos de conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  10.627 Palavras (43 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 43

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PERÍODO LETIVO: 2011 / 1

SEMESTRE: 1º

DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO

PROFESSOR EAD: WALKER SOARES DO NASCIMENTO

PROFESSOR PRESENCIAL: ROBERVAL BARIONI

ALUNOS: RA

AMAURI CÉSAR BRANDÃO 295343

HENALDO VIEIRA DINIZ 289104

HERALDO ROSA BENICIO 285979

MÁRIO FERREIRA DA SILVA 299009

RAFAELA DA SILVA ESTRELA SOUZA 301326

RAQUEL CRISTINA NUNES DE LIMA 287568

SAUL CHAGAS DA SILVA 301329

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

JUNHO / 2011

Conceitos de conhecimento:

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).

Conhecimento é o ato de estar a par, é você estar de posse da informação em questão! Conhecer não significa ter profundo entendimento a respeito quanto menos colocar em pratica!

Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: CIENTÍFICA, PRÁTICA e TÉCNICA.

O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros.

O estudo do conhecimento é a gnosiologia.

Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém.

Isso em um conceito menos específico.

Contudo, falar deste tema é indispensável não abordar dado e informação.

O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto.

Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, idéias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens,

mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.

Conhecimento é sabedoria, instrução, conceito lógico e racional a respeito de vários assuntos geralmente só è considerado inteligente quem estuda continuamente e te uma vida bem sucedida e que e com poucos problemas só tem conhecimento quem o usa na prática.

Alguns conceitos sobre a Gestão do Conhecimento

A necessidade das tomadas de decisões acertadas e muitas vezes repentinas fez com que as organizações repensassem sobre a informação que possuem a respeito do seu negócio. Os fenômenos econômicos e sociais de um mundo economicamente globalizado, impulsionado pela tecnologia da informação e pelas comunicações, são os responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. Segundo Laércio Consentino, Presidente do Grupo SIGA em HABERKORN (2003),

A globalização é fato consumado e nada é capaz de detê-la. Mudam-se os costumes e hábitos e o mundo torna-se um grande mercado consumidor. As empresas não têm mais nacionalidade, são apatriadas. Associações e fusões acontecem todos os dias, com o objetivo de oferecerem novos patamares de preços.

[...] A competição cada vez mais presente na arena dos negócios, antes regional e próxima, agora é profissional e global.

Com esta afirmação, percebemos que, não há outra opção para as organizações senão a de estar preparada para enfrentar o mercado. Uma organização preparada para o mercado é, denominada por CHOO (2003:17) [1] como "Organização do Conhecimento“, e definida como sendo:

Aquela que possui informações e conhecimentos que a tornam bem informada e capaz de percepção e discernimento. Num nível mais profundo, a organização do conhecimento possui informações e conhecimentos que lhe conferem uma vantagem, permitindo-lhe agir com inteligência, criatividade e, ocasionalmente, com esperteza. Está preparada para sustentar seu crescimento e se desenvolver num ambiente dinâmico. Mas, porque sente e entende o ambiente que a cerca, a organização do conhecimento, é capaz de se preparar para a adaptação com antecedência. Contando com a competência e a experiência de seus membros, ela é capaz de constante aprendizado e inovação. Aplicando normas e rotinas aprendidas para a tomada de decisões, está preparada para empreender ações objetivas no momento apropriado. No coração da organização do conhecimento está a administração dos processos de informação que constituem a base para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. (CHOO 2003, p. 17)

Ainda segundo o autor, uma organização do conhecimento é capaz de:

(a) Adaptar-se às mudanças do ambiente no momento adequado e de maneira eficaz;

(b) Empenhar-se na aprendizagem constante, o que inclui desaprender pressupostos, normas e crenças que perderam a validade;

(c) Mobilizar o conhecimento e a experiência de seus membros para gerar inovação e criatividade;

(d) Focalizar seu conhecimento em ações racionais e decisivas.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as organizações passaram a buscar maneiras de estarem preparadas para a concorrência e não serem consumidas pelo mesmo. Não basta para a empresa passar apenas uma boa imagem. É preciso que ela saiba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com