TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de gestão do conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: O conceito de gestão do conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.410 Palavras (34 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 34

PUNIVERSIDADE ANANHANGUERA UNIDERP

Curso: Administração

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Atividade: ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO

Professor: Rodrigo Rodrigues

Componentes:

Antonia Mari = RA: 383588

Antoniel = RA: 377912

Junieres Gomes = RA: 387274

Maria de Jesus =RA: 378396

Teresina, 14 de junho de 12

SUMÁRIO

Introdução---------------------------------------------------------------------------------------03

Gestão do Conhecimento----------------------------------------------------------------------04

A Espiral do Conhecimento------------------------------------------------------------------04

Entrevista----------------------------------------------------------------------------------------07

Definição de Cluster---------------------------------------------------------------------------10

Gestão do Conhecimento aplicado nas empresas-----------------------------------------10

Considerações parciais -------------------------------------------------------------------------11

Referências---------------------------------------------------------------------------------------12

Introdução

Neste

pequeno roteiro você terá a oportunidade de encontrar os conceitos de gestão do conhecimento, tão divulgados hoje nas organizações, a partir da visão de dois dos maiores autores no mundo sobre o assunto, os professores Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi. Abordaremos como a espiral do conhecimento e seus quatro padrões para criação do conhecimento, são eles: Socialização, externalização, combinação e internalização. Entrevistamos dois chefes de setores em empresas, onde foram apontadas as maneiras como são aplicadas a gestão do conhecimento na empresa que trabalham as condições que lhes favorecem e as barreiras do conhecimento. Expomos um breve comentário sobre a definição de cluster de empresas e sua importância e seu relacionamento vertical e horizontal com grupos concentrados geograficamente. Por faremos um pequeno comentário sobre gestão do conhecimento aplicado nas empresas.

Gestão do conhecimento

O conceito de gestão do conhecimento é a prática de agregar valor à informação e de distribuí-la, sendo um conjunto de processos que visa colaborar para a criação, captura e compartilhamento do conhecimento tácito e explícito entre as pessoas de uma organização, tendo como objetivo a criação de ferramentas que auxiliem na disseminação destes conhecimentos dentro desta organização.

Não se tem uma gestão do conhecimento se não houver gestão da informação, pois muitas empresas utilizam a gestão do conhecimento de forma errada, se saturando de informações e materiais inapropriados para tomada de decisões. Há empresas que pensam em juntar toda quantidade de informação possível, mas não sabe gerir esta informação buscando um conhecimento agregado, e isso leva até a perda de

mercado ou de posição, pois, quando mais se precisa do conhecimento para decidir algo, os gestores se vêem em situação difícil, por não conseguirem utilizar a melhor informação possível diante da quantidade de lixo.

É importante saber gerir as informações para utilizar o conhecimento extraído delas, e armazenar somente o que for necessário, abolindo a idéia de quanto mais informação, mais conhecimento terá. Podemos citar hoje como ferramentas para gestão do conhecimento, os portais corporativos, as intranets, o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), Data warehouse, entre outras ferramentas que visam criar, indexar, compartilhar e disseminar o conhecimento entre as pessoas, facilitando na busca de informações e conhecimentos precisos para tomada de decisão.

A Espiral do Conhecimento

Os quatros padrões para criar conhecimento:

Socialização

Tácito para tácito: aprendemos segredos, envolve compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiências diretas.

Externalização

Tácito para explicito: traduz segredo para equipe, envolve articular conhecimento tácito através do dialogo e da reflexão.

Combinação

Explicito para explicito: padroniza em procedimento, envolve sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.

Internalização

Explicito para tácito: enriquecimento envolve aprender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com