TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e importância da estrutura organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Conceito e importância da estrutura organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 6

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1. Conceito e importância da estrutura organizacional

“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006).

As atividades da empresa devem estar bem identificadas, isto é, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa, primeiro uma e depois outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, por exemplo, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas sabem executar. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que a as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação. Uma empresa estabelece seus objetivos e, para que eles sejam alcançados, é necessário um planejamento. As atividades da empresa devem seguir o planejamento estabelecido. Se não for desta forma, tudo vira uma grande confusão.

"A estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridade, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa." OLIVEIRA, Djalma. OSM.

Portanto para que uma organização atinja seus objetivos é necessário que recursos e pessoas sejam alocados de forma mais eficiente possível, a estrutura organizacional então determina o como isso será feito.

A estrutura organizacional dentro de um contexto geral, se subdivide em duas: Estrutura Informal e Formal.

ESTRUTURA FORMAL: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.

• Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.

• É estável.

• Está sujeita a controle.

• Está na estrutura.

• Líder formal.

ESTRUTURA INFORMAL: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.

São relacionamentos não documentados e não reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.

• Está nas pessoas.

• Sempre existirão.

• A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal.

• É instável.

• Não está sujeita a controle.

• Está sujeita aos sentimentos.

• Líder informal.

• Desenvolve sistemas e canais de comunicação.

As estruturas organizacionais formais podem ser dos seguintes tipos:

Funcional - é estruturada por função da empresa. Ex: Departamento de Produção, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing etc.

Territorial - é usada quando a empresa é dispersa. Ex: região norte, região sul etc.

Produtos/Serviços – quando a empresa tem várias linhas de produtos. Ex: têxtil, farmacêutico, químico etc.

Clientes - por tipo de cliente. Ex: feminino, infantil etc.

Processos - etapas de um processo. Ex: em uma indústria, tem os setores de corte, montagem, estamparia etc.

Projetos - a alocação de pessoas e recursos é temporária. Quando acaba um projeto, a equipe muda para outro. Ex: uma construtora tem várias obras. Quando acaba uma construção, o pessoal e os equipamentos vão para outra obra.

Matricial - a equipe trabalha para dois comandos simultaneamente. Ex: em uma fábrica, a equipe de manutenção recebe ordens da gerência de manutenção e também da gerência de produção.

Mista - mistura os vários tipos de estruturas para se adaptar à realidade.

Síntese: Vimos assim, o conceito de organização, seus principais tipos, a estrutura organizacional e suas partes.

Devido à competição de mercados, as estruturas organizacionais tendem a ficar cada vez mais enxutas.

A teoria clássica concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes em que constituem, além do inter-relacionamento entre estas partes.

A estrutura organizacional constituiu uma cadeia de comandos, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem. A cadeia de comando também denominada de cadeia escalar baseia-se no principio da unidade de comando, que significa que cada empregado deve se reportar a um só superior.

Para a teoria clássica, a estrutura organizacional é analisada de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes (da síntese para a análise).

A importância da estrutura é descrever as áreas que compõem a unidade, projetando e organizando os relacionamentos dos níveis hierárquicos e o fluxo da informação essenciais de uma organização.

1.2. Fatores condicionantes da estrutura organizacional

As organizações são diferentes entre si, pois possuem diferentes objetivos, desta maneira a estrutura organizacional de cada uma será diferente da outra pois existem diferentes fatores que condicionarão sua forma.

De acordo com Simeray (1970, p.90), o coeficiente humano que pondera a qualidade da estrutura organizacional é resultado dos fatores:

• O valor das pessoas, podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com