TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Informação e Sistema

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Curso de Graduação em Administração

Trabalho Avaliado

Conceitos de Informação e Sistemas, Conceitos e Perspectivas em Sistemas de Informação, Classificação dos Sistemas de Informações e da Tecnologia da Informação. 

                                           

                                             Rio Grande

                                                   2016

Alice Luzzardi - 9336698504

Lais Harms      - 2466251656

Inaiara Lindenmeyer - 2462245742

Deivid Alexandre  - 2478307210

Otávio Lopes        - RA

Conceitos de Informação e Sistemas, Conceitos e Perspectivas em Sistemas de Informação, Classificação dos Sistemas de Informações e da Tecnologia da Informação.

 Objetivo do Trabalho: Ampliar o conhecimento sobre os Conceitos de Informação e Sistemas, Conceitos e Perspectivas em Sistemas de Informação, Classificação dos Sistemas de Informações e da Tecnologia da Informação, tendo como finalidade compor a nota do 1º Bimestre de 2016.

Prof. Dr. Pedro Calisto Luppi Monteiro

Rio Grande

2016        


  1. INTRODUÇÃO

  O presente trabalho tem por finalidade mostrar a importância dos sistemas de informações para a empresa de Carlos e Ana, orientando quais seriam seus benefícios e suas melhorias. Para a empresa obter um melhor resultado, precisa estar por dentro de informações para auxiliar na tomada de decisão. Para que a empresa obtenha uma melhor organização em suas tarefas, é necessário implantar um S.I.G. Nessa perspectiva, foi feita uma pesquisa, respondendo algumas questões para definir melhor todo o processo do sistema de informação e como funciona, assim obtendo melhor resultado na empresa de Carlos e Ana.

  1. DESENVOLVIMENTO

   A ideia de desenvolver este trabalho é mostrar que através da situação da empresa de Carlos e Ana podemos expor a matéria dada pelo professor na qual foi estudada na unidade 1, o chamado Sistema de Informação Gerencial. Procurando as respostas sobre qual sua importância, seu valor, função, responsabilidade, vantagens e quais componentes fazem parte desse sistema como os dados, a informação, tecnologia de informação. Onde contemos grande conhecimento, podendo desenvolver as questões abaixo e procura-las em diversas bibliografias.

  1. Respostas das questões:

    2.2 Questão 1: O que são dados, informações e conhecimento? De que maneira eles se relacionam?

Dados é a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que sozinhos não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento. Informações são dados tratados. O processamento de dados forma uma informação. Sendo assim a informação é um conjunto de dados formados. O conhecimento tem um significado e uma aplicação. Ele dá a ideia que a informação sozinha não consegue mostrar. Ou seja o conhecimento é a informação trabalhada. Os três estão relacionados, primeiramente temos que ter um conjunto de dados processados, para assim adquirir uma informação para o usuário, e o agrupamento e a aplicação das informações com o objetivo especifico produzem conhecimento.

2.3 Questão 2:  Por que precisamos estudar tecnologia da informação (TI)? O que é exatamente um sistema de informação (SI)? Qual a diferença entre TI e SI?

Precisamos estudar Tecnologia da informação, pois estamos rodeados pela tecnologia da informação, inclusive nos negócios. Entender a tecnologia da informação nos dá uma grande percepção sobre o aprendizado de negócios. SI é tecnicamente definido como um conjunto de elementos relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar decisões, à coordenação e controle de uma organização. Também auxiliam colaboradores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e desenvolver produtos novos. Sistema de Informação tem a ver com a informatização dos processos. Eles administram o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. Planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuário e T.I envolve uma série de outros fatores relacionados com as áreas de softwares. Mas a T.I envolve os recursos de hardwares, toda a infraestrutura de telecomunicações, todo pessoal especializado em informática, que dá suporte a esses sistemas. Em outras palavras, eles melhoram e agilizam a comunicação em vários setores. Planejam e desenvolvem soluções para questões relacionadas ao uso das tecnologias de informação.

2.4 Questão 3: Defina empresa e processo de negócio. Por que os Sistemas de Informações são tão importantes para o funcionamento e a gestão das empresas atualmente? Quais são as principais vantagens dos SIGs? Hoje, a maioria desses sistemas são integrados, deixando para trás um modelo de sistema que operava individualmente, colaborando apenas com uma ou outra função empresarial, assim quais são os grandes básicos e funcionais sistemas que dominam o mundo dos negócios?

Uma empresa é uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços a fim de gerar lucro e um processo de negócio é um conjunto de atividades logicamente relacionadas que define como tarefas organizacionais específicas serão executadas. Sistemas de informação é importante para empresas, para atender aos seguintes objetivos organizacionais: Atingir a excelência operacional, desenvolver novos produtos e serviços, estreitar o relacionamento com o cliente e atendê-lo melhor, melhorar a tomada de decisão, promover vantagem competitiva, assegurar a sobrevivência. As principais vantagens do SIG, são: Redução dos custos das operações, melhoria do acesso às informações, melhoria na produtividade, nos serviços realizados, melhor interação com fornecedores, redução da mão de obra, redução da mão de obra burocrática. Alguns dos básicos e grandes sistemas do negócio são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com