TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações sobre o método da TIR

Por:   •  20/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Considerações sobre o método da TIR:

Definições auxiliares:

Desinvestimento: Se a aquisição de um bem implicar a substituição de outro bem existente, e este possa ser vendido ou reutilizado, deve ser calculado o valor da venda ou da reutilização e abatido do investimento inicial no fluxo de caixa.

Valor residual: Se, ao fim da vida útil do projeto, o bem ainda tiver valor, este valor deverá ser considerado como receita no último período do fluxo.

Taxa de atratividade: Considera-se a taxa básica de juros disponível na época e região onde o recurso é disponível. Obviamente, um projeto cuja TIR é menor que a taxa de juro disponível, não é atrativo. É melhor não fazer nada.

Imposto de renda: Caso a empresa esteja com resultado negativo e a aplicação diminuirá este resultado, a TIR deve ser considerada na sua íntegra, conforme calculada. Caso a empresa empregue o projeto para aumentar o lucro existente, a TIR deve ser multiplicada pela alíquota do Imposto de Renda vigente no caso. Para o caso de a empresa estar saindo do prejuízo, a TIR deve ser multiplicada pelo valor proporcional.

Depreciação: Os bens da empresa perdem valor ao longo do tempo. Depreciação anual é o quociente entre o valor original do bem e o número de anos previstos de operacionalidade. Representa uma provisão para a recompra do bem, ao fim de sua vida útil. A depreciação pode ser abatida do lucro para o cálculo do imposto de renda e da TIR.

Despesamento: São aquelas despesas necessárias para a implantação de um investimento, mas que não representam um bem imobilizável (viagens, publicidade, software, etc.). No cálculo da TIR, o despesamento não entra na depreciação.  

Exemplo:

Compra de uma máquina carregadora automática

custo: $ 800.000

retorno: redução de 5 homens = $ 48.000 / ano

              aumento da produtividade em 4% = $  70.000 / ano de redução de custo

total de retorno : $ 118.000 / ano  ; vida útil: 20 anos  ; impostos: 48,18 %

taxa de atratividade:  10 %

efetuar os cálculos

TIR = 16.3 %

TIR final, após os impostos = 9,79 % (o investimento não é atrativo).


Análise de sensibilidade :

Fatores de sensibilidade: Ao se fazer um estudo de engenharia econômica, os fatores lançados são estimativas baseadas em fatos passados. Pode haver variações nos valores, o que modifica a TIR e o resultado final.

É conveniente fazer os fatores oscilarem em torno de sua estimativa e verificar o comportamento da TIR. Caso a oscilação de um dos fatores torne a TIR mais baixa do que a atratividade, devemos redobrar a atenção neste fator e só aprovar o investimento se houver garantia de que a referida oscilação não ocorrerá.

Os fatores a testar são:

  • investimento inicial
  • retorno anual
  • alíquota do imposto de renda
  • valor residual
  • desinvestimento

Reciprocamente, um investimento não-atrativo pode tornar-se atrativo, se forçarmos uma oscilação favorável. P. ex. , renegociando o valor do investimento inicial

Se, no exemplo anterior, conseguirmos uma redução no preço da máquina:

Compra de uma máquina carregadora automática

custo: $ 800.000  --->  $ 700.00

total de retorno : $ 118.000 / ano

vida útil: 20 anos

impostos: 48,18 %

taxa de atratividade:  10 %

 

efetuar os cálculos

TIR final, após os impostos = 10,16 %

O investimento tornou-se atrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com