TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria - Caso Amazon

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

A internet foi planejada como um projeto de defesa em 1950 e acabou se tornando um sistema global, com alguns elementos restritos a universidades e laboratórios de pesquisas. Em 1995, a internet foi privatizada, causando inovação e parte dela sendo aplicada no marketing.

Eram quatro setores de marketing digital e uma empresa era responsável por cada setor, sendo elas:

Google que administrava as propagandas online, Amazon que administrava as vendas online, Facebook que era responsável pelas redes sociais e a Apple que era responsável por determinar o padrão para dispositivos de interação.

Mesmo essas empresas trabalhando em diferentes setores, as técnicas desenvolvidas foram bastante parecidas. Optaram por determinar padrões e dominar o marketing digital, além de criar novos produtos e vender em novos mercados.

A Amazon, em 2002, criou o Web Service, que não gerava muita receita, mas proporcionava visibilidade a Amazon, pois oferecia um amplo serviço de computação de nuvem. Também foram oferecidos serviços de TI para empresas, como a Reddit.

O Google foi lançado como um mecanismo de pesquisa em 1998 e no ano de 2000 o Yahoo, que era antecessor do Google, o definiu como seu mecanismo de pesquisa. Com isso, os lucros da Google aumentaram, pois as pesquisas eram grandes e então, para ampliar o mercado, começaram a vender textos para anunciantes que queriam consumidores, através de buscas por palavras-chave. No ano de 2003, a Google desenvolveu alguns serviços, como o Gmail. A empresa foi crescendo e iniciou uma extensão na base dos conteúdos, trazendo a modernidade, como programas de tradução, programas de edição, livros e aplicativos para publicar textos e fotos, aplicativos de reprodução de vídeos em geral, como o Youtube, que foi comprado em 2006. Investiu em softwares de buscas de assentos aéreos, entrando, assim, no ramo da aviação e continuou se expandindo e criando diversos aplicativos, como Google Play, Google+, entre outros. Devido ao seu crescimento, no final de 2012 a empresa era destaque e, mesmo com tanta inovação, a maior parte de seus lucros vinham de pesquisas.

A Apple foi fundada em 1976 e em 2013 foi considerada a empresa de capital aberto mais valiosa do EUA, devido ao seu crescimento. A partir de 2001 começaram seus mais conhecidos lançamentos, como ipod, itunes iPhone e o ipad. A Apple implantou o IOS, um sistema operacional que foi preferido e ainda é por muitos usuários e empresas, ganhando assim do Android, que é o sistema operacional do Google. Devido a tanto sucesso, dispositivos de Smartphones e aplicativos tinham em larga escala a preferência da Apple, pois de todos os aplicativos baixados desde que o Google e a Apple começaram a distribuí-los, a Apple disparava na frente.

O Facebook está disponível desde 2005, mas evoluiu 5 anos depois. Em 2013 foi visitado por milhões de pessoas por dia, sendo assim um dos maiores dominadores do tempo online, porém ainda não conseguia atrair anunciantes como o Google. O maior faturamento vinha da propaganda. Anunciantes podem adquirir o direito de divulgar em paginas de amigos de um fã com uma marca revelando o nome do mesmo. Além disso, podem atender chamadas de exposições de mídia compartilhada, ao induzirem um usuário do Facebook a propagar para amigos uma opinião pessoal da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com