TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso Amazon, Apple, Facebook e Google

Por:   •  4/11/2018  •  Resenha  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  1.973 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-Graduação em CIÊNCIA DE DADOS E BIG DATA ANALYTICS

Fichamento de Estudo de Caso

Nome

Trabalho da disciplina de Consultoria,

Tutor: Prof.

Jundiaí

2018


Estudo de Caso :

Amazon, Apple, Facebook e Google

Os quatro gigantes da era da Internet

REFERÊNCIA: John Deighton e Leora Kornfeld, 514-P07, 12 de dezembro de 2013, HARVARD BUSINESS SCHOOL.

O Autor inicia com um breve histórico da internet e em seguida, detalha os casos de sucesso das quatro das maiores empresas da internet no mundo.

A internet surgiu como projeto com fins militares em 1950, evoluiu e expandiu, se tornando um sistema global, mas ainda restrito.

Em 1995 a internet foi privatizada, resultando em grandes inovações sendo, na maior parte focada em ações de marketing. O otimismo sobre esse potencial levou à bolha da internet de 1997 a 2000 e em 2013 ela já integrava práticas de marketing.

Quatro empresas (Google, Amazon, Facebook e Apple) administravam os setores do marketing na internet, respectivamente a propaganda online, vendas de varejo online, redes sociais e dispositivos de interface. Todas elas lutavam ente si para estabelecer padrões, em busca de se tornar dominante do marketing online.

Amazon

A Amazon, que começou suas operações em 1995 como livraria online, se tornou lucrativa em 2001 e até 2013 obteve uma receita anual de US$57 bilhões.  Sua receita era baseada, principalmente nos livros digitais e mercadorias em geral, mesmo assim, em 2002, com seu Web Services, ela lançou um conjunto de serviços de computação em nuvem para sua utilização, mas logo expandiu e passou a oferecer o serviço para muitas empresas, possibilitando a locação de capacidade computacional, com flexibilidade e elasticidade.

Isso fez com que ela tivesse domínio das informações de vendas de empresas que utilizavam sua plataforma. Assim, mesmo sem vender o produto, ela tinha informações privilegiadas para efetuar campanhas de propaganda.

Em 2011 a Amazon lançou a propaganda baseada em cookie rastreador, o que permitia apresentar ao usuário oportunidades de compras de um produto que ele já havia pesquisado. Isso foi reconhecido como uma evolução gigantesca da propaganda moderna.

Google

Quando lançado, em 1998, o Google oferecia apenas pesquisa, portanto, não tinha receita. Algo anormal, já que os demais portais de pesquisa geravam receita expondo anúncios para deter trafego. O início do sucesso foi em 2000, quando a Yahoo! Escolheu o Google como mecanismo de pesquisa e neste mesmo ano ela começou a vender propaganda de texto para anunciante, de acordo com as palavras-chaves buscadas. O serviço era cobrado pelo número de cliques nos anúncios.

Posteriormente, foram lançados serviços como o AdSense, que oferecia propaganda em qualquer página relevante por toda a internet. Lançou serviço gratuito de e-mail (Gmail), que lhe proporcionou um meio de apresentar anúncios de acordo com mensagens específicas de e-mail, serviço de agenda, tradutor além de escanear e indexar todos os livros do mundo.

Em 2006 e 2007, foram feitas 2 grandes aquisições em busca do domínio da propaganda online: o YouTube, que gerava receita com o conteúdo que os usuários armazenavam , o DoubleClick e o Admob, plataformas dominantes de exposição de propaganda online, a segunda em dispositivos móveis.

Nos anos seguintes, lançou o sistema operacional Android para dispositivos móveis, o Google Play, permitindo oferecer conteúdo, como músicas e aplicativos aos usuários do Android. Também disponibilizou o Google Wallet para pagamentos com smartphones. Sua rede social, Google+ não chegou nem perto do sucesso do facebook, mas como era obrigatório ter uma conta para acessar os outros serviços, possuía dados valiosos, como lista de amigos e preferências.

Apesar da busca por inovações além da pesquisa, até o fim de 2012, a maior parte dos lucros da empresa era obtido da pesquisa, com a propaganda representando 97% da receita bruta de US$ 43 bilhões.

Apple

Fundada em 1976, mas com crescimento expressivo em de 2009 a 2013, quando foi considerada a empresa de capital aberto mais valiosa dos EUA de todos os tempos, migrando de fabricante de hardware para líder da economia da internet.

Em 2012 a Apple vencia o Google em acesso móvel a e-commerce, mesmo que o Android estivesse instalado em 72% dos telefones vendidos, o iOS era preferencia nos EUA. Outra disputa de e-commerce acontecia entre o Kindle (Amazon) e o Itunes e Ipad (Apple) onde o segundo oferecia uma gama mais ampla de conteúdo digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com