TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Organizacional

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.679 Palavras (23 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 23

SUMARIO EXECUTIVO

Nesse trabalho iremos falar sobre uma das franquias “O Boticário” que é controlada pelo Grupo Boticário. A história desta marca começou em março de 1977, como uma pequena farmácia de manipulação, no Centro de Curitiba (PR). Em 1980, foi aberta a primeira franquia da marca em Brasília (DF). Embora o conceito de franchising ainda não estivesse inserido no contexto comercial brasileiro, ano a ano mais lojas passavam a representar a marca e foi necessário aumentar a estrutura produtiva com a construção da fábrica, também em São José dos Pinhais, inaugurada em 1982.

O presente trabalho tem por objetivo metodológico, concentrar ações de benfeitorias, uma consultoria aos processos da empresa, através de pesquisas, livros de administração e análise se SWOT. Visualizando as definições dos objetivos e metas, análise do ambiente (análise SWOT e estudo das tendências de mercado ), segmentação de mercado, definição dos processos de intervenção, implementação e avaliação e controle.

Mostra as oportunidades de mercado  para fornecedores, concorrente, mercados de clientes e canais de marketing. E uma analise macro ambiente do  ambiente econômico, tecnológico, politico e competitivo.

O perfil do publico alvo da empresa é bem variado, são mulheres, homens, adolescentes e crianças. A empresa busca satisfazer as necessidades de todos os clientes de forma eficaz, trazendo sempre produtos inovadores e de alta qualidade para seus clientes. Procurando acompanhar seus clientes em todas as etapas de sua vida, desde a infância até a fase adulta. Um dos diferencias da empresa é a busca pela qualidade de seus produtos baseado na opinião dos consumidores, para isso utiliza os canais interativos, como o site da empresa e as redes sociais. Outra preocupação da empresa é ter franqueados com qualidade, por isso procura estar lado a lado, assessorado com treinamentos e implantando novas vias de acesso deste franqueado com a empresa e com os produtos ofertados. Uma forma de tornar esta relação mais confiante foi a implementação do extranet que facilita o acesso a informações aos franqueados e a criação do SAF (Serviço de Atendimento ao Franqueado).

Para consultoria iremos avaliar alguns problemas internos e esternos para melhoria da franquia e seu melhor crescimento.

INTRODUÇÃO

O Boticário é uma das unidades de negócio controladas pelo Grupo Boticário. A história desta marca começou em março de 1977, como uma pequena farmácia de manipulação, no Centro de Curitiba (PR). A segunda loja, aberta no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, fez com que os produtos começassem a ser conhecidos em todo o país. Em 1980, foi aberta a primeira franquia da marca em Brasília (DF). Embora o conceito de franchising ainda não estivesse inserido no contexto comercial brasileiro, ano a ano mais lojas passavam a representar a marca e foi necessário aumentar a estrutura produtiva com a construção da fábrica, também em São José dos Pinhais, inaugurada em 1982.

O presente trabalho tem por objetivo metodológico, concentrar ações de benfeitorias, uma consultoria aos processos da empresa, através de pesquisas, livros de administração e análise se SWOT. Por se tratar de uma empresa de grande porte, conhecida e uma das integrantes do grupo trabalhar numa das franquias facilitou o processo para uma análise profunda da empresa.

  1. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS DO PLANO DE CONSULTORIA

  1. ANÁLISE DO AMBIENTE

   A análise ambiental pode ser entendida como, uma mensuração das forças que agem sobre determinado negocio, que fazem referencia ao ambiente externo e Interno e na relação entre produto e cliente. Logo, os fatores como: concorrentes, clientes, fornecedores, políticas governamentais, mercado e outras devem ser apreciadas em cenários para que a empresa possa esta apta a se adaptar para manter-se sustentável.

  Essa analise pressupõem verificar as possíveis oportunidades e ainda as ameaças que a empresa estará sujeito durante seu tempo de vida e possibilitará o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo dos planos quanto a estratégia que deverá ser seguida tanto em marketing quanto nas demais.

  Em relação a empresa estudada apresentaremos os principais fatores que devem ser percebidos.

  Fato relevante: “Atualmente, o Boticário é uma das maiores redes de cosméticos do mundo, somando 2.840 lojas no Brasil, em outros dez países da América Latina, da África e nos Estados Unidos. O faturamento, em 2009, foi de R$ 3,5 bilhões – um aumento de 25% em relação ao ano anterior -, mas existe ainda muito mercado para desbravar. Fonte: http://www.marketingviewer.com.br/o-boticario-porta-a-porta/”

ANÁLISE DO MICROAMBIENTE

•        Fornecedores – O fator fornecedor é de importância impar para a organização. Nesse sentido, a empresa deve buscar construir uma variedade de fornecedores e substitutos eventuais de matérias primas, além de incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias de distribuição e de logística reversa de produtos.

 A empresa Conta uma variedade de fornecedores, alocados em regiões estratégicas o que possibilita o reabastecimentos dos insumos necessários a produção de maneira rápida e eficiente.

•        Concorrentes – Os principais concorrentes são Natura, Avon, Sephora. Essas empresas possuem capacidade de mudar a estrutura de balanço de mercado em desfavor da empresa. Nesse sentido, deve-se buscar uma consolidação das políticas de marketing, finanças e de estratégias FDA empresa além de uma analise das políticas de crescimento das concorrentes.  

 

•        Mercados de clientes –A empresa Possui clientes nas classes B e C, camadas emergentes da economia. Sua estratégia de atuação baseia-se em fornecer produtos de qualidade a preços medianos e acessíveis de maneira que haja uma vinculação e fidelidade entre o cliente e a empresa.

Para Tanto a empresa possui lojas físicas em todo território nacional e suas vendas também são feitas por representantes avulsos e diretos estabelecendo assim, uma relação direta e pessoal com o publico alvo.  

Existe uma tendência voltada ao social, ambiental e um amadurecimento das camadas de consumo o que faz com que a empresa seja orientada a observação de fatores ligados a responsabilidade social e ambiental. A empresa nesse sentido tem adotado medidas pertinentes e visíveis com relação a essas responsabilidades além de ditar uma tendência de aproximação com o mercado consumidor o que pode ser visto pelas medidas tomadas como o lançamento do canal de relacionamento com o cliente chamado Clube Viva o Boticário, além das plataformas nas redes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (295.8 Kb)   docx (309.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com