TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria de gestão da industria

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA: Colégio La Salle Carmo

CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho

TRABALHO DE ERGONOMIA

   ALUNOS:

                               DISCIPLINA: Ergonomia

PROFESSOR:

Caxias do Sul, 24 de novembro de 2008.

ERGONOMIA

Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e ambiente. A ergonomia, aplica os conhecimentos da anatomia, da fisiologia e da psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.

O termo ergonomia é derivado das palavras gregas ergon = trabalho e     nomos  = regras, leis naturais.

OBJETIVOS DA ERGONOMIA

A ergonomia tem como principal objetivo adaptar as condições de trabalho às características psico-fisiológicas dos trabalhadores, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança, e desempenho eficiente. Especificamente deve priorizar:

  • A adequação do trabalho às capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéqüem às suas características;
  • O aumento da eficiência do trabalhador ao longo do tempo;
  • A prevenção de acidentes e doenças profissionais;

A redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.

Citamos abaixo uma atividade para aplicar a melhoria ergonômica:

Tipo de operação: operador de máquina torno CNC, com manuseio de peças (haste de aço) pesando variavelmente de 50 kg a 60 kg para o processo de usinagem.

- Como podemos ver no vídeo I: o operador pega a peça da mesa e leva até a máquina CNC, fecha a porta, aciona a máquina e aguarda aproximadamente 2:00 minutos para conclusão da operação. Retira a peça da máquina e leva para outra mesa com rodinhas e dali é levada para expedição, onde será embalada e enviada ao cliente.

Operador com ciclo de trabalho de 2:30 minutos, e jornada de trabalho de 9:05 hs (manhã: 7:05 hs às 11:45 hs / tarde: 13:00 hs às 17:40 hs), intervalos de 10 min (manhã e tarde).

Problema ergonômico: levantamento e transporte manual de peso, esforço muscular; jornada de trabalho prolongada; postura inadequada, rotação/ flexão do tronco.

Melhoria ergonômica: talha com sistema eletrônico magnético. Que auxilia no transporte da peça (mesa/máquina, máquina/mesa). Com finalidade de reduzir o esforço muscular na realização da tarefa. (Como podemos ver no vídeo II)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com