TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo: antecedentes históricos da administração

Abstract: Conteúdo: antecedentes históricos da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Abstract  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

CONTEÚDO: ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO

 Antecedentes Históricos da Administração

 Tudo começou há mais de 6.000 anos, no Oriente Médio, durante o período chamado Revolução Urbana. Surgiram as primeiras cidades, que precisaram de administradores e obras públicas.

 Posteriormente, chegamos à Revolução Industrial, no século XVIII. Foi nessa época em que surgiram as fábricas e as cidades na Europa transformaram-se em grandes concentrações de trabalhadores.

 Da Revolução Urbana até a Revolução Industrial

 OS PRIMEIROS ADMINISTRADORES

 Por volta de 4.000 a.C., teve início a Revolução Urbana. Surgiram as cidades e os Estados. Essas primeiras organizações formais demandaram a criação de práticas administrativas que se estabilizaram e evoluiriam nos séculos seguintes.

 Os primeiros administradores - EGITO

 As pirâmides são o mais conhecido exemplo da competência administrativa dos egípcios do passado. Como exemplo, a construção da pirâmide de Quéops envolveu a movimentação de cerca de 270 blocos de pedra de 2,5 toneladas, todos os dias, durante 23 anos. Estima-se que 100.000 pessoas tenham trabalhado em sua construção.

 Os primeiros administradores - CHINA

 A Arte da guerra, obra escrita no século IV a.C, pelo general Sun Tzu, a respeito da estratégia militar é um manual de recomendações que sobreviveu a passagem dos séculos por tratar de princípios fundamentais permanentes sobre planejamento, comando e doutrina, entre outros assuntos. Alguns destes princípios são reconhecidos como de grande utilidade na administração.

 GREGOS, DEMOCRACIA E ÉTICA

Há 2.500 anos, os gregos inventaram e implementaram a administração democrática de suas cidades-estados. A democracia participativa foi uma grande invenção, numa época em que os monarcas governavam segundo os interesses da aristocracia (o governo de poucos, que detinham a maior parte das riquezas)

 EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram:

 a Igreja Católica Romana e

 as Organizações Militares.

 IGREJA CATÓLICA

 À medida que o Império Romano desaparecia, outra organização de grande porte começava sua história. A Igreja Católica herdou muitas das tradições administrativas dos romanos, a começar pela administração do território. Com suas dioceses, províncias e vigários, a Igreja copiou não apenas o tipo de organização geográfica, mas também a linguagem usada para designar os administradores locais.

 ORGANIZAÇÕES MILITARES

 Há mais de 3.000 anos, os exércitos vêm criando soluções para a administração de grandes contingentes de pessoas envolvidas em operações complexas e arriscadas. Conceitos sobre estratégia, planejamento, logística e hierarquia, que são usadas hoje não apenas nas Forças Armadas, mas também em todos os tipos de empreendimentos, nasceram com os militares do passado.

 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas:

 A primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima.

 A segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima.

 Influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com