TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdo das funções administrativas

Artigo: Conteúdo das funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

2.CONTEXTO EMPRESARIAL

2.1Conceito de funções administrativas

O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo. Este processo consiste nas funções de:

Planejamento:

“Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar forma de atingir um futuro desejado” (Kawasnicka,1995).

Planejar é tomar decisões, é saber como se prevenir, é conhecer e entender o contexto.

O planejamento envolve três níveis:

Estratégico: o processo do planejamento estratégico inicia-se a partir de desejos e expectativas, algumas, inclusive, irreais. Essas expectativas são submetidas a uma avaliação minuciosa das ameaças e oportunidades que o meio oferece à organização, considerando seus pontos fortes e fracos.

Tático: o planejamento tático tem a finalidade de atingir às metas e objetivos específicos de determinado setor. Ou seja, ele determina as ações de médio prazo que serão feitas por cada setor para atingir o objetivo macro pensado pela organização.

Operacional: o planejamento operacional preocupa-se com os métodos operacionais e alocação de recursos disponíveis pela empresa para alcançar os resultados. Ele é desenvolvido em curto prazo, é mais detalhado e analítico, além de abordar cada tarefa ou operação isoladamente.

Organização:

“A organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. ( Cury, 2000 ).

Organizar quer dizer dispor os recursos materiais, humanos e tecnológicos da empresa de maneira harmônica a fim de que o conjunto formado seja capaz de realizar um trabalho integrado, eficiente e eficaz, apresentando boa produtividade e boa qualidade a custos baixos e com o mínimo de riscos e de esforços humanos.

Direção:

Segundo Wernec (2005), para que a função da direção colabore significativamente no processo administrativo, é indispensável que a distribuição das atividades (estruturação) e a atribuição de responsabilidade (delegação) sejam completadas com a supervisão do desempenho das tarefas no intuito de assegurar o alcance dos objetivos.

Dessa forma, o surgimento de tarefas e a sua divisão seguem em crescimento proporcional ao desenvolvimento empresarial.

Controle:

A função controle é a etapa do processo administrativo que mede e avalia o desempenho dos funcionários. É um processo essencialmente regulador, mede e corrige o desempenho, para assegurar a realização dos objetivos e planos estabelecidos nas etapas anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com