TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contratos psicologicos

Por:   •  19/8/2017  •  Resenha  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

                    INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

                DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

                                    RANIELLY MAÍSA GOMES

         

  TESTES PSICOLÓGICOS: UMA FERRAMENTA DE SELEÇÃO DE

                                                  CANDIDATOS

                               

                                                  MARIANA

                                               2017

Os testes psicológicos são na atualidade amplamente utilizados em processos seletivos de empresas de todos os portes, com eficácia comprovada por produtos científicos. Essas ferramentas são de uso exclusivo de profissionais da psicologia, com registo ativo no conselho profissional, e são instrumentos imprescindíveis em determinados processos de seleção das organizações para averiguar questões natas do individuo que se candidata a vaga disponibilizada pela empresa. Essa avaliação contribui para uma investigação mais aprofundada de traços predeterminados na análise dos requisitos necessários para o cargo, e exercer com maior assertividade as funções determinadas ás avaliações psicológicas, essas são imprescindíveis na identificação das habilidades dos candidatos e traços de personalidades pretendidas para ocupação do cargo.

No ramo organizacional, o conceito de seleção é óbvio. É o processo pelo qual busca se escolher não o melhor candidato, mas o mais apto, nesse sentido esse processo é visto como estratégia pois um processo mal feito pode acarretar dispêndio desnecessário a organização.

A seleção é um processo que inicia no recrutamento, pois esse é o responsável por buscar dentro e fora da organização, potenciais candidatos para o preenchimento das vagas. Um processo de recrutamento bem feito contribui ricamente para o processo de seleção eficaz.

As informações desejadas no perfil profissional, depende necessariamente da descrição de cargo e das competências exigidas por esse.

A conhecida analise de cargo busca demonstrar os requisitos esperados pela organização como CHA, sendo conhecimento(C), habilidades(H), atitudes (A) e outras características de caráter inter e intra pessoal como autocontrole, automotivação, liderança, solução de conflitos, relacionamentos entre pares e colegas, e outros essas informações permitem que o profissional possa seguir as exigências do recrutamento e que a seleção desenvolva a triagem usando alguns métodos, dentre eles: entrevistas, dinâmicas provas de raciocínio e teste psicológico. O procedimento de seleção deve considerar métricas que busquem avaliar todas as características, considerado importantes na analise de cargo, que, sejam potenciais necessários no desempenho futuro.

A escolha do teste deve ser feita pelo psicólogo, é ele quem deve definir os atributos e características a serem avaliados, para o presente estudo foram pesquisados alguns testes que serão descritos no desenvolver do trabalho.

O Psicoagnóstico Miocinético avalia características de personalidade, quais sejam, emoção, agressividade, tensão, e relacionamento inter e intrapessoal. Proporciona a investigação mediante a análise e movimentos involuntários, que revelam as tendências fundamentais de reação. Sua aplicação se da de forma individual e é de difícil manipulação, sendo indicado para aplicação em um grande universo de pessoas e sua realização independe de nível socioeconômico cultural. (Rueda & Silva, 2016)

Esse foi muito usado ate 2012, quando foi considerado desfavorável por não apresentar os requisitos mínimos para que fosse considerado válido para uso profissional, para o Conselho Federal de Psicologia, o teste não apresentou uma fundamentação teórica consistente e as pesquisas insuficientes, não permitindo avaliar o que o mesmo se propõe mensurar. (Rueda & Silva, 2016)

Em 2014, o PMK fora aprovado pelo CFP, desse modo, o teste encontra se, atualmente, favorável pra uso profissional. (Rueda & Silva)

O Zulliger é capaz de avaliar a personalidade do individuo quanto a capacidade de produção, desempenho e adaptação de tarefa, a capacidade de dar e receber afeto de forma adequada, o controle geral sobre os impulsos e as reações afetivas e emocionais, o nível de ansiedade a existências de características depressivas ,etc..(Ferreira & Villemor-Amaral,2005) Instrumento cuja avaliação feita por meio da apresentação de manchas não estruturadas que  provocam associações com experiências, essas geram respostas, que, por sua vez, será transformado em categorias e interpretados num todo, que refletem a personalidade. (Weiner, 1994)

O Inventário de Habilidades Sociais (IHS) tem como finalidade analisar as habilidades sócias em diferentes situações do dia a dia. Esse teste pode ser aplicado tanto individualmente quanto coletivamente.

 O IHS e responsável pelo preenchimento lacuna que há nos contextos educacionais, clínicos e organizacionais. Sendo o único nesse âmbito com propriedades psicométricas adequadas e padronizadas para aplicação em demandas brasileiras, mostra se capaz de medir o que propõe garantindo confiabilidade em seus resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com