TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contrato Psicológico

Por:   •  17/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Alunos: Carla Vanessa, Luana Silva e Thálisson Gomes

Disciplina: Gestão de Recursos Humanos

Turma: 9° Período

Assunto: Contrato Psicológico

ATIVIDADE AVALIATIVA

1 – Quais aspectos considerados por cada parte (empresa - empregado) que podem levá-los a quebrar o contrato psicológico?

Quando há a quebra de contrato como o contrato psicológico, que a consequência por parte do empregador ao perceber que o contrato não está sendo seguido, é rotatividade. Por parte do empregado pode haver a perda da confiança na organização, possíveis negligências e uma saída voluntária da organização.

Rousseau (1995) aponta que quando existe uma percepção que a organização não cumpriu as suas promessas, se configura uma quebra do contrato psicológico, que é definida pela percepção do empregado de que ele recebeu menos do que foi prometido, criando assim uma percepção de desequilíbrio, uma discrepância entre o que é prometido e o que é cumprido, podendo levar a algumas expectativas não confirmadas, a perda da confiança e insatisfação com o trabalho.

2 – Quais as consequências para cada parte decorrentes do não  cumprimento do contrato psicológico?

As percepções de incumprimento do contrato psicológico exercem um profundo impacto nas atitudes dos colaboradores, e consequentemente os reflexos deverão ser suportados pelas organizações reduzem a confiança dos colaboradores, a satisfação profissional e as intenções de nela permanecer. Portanto, para dimensionar a intensidade desses efeitos negativos, tanto para a organização quanto para os colaboradores, é imperioso que se entenda as condições em que o incumprimento do contrato psicológico possa causar.

3 – Quais as sugestão para a viabilidade e manutenção do bom andamento deste “Contrato” por ambas as partes?

Para um bom andamento do contrato psicológico é necessário a insegurança uma vez que engloba questão relacionadas empregado/empregador. As pesquisas precedentes sugerem que os trabalhadores procuram manter a equidade entre os custos e benefícios de sua relação com a organização (ADAMS, 1965). O ponto central do contrato psicológico é a crença em que o empregador cumprirá com suas obrigações e fornecerá um ambiente propício para o desenvolvimento da atividade profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com