TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuiçao da administração para o desenvolvimento da organisação

Relatório de pesquisa: Contribuiçao da administração para o desenvolvimento da organisação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 7

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTRIBUIÇAO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORGANISAÇÃO

2.1.1 Visão holística

Para entendermos mais sobre visão holística da administração precisamos primeiro saber o significado da palavra Holística, é de origem grega, a palavra “holos”= “todo. Na concepção holística, não só as partes de cada sistema se encontram no todo, mas os princípios e leis que regem o todo se encontram em cada uma das partes e todos os fenômenos se interligam e se interpenetram de forma global. Além disso, o todo é concebido como uma realidade não somativa , ou seja, não são as partes que determinarão as características do todo, mas o todo que determina as características das partes.

Logo, a visão holística pode ser considerada a forma de perceber a realidade e a abordagem sistêmica. Segundo Pierre Weil (1991) “ a abordagem holística propõe uma visão não fragmentada da realidade, onde sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram e se reforçam.

O holismo aplicado à administração tem base que a empresa não pode ser vista como um conjunto de departamentos que executam atividades isoladas, mas comum conjunto único, um sistema aberto em continua interação.

Logo, a visão holística pode ser considerada a forma de perceber a realidade e a abordagem sistêmica. Segundo Pierre Weil (1991) “ a abordagem holística propõe uma visão não fragmentada da realidade, onde sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram e se reforçam.

2.1.2 Administração, tecnologia e organização

Analisar a administração e sua relação com a tecnologia é uma tarefa metódica. É necessário antes definir o melhor conceito para tecnologia nas organizações, para posteriormente analisar a gestão tecnológica em si.

A expressão “tecnologia” contém numerosos sentidos com amplas conotações, e por vezes o seu verdadeiro significado é difícil de ser precisado. Para muitas pessoas leigas é comum a associação do termo “tecnologia” com bens sofisticados e complexos, como os mais velozes automóveis ou os modernos aviões. De fato, essa associação é verdadeira, porém apenas relativa. Oscar Hipólito, doutor em física pela USP, em seu artigo sobre a tecnologia como base do desenvolvimento nacional, define a tecnologia em termos mais claros e simples: “A tecnologia é um saber fazer com conhecimento científico” (HIPÓLITO, 2002).

De fato, esta definição simplifica o verdadeiro sentido de o que é a tecnologia. No senso comum, pode-se defini-la como um estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios de qualquer atividade humana. Desta forma, qualquer técnica ou conjunto de técnicas modernas e complexas de um campo particular da esfera humana podem ser encaixados dentro da definição de tecnologia.

A tecnologia em uma organização, em sua acepção mais restrita, está relacionada à tecnologia mecânica e aos meios mecânicos para a produção de bens e serviços com vistas à substituição dos esforços humanos. Essa concepção mecanicista dá ênfase aos aparelhamentos físicos como indicação de avanço tecnológico, máquinas, equipamentos, etc. Nesta visão a máquina é a mais evidente manifestação física da tecnologia.

Do ponto de vista administrativo, a tecnologia é algo que se desenvolve internamente nas organizações. Sua formação é baseada em dois pilares: pelos conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre a execução de tarefas, e pelas manifestações físicas decorrentes, que são as máquinas, os equipamentos e as instalações. Estes dois pilares formam um complexo de técnicas que vão possibilitar a transformação dos insumos recebidos pela empresa em produtos e serviços produzidos e ofertados ao mercado.

Uma organização eficaz tende a possuir uma estrutura que se adapta ao tipo de tecnologia que a organização apresenta. As empresas alertas enxergam a tecnologia como uma produtora de intermináveis fluxos de oportunidades, entretanto é preciso que administradores fiquem atentos, pois levar vantagem de determinada tecnologia não é fácil.

Várias organizações correm o risco de ingressar com tecnologias novas antes de o mercado estar preparado, bem como permanecer na expectativa e deixar que os concorrentes tomem o mercado.

2.1.3 Equação do patrimônio Liquido

As equações do estado patrimonial poderão apresentar-se de diferentes maneiras patrimoniais:

a) Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

Isto, reflete uma situação de normalidade da empresa, uma vez que o conjunto de bens e direitos supera as obrigações.

b) Ativo = Patrimônio Líquido → Passivo = 0 (zero)

Implica na inexistência de obrigações para com terceiros, como geralmente ocorre na abertura da empresa. Nesse caso o passivo será igual a zero.

c) Ativo = Passivo → Patrimônio Líquido = 0 (zero)

Reflete a inexistência de capital próprio, o que significa que o ativo da empresa foi todo financiado com recursos de terceiros. Constitui um estado de alerta, pois a empresa atravessa por dificuldades financeiras, visto que determinados bens do ativo, como por exemplo, o imobilizado, não possui liquidez imediata além de não se destinar a revenda para saldar os compromissos assumidos. Diz-se que nesse caso o empreendimento está literalmente na corda bamba.

d) Ativo + Patrimônio Líquido = Passivo

Nessa hipótese a empresa se encontra em estado de insolvência, com um patrimônio líquido negativo, tornando-se indispensável a eliminação do Déficit aumentando o Patrimônio Líquido com a injeção de capital por parte dos seus proprietários. É uma situação conhecida no meio contábil como Passivo a Descoberto.

2.1.4 Patrimônio liquido Contas

O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas.

A partir de 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, para as sociedades por ações, a divisão do patrimônio líquido será realizada da seguinte maneira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com