TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição da Etec SJC para performance de empreendedores

Por:   •  20/8/2017  •  Artigo  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

CONTRIBUIÇÕES DA ETEC ILZA NASCIMENTO PINTUS PARA A PERFORMANCE DE EMPREENDEDORES

RESUMO

O empreendedorismo é uma solução efetiva para a redução dos índices de desemprego atual e para buscar respostas vinculadas às necessidades de desenvolvimento tecnológico. Para tornar-se exitoso na dimensão geográfica do país, prioriza-se práticas que possam diminuir diversas defasagens nas competências de empreendedores, seja em potência ou em ato, em detrimento da oferta de ensino em que não oportuniza a formação ampla de sua população média, conforme os índices de organizações que mensuram o desempenho no ensino de diversos países, e que colocam o Brasil em posições desconfortáveis. Para efeitos de atenuação dessa realidade, o Governo do Estado de São Paulo junto com o Centro Paula Souza, buscam através de esforços notáveis, qualificar a sua população em diversos níveis. Conclui-se neste construto, que os trabalhos realizados na Etec de São José dos Campos, estão em consonância às prerrogativas de contribuir para a melhoria no desempenho dos empreendedores locais.

Palavras Chaves: Empreendedorismo, Educação, Desenvolvimento Tecnológico.

INTRODUÇÃO

O trabalho, no sentido de ofício ou labor, não encontra a mesma guarida no emprego, que possibilitou o desenvolvimento econômico do país, no século passado, e contribuiu para transferir uma parte significativa da população rural brasileira aos centros urbanos.

Conforme cita Santos (2000, p. 22), a diminuição do emprego formal, principalmente ofertados pela indústria, ocorreu por conta do desenvolvimento tecnológico, servindo de prerrogativa à eficácia na iniciativa privada, em consonância às ideias de Karl Marx, aprimorando os métodos de produção a tal ponto de diminuir a necessidade da força de trabalho nas grandes organizações.

Diante deste contexto, o Estado, seguindo a sua vocação de fomentar as atividades privadas, incentiva os seus cidadãos a adotarem ferramentas para o enfrentamento da realidade contemporânea, sendo um destes instrumentos o estímulo da atividade empreendedora.

  A razão desta pesquisa foi identificar a absorção e aplicação do conhecimento, por parte do aluno, inserida na  condução  de suas atividades empreendedoras, oportunizando, dentro de suas hipóteses, a reflexão para que a escola pudesse adotar medidas voltadas ao aperfeiçoamento pedagógico visando a esse fim.

   A Etec Ilza Nascimento Pintus está localizada na cidade de São Jose dos Campos/SP, criada através do decreto lei nº  53.450/08 de 18 de setembro e  publicado no Diário Oficial do Estado do dia 19 de setembro de 2008,  conforme página 06 do respectivo periódico. Originalmente a escola foi criada com o nome de Escola Técnica de São Jose dos Campos. Recebeu o nome atual no ano de 2016.

Para mensurar a participação no processo de formação nos empreendedores dos municípios em que a Etec Ilza Nascimento Pintus atua (Paraibuna e São José dos Campos), realizou-se uma pesquisa de campo em que os egressos responderam, para verificar o grau de contribuição da escola técnica no desenvolvimento, de âmbito empreendedor, dos mesmos ex-alunos que a responderam.

As questões foram solicitadas para mais de 300 alunos, cujo retorno das respostas foi de 20 questionários e informados na íntegra mais adiante.

OBJETIVO

        Investigar de maneira metodológica o resultado das atividades pedagógicas da Etec Ilza Nascimento Pintus, na atual formação empreendedora dos discentes, a partir dos resultados demonstrados em uma pesquisa qualitativa junto aos alunos egressos.

MATERIAL E MÉTODO

Os desafios do empreendedorismo no Brasil são enormes. Muitas variáveis devem ser levadas em conta no momento de se optar por ser dono do próprio negócio. O contexto econômico e político, as leis e incentivos, bem como de onde virão os recursos são requisitos primordiais de estudo e avaliação por parte do empreendedor. Essa figura primordial para o desenvolvimento de qualquer sociedade economicamente estabelecida deve ser objeto de estudo em todo o tempo.

            Segundo CARMO ( 2016) “ o jovem empreendedor brasileiro é autoconfiante, valoriza a independência profissional e não pensa em abrir mão da própria empresa pela estabilidade de um emprego com carteira assinada”. No Brasil é comum ver pessoas que abrem seu próprio negócio por falta de oportunidade de trabalhar em um emprego formal. Muitas vezes trabalham na informalidade, sem nenhum tipo de registro legal que possa trazer algum tipo de benefício para o empreendedor e, por consequência, para a sociedade através do recolhimentos de impostos e contratação de funcionários.

               Para Chiavenatto (2012, p.4) “os empreendedores são heróis populares do mundo dos negócios. Fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico da região ou do país”. É fato que os empreendedores têm papel de destaque no desenvolvimento econômico de uma região.         Segundo o autor o empreendedor deve se antever as futuras dificuldades, e estudar o ambiente de negócios (CHIAVENATO, 2012 p.18)        

                 O empreendedor precisa estar atento às mudanças que podem vir a acontecer no mercado em que seu empreendimento atua. Ter uma visão ampla sobre a área de atuação e sobre os principais concorrentes nesse mercado serve de parâmetros para a tomada de decisões do empreendedor.

                É um erro desassociar o sucesso do empreendimento da busca por aprimoramento e conhecimento técnico por parte do empreendedor. Estudar sobre o negócio, novas formas de gestão e a busca por inovação são elementos primordiais para que o negócio se perpetue.

                Conhecer as formas de gestão também é importante para o empreendedor. Para Chiavenato (2012 p. 185)  é preciso fazer uma análise do trabalho empresarial a fim de conhecer a combinação entre tecnologias e pessoas. É preciso conhecer os sistemas e subsistemas que compõem a organização. O empreendedor então, precisa desenvolver uma visão holística sobre todo o empreendimento.

                Hisrich, Peters e Shepherd (2009, p. 31) destacam que o processo de empreender, “envolve mais do que a simples solução de problemas em uma posição administrativa típica”.  Funções básicas do processo de administração devem fazer parte do dia a dia do empreendedor. O aprimoramento do uso de ferramentas de gestão estratégica, aliançado com o planejamento do negócio são de grande utilidade para a manutenção e ampliação do negócio.

            Realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico objetivando a definição conceitual de empreendedorismo, bem como trazer embasamento teórico para as práticas e análises científicas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (248.2 Kb)   docx (79.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com