TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controlando no sistema de gerenciamento

Trabalho acadêmico: Controlando no sistema de gerenciamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

As muitas modificações no ambiente operacional, como o aumento da competitividade, o avanço tecnológico, o aumento da exigência dos consumidores, dentre outros, provocam constantes alterações na forma como as empresas são geridas, e produzem um forte impacto nas mesmas, exigindo que se adaptem a este ambiente permanentemente.

A empresa deve estar preparada no momento em que estas novas variáveis surgem, o que significa tomar decisões oportunas pois, diante da complexidade, os rumos da organização podem mudar, os resultados serem alterados e, até mesmo, haver risco de que não haja continuidade das atividades da empresa.

A elaboração consolidada de um planejamento estratégico adequado podem trazer contribuições valiosas para que as decisões tomadas repercutam de forma positiva no futuro.

A controladoria surge na administração dessas situações, cuja função elementar é a de subsidiar os gestores para o alcance constante da eficácia organizacional, por meio da difusão de informações úteis e relevantes, mantendo uma estreita relação com a atividade de planejamento nas empresas.

1. Missão, Crenças e Valores

Quando uma empresa está em pleno desenvolvimento de suas atividades, é comum, por vezes, haver certo desvio dos seus reais objetivos. Isto induz ao desenvolvimento de atividades influenciadas pelo mercado e pela prática de outras empresas, mas que, por fim, não vão ao encontro dos reais objetivos da organização.

Para isto, faz-se necessário ter um norteamento, mesmo que emblemático, que reforce o que realmente a empresa quer oferecer e almeja ser.

Para isto, as empresas com maior senso de organização recorrem à declaração de valores, visão, missão e metas e objetivos como forma de enfatizar a sua ideologia central, ou seja, os alicerces da estratégia que pretende aplicar para o alcance de seus objetivos.

A empresa escolhida para discorrer sobre a visão estratégica foi a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Trata-se de uma organização estatal, sem fins lucrativos, criada em 1970, cujas atividades principais envolvem a assistência médica, pesquisa e ensino na área de doenças tropicais e infecciosas. É um centro de referência para tratamento de várias doenças, como malária, leishmaniose, doenças dermatológicas, AIDS, dentre outras. Também desenvolve pesquisas para desenvolvimento de novos tratamentos, especialmente na área de antimaláricos (medicamentos de combate à malária) e de vetores de leishmaniose, dengue e outras doenças parasitárias, servindo como campus para a formação de profissionais da área de saúde.

A FMT-HVD tem os seguintes alicerces estratégicos:

Visão: Tornar-se a instituição governamental de referência local e internacional no tratamento de doenças tropicais, infecciosas e parasitárias, bem como na área de pesquisa e ensino.

Missão: Promover o bem-estar do ser humano, garantindo ao cidadão assistência e manutenção à sua saúde de forma plena, contribuindo com a formação de profissionais da área médica com qualidade e trabalhando na pesquisa para o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento científico.

Crenças e Valores: Aqui estamos fazendo por você tudo o que sua mãe faria se ela entendesse de medicina tropical.

Entrevista com um controller

Qual a missão da controladoria na empresa?

A missão primordial da controladoria na empresa é a de buscar a geração de valor para a organização. Este valor vai muito além da questão dos resultados econômicos (busca de rentabilidade). A controladoria busca contribuir para que o valor da empresa aumente com o tempo.

Quais as principais funções de um controller?

O controller busca, através de instrumentos de gestão, acordos de trabalho, avaliação de desempenho, o orçamento, controle de despesas e avaliação dos custos, fazer com que haja um alinhamento estratégico e permita alcançar o melhor valor possível para a empresa.

Quais os maiores desafios da profissão?

Acredito que um dos maiores desafios para um controller seja buscar o conhecimento onde ele estiver e sistematizá-lo.

Outro grande desafio está no fato de ter que influenciar a organização para que ela comece a olhar com outros olhos assuntos que antes eram ignorados, dando-lhes maior prioridade, como é o caso de processos e controles internos.

Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?

Imagine que toda empresa tem um alvo, o qual busca acertar permanentemente (geralmente, os resultados... os lucros). Para isso, adota uma linha de pensamento, uma estratégia... e com isso acredita estar indo no caminho certo. Assim, utiliza esta estratégia durante anos, sem saber que, muitas vezes, esta pode não ser mais a melhor forma para chegar a este objetivo. Isto porque sua empresa não está tendo um controle sobre os seus processos: não está sendo controlada.

Desta forma, a controladoria serve como um “organizador”, indicando a forma com que a empresa poderá atingir o tal “alvo”. Como tudo na vida é dinâmico, a controladoria, que monitora permanentemente todos os processos da empresa, tem a capacidade de avaliar quando um processo não está mais sendo eficiente, e pode sugerir à administração a correção dos rumos.

Assim, meu conselho para o gestor que pretende implantar o setor de controladoria é de incentivo: implante a controladoria. E, antes de tudo, que contrate um profissional contábil com sólidos conhecimentos da área ou procurar na sua rede outras empresas que já possuam uma controladoria implantada, e fazer um trabalho de benchmark.

A importância do setor de auditoria interna no departamento de controladoria

A auditoria interna é uma das ferramentas mais importante para a gestão empresarial. O auditor interno tem o objetivo principal de dar sua opinião em relação ao funcionamento dos controles internos, dos resultados obtidos em cada setor, dando uma visão do desempenho da empresa. Para isso, é necessário planejamento adequado do trabalho, avaliando o sistema de controle interno da empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com