TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle

Por:   •  28/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 11

ANTÔNIO JANILSON COELHO NASCIMENTO[pic 1]

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Antônio Janilson Coelho Nascimento

Data de Nasc.: 29/09/1982

RG: 17331722

Filiação: Raimundo Expedito Coelho e Graciene do Nascimento

Telefone: (92)992617121

Curso: PED – Supervisão e Orientação Educacional - Unicid - Ead

Matricula: 358201

Eirunepé – Am

2015

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

Antônio Janilson Coelho Nascimento1

RESUMO

Em nossa sociedade existem valores culturais que se consubstanciam no modo como a sociedade está organizada, são valores que se refletem imediatamente no pensamento e nas imagens dos homens e norteiam suas ações. Para compreendermos a importância da leitura e da escrita, em estudo analisamos diferentes fatores, nos quais deram subsídios para entendermos essa problemática, portanto, fiz observações, entrevistas, questionários, para entendermos e esclarecermos algumas dúvidas, ressaltando a prática pedagógica do professor, a falta de material didático, o desinteresse dos alunos, a falta de comprometimento da escola e dos pais dentre outros, o trabalho enfatiza o referencial teórico que foi feito em cima da importância da leitura e da escrita para a formação cidadã, que nos mostra o comentário sobre a teoria e a prática do estudo.

Palavras-chave: Sociedade, Prática Pedagógica, Leitura.

INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como problemática a ser investigada “A Importância da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental” propondo-se a identificar a importância da leitura e da escrita, dentro de uma perspectiva democrática e participativa, comprometendo-se com uma educação de forma a contribuir com a formação crítica, autônoma e atuante do cidadão, que busca integrar o cotidiano social com o saber escolar, trabalhando aspectos relevantes para a construção da identidade social do aluno. Proporcionado ainda, a reflexão sobre a atuação do indivíduo em suas relações pessoais com o grupo de convívio, com suas afetividades e participação do coletivo.

O processo da leitura e escrita do cidadão atuante e participativo implica a administração de ensino de qualidade e requer uma prática educativa adequada às necessidades ocorrentes e que considere os interesses e motivação dos alunos para sua prática de leitura e escrita, preparando-o para atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vive e posicionando-se criticamente.

A pesquisa foi desenvolvida enfatizando os mecanismos utilizados pelos professores para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, abordando aspectos importantíssimos para o aprimoramento da prática docente e a estrutura pedagógica.

Considera-se que a leitura e a escrita são fatores primordiais a serem desenvolvidos na escola, pois sem a leitura e a escrita o ensino não acontece, ou seja, a leitura e a escrita fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa e principalmente no cotidiano escolar. Pode se dizer que na escola, escrita e leitura são características que transformam o indivíduo. Nesse sentido, faz-se necessário um olhar investigativo no que se refere a importância da leitura no âmbito escolar e  social.

Nesse contexto, o tema deste trabalho torna-se proeminente, pois tem em vista, um objetivo importante, que é a analisar como esta sendo desenvolvido o ensino da leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental na educação pública. Trazendo benefícios não só para os alunos, mas para professores e, também, para toda a sociedade.

As aulas que aprimoram a leitura e escrita devem ser desenvolvidas em um espaço prazeroso e harmônico. Neste sentido, lembramos que é importante o papel do professor, não só como mediador entre o aluno e o texto, mas como um leitor que gosta de ler e que sabe a importância da leitura. Para o desenvolvimento do gosto de leitura e, também, da leitura. Julgamos relevante dispor de uma boa biblioteca com livros diversificados, que os professores e alunos possam ler e após a leitura dissertarem sobre o que foi lido.

Primeiramente, o docente precisa tentar superar as concepções superficiais do ato de ler e escrever, em seguida lutar contra as ideologias da pressa, eficiência e produtividade, que direta ou indiretamente influenciam todas as nossas ações. É um dos compromissos e tarefa da escola incentivar o aluno ler, o leitor terá um sério comprometimento com o mundo em que vive e precisa ser orientado a refletir sobre as ideias lidas e expor, de formar escrita, suas reflexões.

Tal pesquisa torna-se relevante para a educação, pois contribuirá para uma sociedade que precisa de novos métodos de ensino, ou seja, para a aquisição de uma educação pública de melhor qualidade.

Nesse contexto, objetivamos compreender os fatores que levam a deficiência dos alunos para assimilar e decodificar a prática da leitura e escrita, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, observamos se a falta de motivação acarreta dificuldade de leitura e escrita; analisamos a relação professor-aluno como uma das causas que contribui para que a criança assimile o hábito da leitura e aprimorem sua escrita; e mobilizamos a escola no sentido de apoiar e incentivar um processo de ensino-aprendizagem com o desenvolvimento da leitura e escrita de forma mais dinâmica e eficaz.

Objetivando um melhor aproveitamento da educação no ensino público, tirando o mecanicismo e as técnicas obsoletas que ainda prevalecem no cotidiano escolar das instituições da rede pública e que prejudicam no desenvolvimento das habilidades de ler e escrever.

A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva procurando e analisando a prática da leitura e escrita na 4.ª série do ensino fundamental na Escola Nossa Senhora Aparecida, com o propósito de realizar uma pesquisa qualitativa na qual contribuiria para a melhoria da qualidade do ensino na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com