TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle como função administrativa

Trabalho acadêmico: Controle como função administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.751 Palavras (16 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

NOVA ANDRADINA/MS

2011

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

MICHELLE TOMÁZ SOARES (RA – 241818)

JOCIANE

EDSON

FERNANDO

SEBASTIÃO

JESSICA GARCIA ARAUJO (RA - 236743)

WELINGTON JUNIOR DA SILVA (RA – 236761)

IVAN

RENATO

EDER

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Compreensão de Controle como uma função administrativa, garantida na realização do planejamento e potencial orientador para revisão de planejamento.

POLO NOVA ANDRADINA/MS

2011

SUMÁRIO

4.0. Introdução

5.0. Desenvolvimento

5.1. Controle como função administrativa

6.0. Considerações Finais

7.0. Implicações éticas

8.0. Bibliografia

4.0. INTRODUÇÃO

Controlar é saber se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, é medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo. É fundamental o controle para garantir a eficiência e eficácia da Administração.

Portanto, através do Controle é possível identificar se o processo está se desenvolvendo bem e melhorá-lo se possível ou se o processo está se desenvolvendo de maneira insatisfatória e propor ações corretivas ou novos direcionamentos para a Administração. É o Controle que garante os bons resultados e a melhoria contínua do Processo de Administrar.

A função controle está relacionada com as demais funções do processo administrativo: o planejamento, a organização e a direção repercutem nas atividades de controle da ação. Muitas vezes se torna necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção, para que os sistemas de controle possam ser mais eficazes.

O controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção.

É a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária.

O controle é a forma de garantir com que o processo administrativo conduza a empresa à competitividade.

5.0. DESENVOLVIMENTO

5.1. CONTROLE COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

O planejamento, a organização a direção e o controle, considerados separadamente, constituem as funções administrativas; quando visualizadas no conjunto para o alcance dos Objetivos, elas formam o processo administrativo. Processo é qualquer fenômeno que apresente mudanças contínuas no tempo, fazendo com que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, e não uma coisa parada, estática. Deve ser móvel, não tendo começo, nem fim, nem seqüência fixa de eventos. Os elementos do processo agem uns sobre os outros, e cada um pode afetar todos os demais.

Os elementos do processo administrativo, (as funções), não são entidades separadas, mas parte integral de uma entidade maior. O processo administrativo quando visto de forma simplista apresenta as funções do administrador apenas como um processo seqüencial:

Controle

Assim como a organização, a palavra controle pode assumir vários significados em Administração, a saber:

Controle como função restritiva e coercitiva: Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não-aceitos. Neste sentido, o controle apresenta um caráter negativo e limitativo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e na sociedade para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas. Por exemplo: Proibido fumar; exclusivo para deficientes físicos; acesso não permitido, etc.

Controle como um sistema automático de regulação: Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema, como o controle automático de refinarias de petróleo, indústrias químicas de processamento contínuo e automático. O controle detecta desvios e proporciona automaticamente ação corretiva para voltar à normalidade. Quando algo está sob controle significa que está dentro do normal. Exemplos: bombas de gasolina; relógio de ponto; calibrador de pneu, etc.

Fases do controle

1. Estabelecimento de padrões de desempenho

Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deve fazer.

2. Avaliação do desempenho

Exige uma definição exata do que se pretende mensurar. Caso contrário, o processo cairá em erros e confusões.

3. Comparação do desempenho com o padrão

Busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com