TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle da Adminitração

Por:   •  5/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A própria Administração tem o poder e o dever de vigiar, orientar e corrigir, diretamente ou por meio de órgãos especializados, a sua atuação administrativa. Tal controle poderá ser exercido em todos e por todos os Poderes do Estado, estendendo-se à toda atividade administrativa e seus agentes.

As atuações administrativas estarão condicionadas aos princípios previstos no art. 37 da CF/88. No entanto, não há um capítulo ou título específico que discipline o controle da administração. Porém, a existência de diversos atos normativos permite a organização desse controle, tornando este extremamente necessário para garantir que a administração pública mantenha suas atividades em conformidade com os referidos princípios encontrados na Constituição e com as regras expressas nos atos normativos, legitimando-os e afastando-  tais atos de possíveis nulidades.

CONTROLE JUDICIAL DA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA

O controle judicial é o exercido por órgãos do Poder Judiciário sobre os atos administrativos exercidos pelo Poder Executivo, Legislativo e do próprio Judiciário – quando este realiza atividade administrativa. Este tipo de controle é exercido, por via de regra, posteriormente.

Terá o Poder Judiciário, dever de apreciar qualquer lesão ou ameaça ao direito, mesmo que o autor da lesão seja o poder público. O controle judicial tem como intuito unicamente a verificação da legalidade do ato, verificando a conformidade deste com a norma legal que o rege. Este permite que atos administrativos possam ser anulados mediante seu exercício, mas nunca revogados. A anulação ocorrerá nos casos onde for constatada a ilegalidade do ato administrativo, podendo a anulação ser feita pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário, ocasionando no desfazimento das relações resultantes do ato, em resumo, seus efeitos retroagirão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com