TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle orçamentário

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Centro de Ensino Superior de Caicó– CERES
Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas
Curso de Ciências Contábeis

CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

Caicó – RN

2016

  1. INTRODUÇÃO

O Controle Orçamentário é um processo que acontece após a execução das transações dos eventos econômicos previstos no plano orçamentário. Pois não se concebe um plano orçamentário sem o posterior acompanhamento dos acontecimentos reais versus os planejamentos e a análise de suas variações.

A base do controle orçamentário é o confronto dos dados orçados contra os dados reais obtidos pelo sistema de informação contábil. As variações ocorridas entre os dados reais e os dados orçados permitirão uma série de análises, identificando se as variações ocorridas foram decorrentes de plano, preços, quantidades, eficiência etc.

Conforme NARAYANAN (2009): “O orçamento funciona como uma ferramenta que os gerentes podem usar para monitorar periodicamente o progresso, comparando resultados reais com resultados planejados. Esse feedback ou monitoramento e avaliação do progresso, por sua vez, permite que ações corretivas sejam tomadas oportunamente, se necessárias.”

  1. OBJETIVOS, CONCEITOS E FUNÇÕES

Os principais objetivos do controle orçamentário são:

  • Identificar e analisar as variações ocorridas;
  • Corrigir erros detectados;
  • Ajustar o plano orçamentário, se for o caso, para garantir o processo de otimização do resultado e da eficácia empresarial.

Funções: Responsabilidade pelo controle orçamentário.

  • Partindo da concepção de que os gestores são responsáveis pela geração de lucros de suas áreas de responsabilidade, o controle orçamentário é mais um dos instrumentos de gestão necessário para otimizar esse objetivo. Portanto, cada gestor deve efetuar o seu controle orçamentário.
  • O setor de controladoria também deve efetuar o monitoramento e apoio aos gestores individuais sobre seus orçamentos. Além disso, cabe à controladoria o papel de efetuar o controle orçamentário da empresa ou corporação como um todo, uma vez que é responsável pelo conjunto do processo orçamentário e pelo acompanhamento e coordenação dos objetivos globais do empreendimento.
  • Cabe também à controladoria propor as ações corretivas, decorrentes do controle orçamentário, tanto para os gestores individualmente, como para a empresa como um todo.

  1. CONTROLE MATRICIAL

As empresas que adotam o conceito de gerenciamento matricial, seja de despesas, de receitas e/ou investimentos, devem incorporá-lo no controle orçamentário.

Segue um resumo das principais características do gerenciamento matricial:

  • Controle Cruzado das Despesas e Receitas;
  • Linhas e Colunas;
  • Sugere-se para itens relevantes;
  • Dupla responsabilidade (double accountability);
  • Gestor de Linhas;
  • Gestor de Colunas;
  • Possibilidade de conflitos;
  • Deve fazer parte do modelo orçamentário;
  • Deve ser aceito dentro da cultura orçamentária da empresa.

3.1. CONTROLE CRUZADO DAS DESPESAS E RECEITAS

É o fundamento do controle matricial, com o gestor de linha na matriz das receitas e despesas, que será responsável junto à empresa pelo total de determinado gasto ou receita.

3.2. DOUBLE ACCOUNTABILITY

Implica numa dupla responsabilidade de prestação de contas, tendo aspectos favoráveis como também desfavoráveis.

3.3. POSSIBILIDADE DE CONFLITO

Tem por objetivo reduzir gastos e aumentar receitas.

Outro aspecto é a possibilidade de acomodação do gestor de colunas (receitas), sabendo que há um outro responsável por determinado gasto ou receita junto à empresa.

  1. APLICABILIDADE

Alguns gastos tem sua própria natureza e dimensão de valor, eles já tem dentro das empresas um controle específico, em termos de gastos ou receitas de maior dimensão ou não e o modelo de gerenciamento matricial é feito de acordo com suas características.

  1. CULTURA ORÇAMENTÁRIA

Dá maior detalhamento e rigidez na condução do processo orçamentário.

Sua implementação deve ser objeto de um projeto cuidadoso, preparando os funcionários e as chefias.

O sucesso da implantação determinará o sucesso do uso desses instrumentos e sua permanência como um instrumento efetivo de planejamento e controle de resultados.

  1. CONTROLE MATRICIAL DAS DESPESAS

Tabela Gerenciamento Matricial das Despesas

[pic 1]

Os gestores de colunas são os responsáveis pelos Departamentos 1, 2 e N. Os gestores de linha são os responsáveis, junto à empresa, pelo total das despesas para os quais foram designados como tal.

  1. CONTROLE MATRICIAL DAS RECEITAS

Tabela Gerenciamento Matricial das Receitas

[pic 3][pic 2]

No caso das receitas, o gerenciamento mais utilizado é a designação pela empresa de um gerente de produto ou projeto. Desta maneira, além do controle orçamentário das receitas de cada unidade de negócio, fábrica, loja, estabelecimento, escritório ou filial, que será feito pelo responsável de cada uma dessas unidades administrativas, a empresa elegerá um gestor de linha para cada produto, para consolidar o processo de avaliação do resultado por produto e linha de produto.

  1. CARACTERÍSTICAS DE CONTROLE E MODELO DE PROCESSO ORÇAMENTÁRIO

4.1. ORÇAMENTO COMO SISTEMA DE AUTORIZAÇÃO DE GASTOS

Para algumas empresas, estando previsto no orçamento, qualquer gasto pode ser efetuado sem nenhuma outra consulta adicional. O valor orçado aprovado é, por si, suficiente para autorização de efetivação do gasto.

Outras empresas, porém, adotam modelo diferente. Para efetivar o gasto de determinada despesa é necessário uma autorização complementar, quando do momento de realização do gasto. Mesmo estando previsto no orçamento, só poderá ser efetivado a realização de determinado gasto se for aprovado novamente por nível hierárquico superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (276 Kb)   docx (154.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com