TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contrução Civil

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.081 Palavras (21 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA (UNIDERP)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL: A Construção Civil e seus Impactos

Nov./2014

DESAFIO PROFISSIONAL: A Construção Civil e seus Impactos

Desafio Profissional apresentado as disciplinas de Teorias da Contabilidade, professor de Ensino a Distância (EAD), prof. Ma. Juliana Leite Kirchner; Ciências Sociais, professor de Ensino a Distância (EAD), prof. Mc. Tarcisio Torres Silva, e Responsabilidade Social e Meio Ambiente, professores de Ensino a Distância (EAD), prof. Nayra de Moraes Gonçalves e João Luiz de Moraes Hoeffel, como requisito parcial de avaliação bimestral, sobre orientação do tutor: Guilherme Henrique Rossi de Azevedo.

Nov./2014

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO.............................................................................................................

03

1 IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL................................................................................................................................

04

1.1 Impactos Negativos da Construção Civil perante o Meio Ambiente.......................

04

1.2 Impactos Positivos da Construção Civil perante o Meio Ambiente........................

06

1.3 Impactos Negativos da Construção Civil perante a Sociedade................................

08

1.4 Impactos Positivos da Construção Civil perante a Sociedade.................................

09

1.5 Impactos Negativos da Construção Civil perante a Economia................................

12

1.6 Impactos Positivos da Construção Civil perante a Economia.................................

13

2 PROPOSTAS DE PROGRAMAS SUSTENTÁVEIS..................................

14

2.1 Sustentabilidade Econômica.......................................................................................

14

2.2 Sustentabilidade Social................................................................................................

17

2.3 Sustentabilidade Ambiental........................................................................................

20

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................

23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................

25

INTRODUÇÃO[pic 4]

O setor da construção civil, é o ramo atividade que mais consome recursos naturais não renováveis, principalmente os de origem mineral, além de ser o maior gerador de resíduos sólidos. No entanto é quase impossível falar de desenvolvimento econômico e social sem destaca-lo.

Existem projetos governamentais e normativas constitucionais que fazem com que a construção seja repensada com uma responsabilidade social, isso fez com que esse pensamento civilizatório estivesse no meio dos conceitos sobre desenvolvimento sustentável.

Atualmente essa responsabilidade esta em pauta nas principais economias do mundo. Um exemplo desses projetos governamentais é a Agenda 21, que promove o replanejamento de obras visando o equilíbrio ambiental e social.

No Brasil o setor imobiliário representa 14% do PIB, isso mostra que o país esta em contínuo desenvolvimento econômico. E também reflete outro aspecto importante, o consumo de matérias primas, de energia elétrica é altíssimo, acarretando diversos problemas ambientais, pois a maior fonte de produção de energia elétrica nacional é a partir de hidrelétricas. Além da emissão de gases tóxicos e de desmatamentos e queimadas, esse setor tem mais destruído do que construído.

Esse trabalho tem por objetivo destacar os principais aspectos, tantos positivos e negativos, que a construção civil reflete sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente. Mostrando que através de atitudes simples e cotidianas pode-se aumentar os lucros e reduzir os custos durante as obras, tendo uma responsabilidade ambiental e social.

Com propostas de projetos que beneficiem a sociedade, promovendo o bem estar e o conforto, e também propostas que minimizem os impactos negativos do homem sobre o meio ambiente, viveremos em equilíbrio com todos os ecossistemas.

1 IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL[pic 5]

O Brasil esta vivendo um período de grande desenvolvimento econômico e social, um exemplo desse fator é o ramo da construção civil, o qual deixa o mercado aquecido economicamente, gerando renda e favorecendo a infraestrutura do país. No entanto, além de promover o desenvolvimento, esse setor também afeta de forma negativa no meio ambiente, na economia e na sociedade, acarretando perdas que podem ser irreversíveis se não agir de forma sustentável.

  1. Impactos Negativos da Construção Civil perante o Meio Ambiente

A construção civil é um dos ramos atividades que mais consomem recursos não renováveis do meio ambiente, principalmente os de origem mineral, como os metais nobres e o gás natural. Além desse consumo abusivo, o setor apresentar uma grande taxa de agentes poluentes, gerando resíduos sólidos e causando um grande impacto ambiental.

Segundo a Resolução do CONAMA nº 01/86, impacto ambiental é a alteração causada por atividades humanas no meio ambiente, podendo ser de forma física, química e biológica. Esse ramo atividade tem atingido gravemente a natureza, acarretando uma diversidade de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (230.8 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com