TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Crise e Reestruturação nas Organizações Globo

Por:   •  10/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

1. Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Esboce o organograma da organização com base nas informações do texto.

A estrutura organizacional do Grupo Globo é regida por várias empresas, dispostas em uma organização por grupos de atividades e separadas em divisões independentes.

A departamentalização adotada foi a funcional, onde foi possível agrupar vários especialistas em um único grupo e sob um mesmo responsável, afim de potencializar os resultados de cada subunidade.

O organograma foi dividido em impressos, visual e social (Fundação Roberto Marinho).

2. Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?

Foram diversas variáveis que influenciaram a estrutura do grupo, dentre elas a dimensão da organização que dificulta o controle, a administração formada por familiares, as mudanças tecnológicas da década de 90 que afetaram os setores de comunicação e mídia, e fez com que houvesse perda nas receitas e reestruturação do Grupo Globo.

3. Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel de Reichstul nesse processo de reorganização? Você considera que a reestruturação foi bem-sucedida?

Com o objetivo de que Reichstul conseguiria reerguer o Grupo Globo, o executivo tinha amplos poderes para modificar estruturas arcaicas na organização e comandar as mudanças nas empresas com problemas.

Reichstul tinha a missão de resolver os problemas financeiros, societários e administrativos do grupo, com isso ele procurou alongar os prazos de vencimentos e oferecer sociedade aos credores, renegociou a dívida da Globopar com o banco BNDES, que com a reestruturação passou a ser sócio minoritário da empresa, aumentou o capital, descentralizou o poder, reduziu gastos com o objetivo da organização se tornar mais preparada para enfrentar os desafios dos mercados em que atua.

Sim, pois apesar de Reichstul ter sido barrado pela resistência dos administradores de topo quando tentou reduzir custos na rede de TV, e ter se afastado da presidência da Globopar, ele conseguiu alcançar diversos objetivos, promovendo alterações drásticas no modelo estrutural do Grupo Globo, melhorando sua saúde financeira e dando um novo fôlego para os desafios do futuro.

4. Concorda com a venda da Sky e da Net? Em que medida isso contribuiu para a reestruturação organizacional da Globo? Por que as mudanças propostas para reestruturar a Rede Globo eram mais difíceis de serem postas em prática?

Sim, pois desta forma o grupo se livrou de duas empresas que apresentavam prejuízos, e além disso, acrescentou um caixa considerável e ainda fortaleceu sua atuação no seu core business, a produção e venda de conteúdo através da Globosat, atualmente a maior programadora de TV paga do país.

Porque era na rede Globo que estava o alto escalão do conglomerado e o principal produto do Grupo eram as novelas. Reichstul tinha um projeto para reduzir custos, e para isso iria diminuir as despesas com novelas, porém a cúpula da emissora discordou do executivo e, na “queda de braço”, ele saiu enfraquecido. Depois dessa derrota, ele tentou reduzir benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com