TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crises Orçamentárias da Califórnia, Reforma Fiscal e Concorrência Fiscal Nacional e Internacional

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso
Mariana Carneiro da Silva
201801146918

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Gestão Financeira em Organizações Públicas.
Professor Tutor: Cristóvão Araripe Marinho

Rio Grande - RS

2018

FICHAMENTO


TÍTULO: Gestão Financeira em Organizações Públicas


CASO: Crises Orçamentárias da Califórnia, Reforma Fiscal e Concorrência Fiscal Nacional e Internacional


REFERÊNCIA: MATTHEW WEINZIERL; JACOB KUIPERS . Crises Orçamentárias da Califórnia, Reforma Fiscal e Concorrência Fiscal Nacional e Internacional. Estudo de Caso Harvard Bussiness School. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá. 2013.40p.


TEXTO:
O Presente artigo relata e analisa a crise orçamentária vivenciada pela Califórnia no final da primeira década do século XXI. O mesmo expõe alguns assuntos abordados na disciplina Gestão Financeira em Organizações Públicas (déficit fiscal, orçamento público e etc).  

Califórnia, "a oitava maior economia do mundo", estava em déficit orçamentário de US$26 bilhões que emergiu ao longo dos seis meses anteriores, e a proposta para sanar as dívidas foi de paga-las através de títulos públicos, porém a proposta não foi aceito pelo mercado.

Com grandes dificuldades foi sugerido um acréscimo de 1% na alíquota do imposto sobre as vendas Estaduais da Califórnia e cortes de serviços sócias e frente a isto, a postura do Poder Legislativo foi de difícil negociação com o presidente da época, Arnold Schwarzenegger.

É apresentado um resumo histórico econômico da Califórnia, de 1542 até o atual momento, demonstrando variedade de grandes empresas estabelecidas naquela região e apesar de atrair empresas líderes de mercado, a Califórnia estava sendo criticada por criar um ambiente difícil para os negócios. A situação era critica se tratando de superar o déficit ao longo dos anos.

Embora sendo um Estado grande e prospero a economia apresentava baixo desempenho para muitos de seus moradores, apresentando a mais alta taxa de desemprego entre os seis maiores estados entre o ano de 1992 e 2008 (exceto um ano). Possuindo a segunda maior taxa de pobreza, um sistema de saúde muito deficiente e as escolas públicas mais fracas do país.

É ressaltado também a disparidades regionais entre as áreas metropolitanas costeiras ricas e a área central rural (taxa de pobreza de 20% contra 13% do resto do estado). E a renda familiar média de San Francisco em 2008 foi de $ 73.127, mais de 50% acima da média dos oito municípios da área central.


A situação foi retratada por diversos gráficos, demonstrando a grande dificuldade orçamentária e seu desequilíbrio fiscal. O desequilíbrio refletia uma lacuna entre as taxas de crescimento das despesas e receitas do estado, os gastos cresceram a uma taxa de 7,7% ao ano, enquanto a receita cresceu a apenas 6,9% ao ano (entre 1978 a 2008). Foi feita uma mudança estrutural na direção do imposto individual, sendo uma fonte mais variável, tornando a receita fiscal cada vez mais volátil.

Se tratando da Política do Estado, a Califórnia se destacava em três características, que fizeram do sistema político moderno um sistema singular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com