TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos de Transporte Maritimo

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 9
  1. Estudo de Caso
  1. Característica da empresa

Empresa escolhida foi a ETABRASIL, uma empresa nacional do segmento de serviços de mecanização agrícola que contempla: preparo de solo, plantio de cana, colheita e transporte de cana. Com equipamentos 100% próprios e tecnologia de ponta. Tendo uma capacidade de colheita de cana de até 700 mil ton/ano. Como produtor rural são fornecedores tendo hoje 3500 ha de cana.

  1. Estrutura Organizacional [pic 1]

  1. Estrutura Administrativa e Operacional
  1.  Administrativa
  • Departamento pessoal
  • Departamento financeiro
  • Departamento de suprimentos/Compras
  • Controle operacional e agrícola
  • Controle de Frota
  • Encarregado oficina / Manutenção geral
  • Líderes de frente
  • Operadores de colhedora
  1.  Operacional/Agricola
  • Operadores de máquinas (tratoristas)
  • Operador de comboio
  • Motorista de caminhão pipa
  • Ajudantes
  • Mecânicos
  • Caldeireiro
  • Soldadores
  • Torneiro Mecânico
  • Lavador
  • Funileiro / Pintura
  • Motorista administrativo
  • Encarregado fazenda
  1. Fazendas Arrendadas
  1.  Fazenda Pedregal                 

Zona rural, s/ nº, miraporanga

Uberlândia – MG

CEP : 38.145-999

  1. Fazenda Água Limpa

Rodovia BR 365 – Presidente Rosevelt

Uberlândia – MG

CEP: 38.401-047

  1. Fazenda Asa Branca

Zona rural, s/ nº, miraporanga

Uberlândia – MG

CEP : 38.415-999

  1.  Fazenda Santa Cruz

Zona rural, s/ nº,

Verissimo - MG

CEP : 38.150-000

  1.  Fazenda Pedregal II

Zona rural, s/ nº,

Uberlândia – MG

CEP : 38.400-971

  1.  Fazenda Gleba 10

Zona Rural, s/ nº,

Uberlândia - MG

CEP : 38.415-999

 

 

  1.  Fazenda Lageado

Zona rural, s/ nº

Uberlândia - MG

CEP : 38.415-999

  1. Clientes
  1.  CMAA - Usina Vale do Tijuco

 [pic 2]

  1.  BUNGE – Unidade Santa Juliana[pic 3]
  1. Fornecedores
  1.  Solo Fértil Fertilizantes – Fornecedor de Calcário

[pic 4]

        ,

  1.  Agronelli Insumos Agrícolas – Fornecedor de Gesso Agricola

[pic 5]

  1. Fluxograma de processo

[pic 6]

Fonte: autores.

  1. Diagnóstico da Situação Atual

        Por ser uma empresa do porte que é, a Etabrasil encontrasse com um ambiente organizacional com bastantes conturbado. Com uma cultura organizacional típica de empresa familiar. Falta de comando central da parte dos líderes da empresa. Não possuem uma cultura organizacional a longo prazo. Não tem um pensamento de capacitação profissional dos gerentes. Muitos conflitos de interesse. Acontecem também várias situações em que se favorecem os colaboradores que são mais “chegados” aos donos sem ser avaliado o desempenho profissional. E há também uma supervalorização de conceitos e pensamentos pré-históricos que superam a exigência de eficácia e competência.

  1. Problemas de PCP na empresa

        O primeiro grande problema no controle e planejamento da produção na empresa que é nítido é a falta de gestão de estoque no controle de insumos que viram em torno da atividade agrícola da empresa. Não existe um software no momento que faz o controle de entrada e saída de insumos, o controle é feito de forma manual e sem muita averiguação se que o que está sendo feito é realmente o correto e se está sendo feito da forma correta. Da mesma maneira é feito o controle de entrada e saída dos mesmos, controle inteiramente manual onde o responsável pelo estoque planilha as entradas e saídas porem esse relatório não é cobrado pela gerencia, que também decide, de acordo com o provisionamento que o gerente agrícola transmite, o momento certo de se fazer um novo pedido de acordo com a área que esta sendo feito o plantio ou colheita a cana.

        Como podemos analisar, esta tudo sendo feito de maneira muito rustica e isso não deve acontecer, pois sem um controle, sem um planejamos, perdemos ate a noção de todo processo que está sendo feito em torno da empresa e isso pode vir a gerar problemas imensuráveis que na atual situação os gerentes não tem essa visão, o foco do nosso projeto é conseguir abrir da diretoria de que do jeito que está não da ficar.

        Com isso foi detectado excesso de certos tipos de insumos em estoque parado e falta de outros tipos necessários no momento das aplicações.

        De forma geral falta a implantação de um PCP, pois o atraso das vendas e reposição de estoque de insumos atrasa a produção e o envio da matéria prima para a usina.

  1. Propostas de melhoria

        A primeira melhoria proposta pela equipe será a realização de treinamento com todos os colaboradores envolvidos direta ou indiretamente com o processo de melhoria e implantação do PCP, mostrando a eles os objetivos e as necessidades de ter ganhos na empresa. Treinar toda a equipe da importância de ser um líder e saber exercer as funções de um líder.

  1. Treinamentos e Capacitação

Curso: Liderança

O curso Liderança de Equipe proporciona ao colaborador uma imersão nos principais aspectos ligados à construção da liderança. O Líder gestor tem como função selecionar, cobrar, instigar, delegar. Mas também atuar de forma proativa, ética, e este desafio se torna ainda mais dinâmico e complexo nos tempos atuais.

Público Alvo:

Gerentes, Coordenadores, Gestores, Líderes.

Conteúdo Programático:

De onde vem a liderança; As bases da liderança; Foco da liderança; Tipos de carreira; Pipeline da liderança; Para que ter um líder?; Chefe ou líder?; Tipos de líderes; Modelos de liderança; Autoconhecimento; Competências e Comportamentos; Estilos de liderança; Abordagens teóricas; Resiliência nas organizações; Análise da demanda por equipe; Significado do trabalho e papel das lideranças; Remuneração e reconhecimento; Indicadores da liderança; Questões difíceis; Gestão por propósito; Leader coach; Inteligência emocional; Promovendo a diversidade; Gerações no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (341.5 Kb)   docx (194.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com