TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de Ética

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade José do Rosário Vellano

Curso de Administração

Disciplina: Gestão da Internacionalização

Professor: Erivelton Antonio dos Santos

 

Exercícios Cap. 7: Marketing na Empresa Global

Douglas Bernardes, Glennêr Portugal, Joyce Souza, Liniker Martins

  1. O que é estratégia de marketing global?

Uma estratégia de marketing global é um plano de ação que orienta a empresa sobre: Como posicionar sua imagem e seus produtos no mercado externo e quais segmentos são seus clientes-alvos; O grau em que os elementos de seu programa de marketing devem ser padronizados e adaptados.

  1. Estabeleça a principal diferença entre adaptação e a padronização do marketing internacional.

A padronização refere-se aos esforços da empresa para fazer com que os elementos do programa de marketing sejam uniformes, levando em consideração a segmentação de regiões inteiras ou até o mercado global.  Já a adaptação: refere-se aos esforços da empresa para modificar um ou mais elementos de seu programa de marketing internacional, a fim de satisfazer as necessidades específicas dos clientes em um mercado determinado.

  1. O posicionamento estratégico da marca em um país-alvo é que definirá todas as estratégias de produto, marca, preço, distribuição e comunicação naquele mercado. Na análise do Produto tem-se um “trade-off” a analisar que é a padronização ou adaptação do produto ao mercado internacional. Cite duas vantagens da padronização e duas vantagens da adaptação.

A padronização tem por vantagens a redução de custos e melhor planejamento e controle. A adaptação tem por vantagens a satisfação das necessidades dos clientes com mais precisão e ter um atrativo único.

  1. Considere a divisão de notebooks da Dell. No tocante aos elementos do programa de marketing, que atributos dos notebooks a empresa deve adaptar e que atributos pode padronizar para os mercados internacionais?

Ela pode adaptar a cores, os designs e algumas mudanças no software e pode padronizar as peças do interior que são necessárias para seu funcionamento.

  1. Qual é o papel da segmentação de mercado e do posicionamento no marketing internacional? O que é um segmento de mercado global?

Um segmento de mercado global representa um grupo de clientes que possuem características comuns em diferentes mercados nacionais. O posicionamento estratégico poderá ocorrer de diversas formas: premium, fashion, grife, popular, high tech, benefício ou atributo, entre outras. O segmento de mercado global é a expansão da marca em nível global, ou seja, não havendo produtos que atendam satisfatoriamente à demanda do país-alvo, o gestor de marketing internacional deverá pleitear um processo de customização juntamente com o pessoal da produção e P&D.

  1. O que é Branding global? Descreva sobre a importância de ter um “Branding global” forte e que inspira confiança.

O Branding consiste em criar e desenvolver marcas, ou seja, sua gestão. Já o Global branding é a gestão de marcas de uma empresa que opere em nível global. Uma forte marca global aumenta a eficiência e eficácia dos programas de marketing, facilita a cobrança de preços maiores, aumenta a alavancagem da empresa com revendedores, estimula a lealdade à marca.

  1. A Biotipo é uma fabricante de moda feminina e masculina. Que medidas você tomaria para transformar a Biotipo em uma marca bem reconhecida globalmente?

Primeiro realizaria uma pesquisa para saber quais os tipos de calças mais usadas no meu país-alvo,em seguida adequaria meu produtos aos costumes, procurarias parceiras interessadas para aumentar meus canais de distribuição e obter o feedback se meu produto esta bem aceito. Depois investiria em publicidade, divulgação eventos, para que todos se acostumem com a marca e tenha uma fidelização.

  1. Quais são os fatores mais importantes a se considerar na formulação de estratégias de estabelecimento de preços internacionais?

A construção de preço de um produto deve se observa fundamentalmente três aspectos: organizacionais, mercadológicos, regulatórios.

  1. Na análise de decisões de Preços internacionais, a maneira mais simples de fornecer o preço internacional é utilizando o Incoterm EXW (ex-works). Qual as desvantagens deste Incoterm para o importador?

O importador deverá se responsabilizar pelo custo e controle de todos os trâmites de logística, aduana e transporte internacional até que a carga se encontre em seu destino final no mercado externo.

  1. Discuta a relação entre as decisões de preço e distribuição no país-alvo e a importância da correta definição dos Incoterms nessa relação.

A escolha do Icoterm correto se torna fundamental nas decisões de formação de preços e distribuição, pois é uma grande fonte de despesa, que não estando alinhados pode o produto ter prejuízo ou deixar de ter um preço competitivo, acarretando uma queda em seu rendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (754.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com