TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE ANTEPROJETO DO TCC

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 5

DEFINIÇÃO DE ANTEPROJETO DO TCC

Turma, Local:

GP 32 - Goiânia

Autor:

Thales Vinicius José de Oliveira

Título/ Tema:

Implantação de sistema de gestão de qualidade na empresa Cat& Dog – Banho e Tosa a domicilio.

Forma de Desenvolvimento:

1 - Problema:

                Hoje em dia, muitos animais são como membros da família, certamente você já ouviu alguém se referir ao animal de estimação como “filho” e pode até não ter estranhado o fato. Antigamente, lugar de cachorro era no quintal, mais nos dias atuais devido à correria e a solidão, muitos tem buscado por um pet para lhe fazerem companhia, e com essa integração na família se tornam fundamental na vida das pessoas, gerando assim o amor e preocupação com o bem estar de seu animal.

                    Qualidade e segurança é fator primordial na hora da escolha do local onde serão oferecidos serviços de estética e saúde do animal. O mercado Pet por estar em ascensão tem chamado muita atenção, e muitos tem entrado para o ramo sem nenhum conhecimento ou simpatia pelos animais, e com a falta de preparo por parte dos profissionais da área, surgem práticas de maus-tratos ou de até morte dentro desses estabelecimentos.

               Devido ao crescimento do mercado Pet e a falta de fiscalização, surge assim um novo mercado que é a prestação de serviços de banho e tosa a domicílio, e essa categoria tem ganhado muita popularidade e aprovação.

         A empresa Bem Estar Pets, de São Paulo buscou apoio para implantação deste tipo de serviço. É ressaltada a crescente no mercado pelo fato de se obter maior qualidade e segurança para os clientes, a satisfação é enorme e a aplicação do serviço é colocada como inovadora para o ramo. A tendência de crescimento é alta por oferecer mais praticidade e segurança. (SEBRAE,2017)

        

        O banho e tosa em domicílio é um diferencial e tanto, pois seu foco é a qualidade prestada no serviço, o intuito deste projeto é buscar um levantamento das boas práticas e inserir neste serviço um sistema de qualidade para que a Cat & Dog banho e Tosa a domicilio saia na frente de seus concorrentes em questão de qualidade no atendimento e aplicação do serviço.

         

2 – Relevância e Justificativa:

        A Gestão da Qualidade está presente em diversas organizações mundialmente conhecidas, como também na empresa Cat&Dog, embora aplicada de uma forma sistematizada por se tratar de uma microempresa, ela se torna imprescindível para o gerenciamento eficaz deste tipo de negócio.

        Ishikawa (1993, p.20) também afirmava que a gestão da qualidade deve estar inserida em todas as etapas e departamentos da organização, pois o objetivo de qualquer uma é a geração de lucro, agregação de valor e redução de custos.         Todos devem tratar a gestão da qualidade como um processo inerente à função de cada um, ou seja, fazer mais com menos tempo e menos recursos.

        Para garantir rentabilidade no mercado atual, com clientes extremamente exigentes e informados, pesquisas e entrevistas foram realizadas para obtenção de informações sobre Gaps e pontos positivos desta atividade, e pode ser verificado que em Goiânia este tipo de serviço não é tão popular, dentre os pesquisados poucos conheciam banho e tosa a domicilio.

        Alguns dos problemas identificados e que por sua vez se tornou uma oportunidade de negocio, é existir um grande numero de animais que possui algum tipo de doença, idosos ou animais que passaram por traumas dentro de um Pet Shop.  

        Isso faz com que a necessidade de um sistema de qualidade seja alta e precise ser aplicada, pois, isso gerará confiança e credibilidade com a clientela.

        

2 - Objetivos:

        Implantar um sistema de qualidade eficaz e voltado as boas práticas para a

empresa Cat & Dog, onde se aplique melhorias ao atendimento, melhore a capacidade produtiva e valorize as relações pessoais e interpessoais da organização.

        Qualidade total não é o resultado de inspeção ou controle, mais sim das “Melhorias Contínuas de Processos”, segundo Campos e Falconi(2009).

        Ou seja, com um sistema de gestão da qualidade adequado, a empresa avaliará continuamente os resultados e a quantidade de recursos utilizados para tais resultados, atuando nas melhorias e inovações necessárias para se manter competitiva, de forma sustentável, ou seja, atendendo o cliente, mas mantendo a organização rentável, sustentável e atendendo a todas as partes interessadas.

        A fim de alcançar o objetivo geral, os objetivos específicos da implantação do sistema de qualidade são:

  • Implantar um sistema de qualidade eficaz;
  • Criar laços de confiança e credibilidade com os clientes através da implantação do sistema;
  • Ser transparente e demonstrar ao cliente um padrão diferenciado na qualidade do serviço prestado;
  • Ter controle das informações, usando ferramentas como banco de dados dos cadastros dos clientes e formulários de check-list dos serviços realizados.
  • Diferenciação da Concorrência, possibilitando maior competitividade;

3 – Questão de Estudo

        Como implementar um sistema de gerenciamento da qualidade eficaz segundo as boas práticas para melhoria na aplicação da serviço prestado pela organização?

4 – Metodologia

– Paradigma Qualitativo

– Tipo de Pesquisa.

        Fins: Explicativa.

        Meios: Bibliográfica.

- Universo/Amostra:

        Amostra Não Probabilística.

- Ferramentas de Pesquisa:

        Pesquisas realizadas através de:

        - Questionários;

        - Entrevistas;

        - Publicações no site do Sebrae;

        - Livros, Revistas e Artigos.

5 - Estrutura textual preliminar:

- Introdução:

        Apresentação do tema, seus objetivos e questões do estudo.

- Fundamentação Teórica:

Levantamento bibliográfico sobre:

▪ Planos de Projetos no ramo de Banho e Tosa (Sebrae).

- Metodologia:

        Bibliográfica.

- Análise dos Resultados:

        Mensurar e analisar os resultados através das pesquisas realizadas.

- Conclusão:

        Apresentação dos resultados obtidos no plano de projeto;

        Lições aprendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com