TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O objetivo deste trabalho é desenvolver os conhecimentos adquiridos neste bimestre com as disciplinas de fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática, estudando a empresa Celina Paifer – ME, que atua a mais de 24 anos no setor de comércio varejista de calçados, com loja física de rua na periferia de Campinas-SP.

Palavras chave: empresa – comércio – trabalho - Campinas

1. INTRODUÇÃO

Apresentando a empresa Celina Paifer - ME, que tem como nome fantasia: Celina Calçados, e esta localizada no bairro jardim Cristina da região ouro verde, uma das regiões mais populosas da periferia de Campinas-SP, que tem forte comércio de rua, nos mais diversos setores.

A Celina Calçados está no mercado há 24 anos, é uma micro empresa com gestão familiar.

Neste trabalho vamos mostrar alguns aspectos relevantes da origem desta empresa, contar um pouco de sua história, suas ferramentas e dificuldades para se manter ativa no mercado cada dia mais concorrido.

2. FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO

2.1 – DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO

A empresa Celina Paifer - ME está localizada na rua Thomaz Bergamo, 03 no jardim Cristina em Campinas-SP, inscrita no cadastro nacional de pessoa jurídica sob o número 00.865.278/0001-21 como micro empresa e enquadrada no simples nacional desde julho de 2007. Atua com o nome fantasia de Celina Calçados.

2.2 – ORIGEM DA EMPRESA E PROPÓSITO

A empresa Celina Paifer - ME iniciou suas atividades em outubro de 1995 com o nome fantasia de Bazar São Matheus, nome que utilizou até 2005, quando alterou para o nome fantasia até hoje utilizado, que é Celina Calçados.

A fundadora Celina Paifer já atuava no ramo de comércio, mas no setor de bar e mercearia, e utilizou de seus conhecimentos para migrar de setor e comercializar calçados.

No início os principais fornecedores de calçados eram distribuidores localizados na capital paulista, principalmente na região do Brás, que concentra forte comércio atacadista de calçados. Com o aumento da demanda, a Celina Calçados foi em busca de novos fornecedores, e passou a comprar diretamente dos fabricantes, que tinham regiões bem especificas para cada segmento, os fabricantes de calçados femininos se concentravam no Rio Grande do Sul, de calçados masculinos em Franca - SP, e os fabricantes de calçados infantis em Birigui - SP.

Desde o início das atividades, a loja trabalhava com crediário próprio e também realizava vendas através de cartões de crédito; em meados de 2005 mudou para um local maior, mas ao lado do local original, mantendo assim o mesmo vínculo com a comunidade local.

O bom atendimento e o estreitamento de laços com seus clientes e a comunidade são objetivos primordiais, sempre primando pela ética, honestidade e humildade.

2.3 – NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO

A loja Celina Calçados atua no comércio varejista de calçados, aqui estão compreendidos os itens voltados para os consumidores finais, pequenos comerciantes e ambulantes para revenda. Incluem-se calçados de qualquer material, tais como couro, borracha (látex) e materiais sintéticos injetados, formada por polímeros diversos (PVC, poliestireno, poliamida e poliéster). Os principais modelos de calçados comercializados aqui incluem: tênis, sapatênis, sapatos sociais, desportivos, sandálias, chinelos, tamancos e saltos.

2.4 – FORNECEDORES E CONCORRENTES

Os fornecedores estão divididos em dois grupos, os fabricantes e distribuidores de produtos para venda na loja, empresas de diversos lugares do Brasil, que atende a empresa de forma direta, através de seus representantes ou de forma remota, através de site, e-mail e WhatsApp.

O segundo grupo de fornecedores, são os que abastecem a loja para que ela funcione, fornecendo materiais, suprimentos e serviços de uso no dia a dia da loja.

Os concorrentes são muitos, no comércio de bairro existe uma grande concorrência, são diversos comércios de diversos tamanhos e variedades entorno da loja, além das grandes redes e dos comércios de shopping. Para se manter competitivo é importante pesquisar preços, estar atento às novidades, promover a loja e estreitar laços com os clientes.

2.5 – EQUIPE DE TRABALHO E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Apesar da Celina Calçados ser uma empresa pequena com equipe reduzida, percebe-se dentro da organização o uso da estratégia, de ter transparência entre proprietário e colaboradores, e também algumas características do tipo ideal de burocracia, definidas pelo filósofo Maximillian Weber (1984 – 1920), que teve seus estudos publicados na década de 1920, como:

- Formalização;

- Caráter formal das comunicações;

- Divisão do trabalho;

- Princípio da hierarquia;

- Qualificação e competência técnica;

- Separação entre propriedade administração;

- Profissionalismo do funcionário;

- Previsibilidade do comportamento.

Baseado nesta ideia, a loja busca treinamentos pontuais junto a associação comercial da cidade e também junto ao Sebrae, qualificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com