TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Anhanguera Industria de Bebidas Pira

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução:

Uma das grandes preocupações dos atuais gestores de grandes organizações nos dias de hoje são a respeito da sucessão dos cargos de gestão e liderança de suas empresas. No caso das indústrias familiares este problema é ainda mais evidente devido a grande presença do fundador da organização em todos os setores da empresa, tudo costuma funcionar de acordo com a sua visão e ser respeitado por sua experiência e vivencia em todo processo de formação da empresa. Quando os integrantes da organização se deparam com a aposentadoria ou afastamento deste fundador até agora tão indispensável para o bom funcionamento da empresa se vêem perdidos e preocupados com o rumo que a organização há de tomar e é este o problema na Indústria de bebidas PIRA, que até então era gerenciada por Sr. João.
Até o momento Sr. João integrou seus dois filhos no dia a dia da empresa mas preferiu contratar uma empresa de consultoria para avaliar qual dos dois filhos teria o perfil para assumir o controle da empresa por medo de tomar a decisão sozinho e erra em sua escolha, segundo texto da Ricca & Associados consultoria e treinamento “
O processo sucessório é tão importante, que algumas obras literárias acerca do tema definem a empresa familiar como potencial para sucessão. Ela seria, então, uma empresa cujo controle e gerenciamento percorreriam as próximas gerações da família. As estatísticas confirmam que a sucessão é uma questão tipicamente problemática: apenas 30% das empresas familiares sobrevivem à segunda geração e apenas 5% à terceira geração.”

Perfil dos sucessores Paulo e Iran.

Buscamos traçar o perfil dos dois filhos do Sr. João de acordo com as habilidades que observamos durante o desempenho de suas atuais funções na empresa visto que ambos atuam em diversas gerências. Nenhum dos dois tem formação acadêmica ou profissional para assumir a liderança do pai, como sempre todas as suas decisões foram norteadas de acordo com os conselhos do pai e assim não se preocuparam em buscar formação.
Já na tabela abaixo podemos ver de forma mais objetiva cada competência que os dois pretendentes ao cargo de gestor na Indústria de bebidas Pira tem em vantagem e em desvantagem.

Competências e habilidades do gestor:

Paulo

Iran

1

Liderança

X

-

2

Motivação

-

X

3

Comunicação

-

X

4

Inovação

X

-

5

Transmitir conhecimento

-

X

6

Trabalho em equipe

X

-

7

Avaliar a situação

-

-

8

Resolução de problemas

-

X

9

Definir prioridades

X

-

10

Senso crítico

X

-

 

Já no quadro abaixo podemos observar uma breve consideração a respeito das habilidades deficitárias de Paulo e Iran.

Competência e habilidades deficitárias:

Paulo

Iran

1. Liderança

 

X

Iran é muito próximo de seus subordinados e acaba tendo dificuldade de liderar e repassar atividades.

2. Motivação

X

 

Paulo não é tão motivado e tem dificuldade de motivar seus subordinados a cumprir suas metas.

3. Comunicação

X

 

Paulo não costuma gostar de conversar sobre idéias e novas atitudes para melhoria de processos da empresa, gosta de planejar e executar suas ações sozinho.

4. Inovação

 

X

Iran não tem vontade de inovar os processos de produção e de RH da empresa, quer seguir como seu pai fez diferente de Paulo.

5. Transmitir conhecimento

X

 

Paulo sabe bem dar ordens e repassar atividades, mas quando precisa ensinar alguém como realizar uma determinada atividade tem pouca paciência.

6. Trabalho em equipe

 

X

Iran gosta de trabalhar, mas não gosta de depender do trabalho de ninguém, como tem bom relacionamento com os subordinados quando alguém atrasa algum processo ele acaba fazendo a tarefa sozinho e não corrige a conduta errada.

7. Avaliar a situação

X

X

Nenhum dos dois irmãos julga ter tempo para alguns planejamentos e avaliações que deveriam ser feitos constantemente para melhoria dos processos da empresa.

8. Resolução de problemas

X

 

Paulo fica muito irritado quando algo sai do seu planejado e acaba não tendo maturidade para lidar com problemas

9. Definir prioridades

 

X

Iran não tem facilidade para definir as prioridades e os horários de suas atividades.

10. Senso crítico

 

X

Iran é muito comunicativo e próximo de seus subordinado e isso faz com que ele não costume criticar suas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com