TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

DESCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DOS CARGOS

         A descrição de cargos visa fazer um registro consistente das informações sobre as atividades e tarefas de cada cargo dentro da empresa pois é uma das atividades mais importantes na construção do plano de cargos e salários. Se uma descrição não é bem feita, isso será um problema na hora de avaliação e classificação dos cargos. A especificação dos cargos é referentes às principais característica que uma pessoas deve ter para ocupar um determinado cargo. Alguns fatores de especificação dos cargos são: instrução, conhecimento, experiência, responsabilidade, valores, supervisão, condições de trabalho e outros. A descrição de cargos se relaciona às tarefas executadas e aos deveres do ocupante do cargo, como também as responsabilidade que o profissional tem nesse cargo que ocupa. Já a especificação do cargo esta relacionada aos requisitos necessários que o ocupante do cargo deve ter para executar as tarefas inerentes ao cargo. Quando descrevemos um cargo surgem dois termos que acabam fazendo parte do conteúdo:  tarefas são atividades executadas individualmente como em cargos mais simples e não exigem maior esforço mental. A outra são as atribuições, também executadas individualmente mas apresentam maior nível de concentração mental para sua realização, não apresentam alto índice de repetição e podem ser modificadas periodicamente. Por tanto, devem ser descritas as tarefas e especificados os requisitos exigidos pelo cargo, e não o que o ocupante sabe fazer. A descrição é impessoal e deve ser indicada por um verbo que defina bem as atividades. O verbo deve ser usado na terceira pessoa do indicativo ou no infinitivo, a fim de tornar a descrição impessoal.

        Quando finalizamos a descrição de cargos, teremos um catálogo mais organizado de todos os cargos que compõem a empresa, o qual precisa ser padronizada e para isso é necessário que contenha algumas informações, como: título do cargo – podendo haver mudanças no nome dos cargos em razão de uma melhora na organização da empresa; código do cargo – para se localizar, principalmente no sistema informatizado; missão do cargo – podem conter informação relativas ao cargo; área ou departamento – área ou departamento em que o cargo atua pode ou não aparecer na descrição; pontos do cargo – deve constar no formulário de descrição de cargos a quantidade de pontos do cargo descrito; hierarquia – muito útil para entender a qual nível de subordinação o cargo está relacionado, podendo desenvolver um organograma mostrando onde o cargo esta posicionado; descrição – essa é a informação mais importante que deve aparecer no documento de descrição de cargos onde é descrito todas as atividades inerentes ao cargo e que farão diferença entre um e outro na empresa; outras informações – informações que demonstram que houve participação de algumas pessoas como o próprio ocupante do cargo.

        A reunião com o comitê para discutir questões importantes, como tarefas redundantes; as que são efetuadas por mais de um cargo e que podem ser eliminadas; tarefas que ninguém assume responsabilidade e que de certa maneira não apareceram nas descrições formais; tarefas que não agregam nenhum valor para o negócio ou que não são necessárias e podem ser eliminadas entre outros pontos de melhoria a serem discutidos, por outro lado podemos ter varias questões a serem debatidas do ponto de vista da criação de uma estrutura de cargo e salários, como: a valorização de alguns cargos em relação a outros, e por isso ter sua remuneração compartilhada; fornecer mais informação a área de treinamento e desenvolvimento de programas específicos para os cargos; fornecer dados para a área de recrutamento e seleção de pessoas em função do perfil definido para o ocupante de determinado cargo; facilitar o planejamento de carreira dos empregados a partir dos cargos do próprio perfil exigido para os mesmo; melhorar o relacionamento entre os cargos para um melhor aproveitamento e resultados para a empresa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com