TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESEMPENHO DOS FUNDOS ESTRUTURADOS BRASILEIROS

Por:   •  11/6/2018  •  Artigo  •  6.964 Palavras (28 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 28

FUNDAÇÃO ESCOLA DE COMÉRCIO ÁLVARES PENTEADO – FECAP

PÓS-GRADUAÇÃO em mercado de capitais

GEOVANA GOMES TEIXEIRA

DESEMPENHO DOS FUNDOS ESTRUTURADOS BRASILEIROS

São Paulo

2016

FOLHA DE APROVAÇÃO

GEOVANA GOMES TEIXEIRA

DESEMPENHO DOS FUNDOS ESTRUTURADOS BRASILEIROS

Este artigo foi apresentado para a obtenção do certificado de pós-graduação “Lato Sensu” em MERCADO DE CAPITAIS da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, obtendo a nota ______________, atribuída pelo orientador professor Émerson Nogueira Sales.

São Paulo,    de              de 2016.

RESUMO

Investimentos em fundos têm crescido muito nos últimos anos, principalmente os fundos estruturados, com isto, o objetivo deste trabalho é verificar se o desempenho dos fundos estruturados, considerando o risco e retorno, supera o índice de referência (benchmark) determinado para cada classe de fundo estruturado, bem como a interpretação dos fundamentos e regulação dos fundos estruturados, o cálculo do desempenho para a comparação com o benchmark, e o entendimento e aplicação dos métodos de avaliação de desempenho, que será calculado por meio de dois métodos de medição padrão; o Índice de Sharpe e o Índice de Treynor, o método de abordagem do problema e as características dos dados classificam a pesquisa como quantitativa, descritiva, e em relação aos procedimentos técnicos trata-se de uma pesquisa documental, com base na análise dos dados, verificou-se que poucos fundos tiveram o desempenho maior que o benchmark, no entanto, devido aos resultados dos índices de desempenho, em sua maioria, ter sido negativos, indica que teria sido melhor ao investidor aplicar em ativos atrelados ao ativo livre de risco definido para o modelo, o CDI e portando a análise de desempenho com um benchmark torna-se prejudicada.

Palavras-chave: Fundo Estruturado. Desempenho. Índice Sharpe

PERFORMANCE OF THE STRUCTURED FUNDS OF THE BRAZIL

ABSTRACT

Investments in funds have grown up in recent years, mainly in structured funds, with this, the objective of this work is to verify if the performance of structured funds, considering the risk and return, exceeds the index of the reference (benchmark), and the interpretation of the fundaments and regulation of structured funds, the calculation of the performance to compared to the benchmark, and the understanding and application of performance evaluation methods, performance is calculated using two standard methods of measurement; the Sharpe ratio and the Treynor Index. The method of approaching the problem and the characteristics of the survey data is quantitative, descriptive, and in relation to technical procedures, is a documentary research, based on the data analysis, it was found that a few funds performed better than the benchmark, however, the results of the performance indexes were mostly negative, indicating that it would have been better for the investor to invest in assets linked to risk-free Asset defined for the model, the CDI and therefore the performance analysis with the benchmark becomes impaired.

Key-words ou Palabras clave: Structured Fund. Performance. The Sharpe Ratio.


1 INTRODUÇÃO

O mercado financeiro brasileiro se desenvolveu muito nos últimos anos, principalmente após a liberação da economia em 1990, e após o plano real, quando houve a estabilização da inflação e consequente aumento da confiança dos investidores internos e externos (MILANI; CERETTA, 2010). Com esse desenvolvimento, muitos produtos financeiros foram criados a fim de satisfazer as necessidades e expectativas de retorno dos investidores (FONSECA et al., 2007). Segundo Casaccia et al. (2009), um dos produtos mais importantes do mercado são os fundos de investimento, principalmente para pequenos investidores, pois possibilitam gestão profissional e menores custos, além de permitir o acesso a diferentes ativos e mercados, com consequente redução de risco, por meio da diversificação.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA, 2016), o patrimônio líquido dos fundos aumentou de R$ 2,763 bilhões em 94, para impressionantes R$ 3,246 trilhões em julho de 2016. Um crescimento de 1074,6475%. Os fundos de investimento possuem diversos tipos e classes definidos pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - ANBIMA. As classes e tipos existentes podem ser agrupados em duas principais modalidades: fundos tradicionais e fundos estruturados. Na modalidade de fundos tradicionais estão reunidas as classes de Renda Fixa, Ações, Multimercados, Cambial, Previdência e ETF¹. Na modalidade de fundos estruturados encontram-se os Fundos de investimento em Participações - FIP, Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - FIDC e Fundos de Investimento Imobiliário – FII (ANBIMA, 2016).

As principais diferenças entre um fundo tradicional e um estruturado referem-se ao prazo de existência do fundo e o prazo para resgates. De acordo com Vanzetto (2014), os fundos estruturados têm seu prazo de término definido no momento da constituição, e os resgates são permitidos, geralmente, somente após o fim da vida do fundo.

Analisando-se os dados de patrimônio líquido e de número de fundos divulgados pela ANBIMA, é possível notar um crescimento maior dos fundos estruturados em detrimento dos fundos tradicionais. O patrimônio líquido dos fundos estruturados cresceu 92% de dezembro de 2011 a julho de 2016 e o número de fundos aumentou 113%.  Destacamos nessa modalidade a classe de Fundos Imobiliários, que representa 79% do crescimento dos fundos estruturados, tendo aumento de 516% no seu patrimônio líquido e 679% no número de fundos. Os fundos tradicionais, no entanto, obtiveram crescimento de 69% no patrimônio líquido e 23% no número de fundos.

Segundo Vanzetto (2014), a expectativa de rentabilidade dos produtos mais simples tem sido cada vez menor devido ao desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil, fazendo com que os investidores em geral procurem oportunidades de investimento mais sofisticadas, como os fundos estruturados.

Seguindo a linha de tendência do crescimento dos fundos estruturados, o objetivo geral desse estudo é verificar se o desempenho dos fundos estruturados, considerando o risco e retorno, é superior ao índice de referência (benchmark) relacionado a eles. O desempenho será avaliado seguindo dois métodos de medição padrão, ou seja, Índice de Sharpe e Índice de Treynor, aplicados a um conjunto de fundos estruturados pré-selecionados. Como objetivos específicos definiu-se a interpretação dos fundamentos e regulação dos fundos estruturados, o cálculo do desempenho para comparação com o benchmark, e o entendimento e aplicação dos métodos de avaliação de desempenho. Neste contexto, a questão problema que permeia a realização deste estudo é: Os fundos estruturados apresentam desempenho superior ao benchmark, no período setembro de 2015 a agosto 2016?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.2 Kb)   pdf (404.9 Kb)   docx (68.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com