TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 8

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Aula-tema 03: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS.

NOME

TATIANA SILVA MENDONÇA

RA

8487822203

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2016

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Aula-tema 03: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do (a) tutor (a) (Tana Fernandes Reis Pio).

Anhanguera Educacional

2016

  1. Introdução

Nosso objetivo neste trabalho é sobre o fenômeno da globalização em domínios econômicos, culturais e políticos, que começou em meados do século XIX, com destaque para o capitalismo contemporâneo e a subcontratação com grandes marcas aproveitando a oportunidade aumentar a produção e o mercado consumidor, que destaca várias empresas, tendo a oportunidade de dar um upgrade para o mercado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Desenvolvimento

2.1 Globalização

A globalização econômica pode ser entendida como a ocorrência simultânea de três casos. A primeira é o extraordinário crescimento dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais.

O segundo processo é a intensificação da concorrência internacional. Os dados empíricos são oportunos e, portanto, não há indicadores globais nesse sentido. No entanto, o "programa de competitividade" tem tido um papel crescente no desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento econômico ou políticas de relações externas. Por exemplo, os Estados Unidos em meados dos anos 80, mudou o nome do sua lei. O direito comercial internacional do comércio e competitividade internacional.

O terceiro processo é a crescente interdependência entre os agentes econômicos e os sistemas econômicos nacionais. No período 1982-2000, o ativo total das empresas transnacionais cresceu a uma taxa média anual (valores correntes) de 14,4%, e as vendas de subsidiárias e filiais dessas empresas aumentou 10,8% ano (IBID). Na medida em que as exportações e importações de bens e serviços tendem a crescer a uma taxa maior do que a renda nacional, há o aumento do grau de abertura ao exterior das economias nacionais.

Assim, a globalização econômica pode ser entendida como a aparência simultânea de três processos: o extraordinário crescimento dos bens internacionais e os fluxos de capitais, a intensificação da concorrência internacional e uma maior interdependência entre as empresas e as economias nacionais.

Em relação à globalização cultural é um conceito muito complexo, mas são essencialmente todos os aspectos, tais como crenças, valores, tradições, leis morais e linguagem de uma sociedade. A globalização é o intercâmbio comercial entre várias multinacionais. E a globalização cultural é a maneira pela qual a desenvolver o intercâmbio (troca) das diferentes culturas de diferentes países, devido à troca de pessoas de um país para outro.

A globalização é um conjunto de mudanças no mundo político e econômicos visíveis a partir do final do século XX. Este é um fenômeno que criou um terreno comum sobre a coesão econômica, social, cultural e política, e, portanto, tornou-se o mundo interconectado, uma aldeia global.

O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países para interagir e trazer pessoas e bens. A violação da fronteira foi uma expansão capitalista onde foi possível para realizar transações financeiras e expandir o negócio - até agora limitado ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.

As alterações estabelecer uma reconfiguração do trabalho vivo, incluindo a redução de trabalhadores se destaca o crescimento dos trabalhadores na organização do sector dos serviços, outsourcing e de rede. Alterações que não significam sempre uma valorização de profissões. Em vez disso, eles produzem uma maior segmentação e trabalhadores pulverizar. Nesta perspectiva, a tendência é a polarização social em ambas as direções.

Primeiro, há a criação de uma forma de profissões minoritárias que exigem qualificações e competências mais elevadas, em oposição a um aumento significativo na taylorizado e empregos pouco qualificados, chamados "empregos Mac." Isso-ló Profissões mais perto do que muitos teóricos chamam a sociedade do conhecimento, com outros de baixo conteúdo profissional, repetitivo e sem criatividade. Além disso, a desigualdade de renda muito permite a reprodução da lógica, permitindo mais renda pode usar uma série de serviços oferecidos por aqueles que não têm muita alternativa a atual dinâmica do mercado de trabalho.

 

2.2 Outsourcing

Embora este seja um fenômeno que pode envolver todas as funções de uma empresa, muitas vezes, a terceirização foi definida principalmente em relação à área de TI (Jones; Adelakun, 2003; Adelakun, 2006; FJERMESTAD; SAITTA 2005; KHAN; FITZGERALD, 2004). Mas de forma mais ampla, a terceirização pode ser definida como a transferência de atividades ou processos de várias funções para outras organizações. Assim, a terceirização existe uma relação entre cliente e fornecedor. No entanto, na medida em que esta prática ganhos de complexidade, esta relação evolui de uma parceria, e não apenas uma relação de compra e venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (180.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com