TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS E AS TECNOLOGIAS APLICADAS

Por:   •  26/8/2016  •  Monografia  •  8.947 Palavras (36 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 36



[pic 1]

[pic 2]

SIGLAS

AEC Arquitetura engenharia e construção

CAD Computer-AidedDesing, ou Projeto Auxiliado por Computador

BIMBuildingInformationModeling, ou Modelagem de Informação da Construção

IBMInternational Business Machines 

IFCIndustry Foundation Classes

2D Duas dimensões

3D Três dimensões

4D Quatro dimensões


RESUMO[pic 3]

Este trabalho de pesquisa tem como finalidade mostrar como estão sendo desenvolvidos os projetos arquitetônicos pelos engenheiros.Apresenta a evolução das técnicas de projeto, desde o uso da prancheta, mostrando os sistemas CAD e a mais atual tecnologia de projeto, os softwares BIM.Através de pesquisasjunto a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, pesquisas bibliográficas, questionários e entrevistas com os profissionais da área de construção busca-se mostrar a metodologia aplicada por cada um deles no desenvolvimento de projetos arquitetônicos. O trabalho apresenta a tecnologia BIM (BuildingInformationModeling), que traz uma nova maneira de se projetar, com integração dos profissionais envolvidos, onde eles trabalham de forma simultânea com troca de informações, com projetos em 3D e 4D o que facilita a compreensão tanto do profissional quanto do contratante. A hipótese é descobrir a metodologia de projeto aplicada pelos profissionais de engenharia e comparar as técnicas aplicadas pelos outros profissionais da área, a fim de se identificar quais profissionais estão se adaptando as novas tecnologias, de forma a se prepararem para um mercado mais exigente.


[pic 4]

SUMÁRIO

1.0        INTRODUÇÃO        

2.0        TEMAS DA PESQUISA        

3.0        OBJETIVOS        

3.1 OBJETIVO GERAL        

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

4.0 JUSTIFICATIVA        

5.0 REFERÊNCIAL TEÓRICO        

5.1 O SURGIMENTO DA ENGENHARIA        

5.2 ENGENHARIA CIVIL        

5.3 PROJETOS ARQUITETÔNICOS..........................................................................................................14

5.4 PRIMEIROS PROJETOS ARQUITETÔNICOS        

5.5 NECESSIDADES DOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS EM OBRAS DE ENGENHARIA CIVIL ..................15

5.6 EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS        

5.6.1 Desenhos a mão livre com instrumentos.......................................................................................17

5.6.2 Tecnologia CAD        

5.6.2.1 Sistemas 2D ...............................................................................................................................20

5.6.2.2 Sistemas 3d.................................................................................................................................20

5.6.3 TECNOLOGIA BIM        

6.0 METODOLOGIA        

7.0 RESULTADOS        

8.0 CONCLUSÃO        

9.0 REFERÊNCIAS BIOBLIOGRÁFICAS ........................................................................39


  1. INTRODUÇÃO

O conceito de engenharia existe desde a antiguidade, a partir do momento em que o ser humano desenvolveu invenções fundamentais como a polia, a alavanca e a roda. Cada uma destas invenções é consistente com a moderna definição de engenharia, explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver ferramentas e objetos utilitários (PEREIRA, 2013).

O engenheiro soluciona seus problemas projetando e é através do projeto que ele aplica de forma mais significativa os seus conhecimentos técnicos e científicos. Na verdade, ao projetar, um engenheiro aplica mais que apenas conhecimentos formais específicos de sua área de atuação.Usa também conhecimentos econômicos, éticos e sociais, além de experiência e bom senso. Dá vazão á sua imaginação criadora na busca de algo novo que possa atender às necessidades da sociedade. Por isso podemos considerar que o projeto é a essência da engenharia (BAZZO; PEREIRA, 2009. p. 201)

As inovações tecnológicas proporcionam grandes facilidades na criação e desenvolvimento de projetos, que por muito tempo foram elaborados por engenheiros e arquitetos de forma não informatizada. No entanto na atual situação, o uso de softwares está cada vez mais presente, facilitando a criação e a produtividade.

Os sistemas de desenho auxiliados por computador foram introduzidos em 1964 pela IBM e o primeiro sistema complexo ficou disponível no mercado em 1970, pelo ApplicationIncorporated. Porem, só recentemente foi sentido o impacto deste instrumento técnico, pois a partir da década de 80, muitas indústrias começaram a utilizar o CAD como ferramenta integrante do departamento de projetos. (VENDITTI, 2010)

Jacoski (2003apud CRESPO; RUSCHEL, 2007) comenta que o ideal seria que o projeto trouxesse todas as informações agregadas a ele, como representação gráfica, numérica e textual (inclusive com uso deRealidade Virtual). A idéia de CAD orientado ao objeto não é nova, nesta década, devido o avanço na tecnologia computacional, torna-se possível implementar ferramentas de modelagem Virtual como BuildingInformationModeling –(BIM).

Essa tecnologia traz inúmeros avanços na área de projeto, além de se ter uma visão espacial do empreendimento que está sendo criado, facilita o entendimentodo cliente, reduz a taxa de erros que podem ocorrer durante a execução e após a sua conclusão, todos os documentos que fazem parte do empreendimento estão interligados, não havendo o risco de se perder parte dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.8 Kb)   pdf (601.8 Kb)   docx (393.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com