TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.138 Palavras (17 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE JOINVILLE UNIDADE 1

ADMINISTRAÇÃO:

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

        DESAFIO PROFISSIONAL        

PROFESSORES EAD - Profª Msc. Mônica Satolani, Fabricio Rinaldi e Thais Vidal.

 

         

                      

           

Sumário

INTRODUÇÃO .......................................................................................................................03

PASSO 01 – Mapeamento do perfil dos oponentes da negociação..........................................04

PASSO 02 – Habilidades dos negociadores segundo Modelo Jung.........................................05

PASSO 03 – Análise das situações e o planejamento...............................................................09

PASSO 04 – Cultura e clima organizacional da Gravadora.....................................................10

PASSO 05 – Apresentação prévia das negociações e feedback...............................................12

PASSO 06 – Apresentação do planejamento de ambas as partes.............................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................................15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................................16

Introdução

        A Negociação está cada vez mais presente no nosso cotidiano, visto que nessa negociação se deve sempre buscar a satisfação de ambos os lados envolvidos, é preciso procurar continuamente aplicar a visão sistêmica no processo da proposta, por apresentar ela uma visão mais global de negociação, possibilitando enxergar de maneira mais clara os diferentes envolvidos, direta e indiretamente no processo de negociação, bem como principais interesses e diversas alternativas possíveis para a solução do conflito.

Uma proposta de negociação tem que beneficiar ambas as partes: Gravadora X Associação de Moradores. Outra característica fundamental de um processo de negociação refere-se à importância da utilização de tempo, poder e informação ao longo da negociação,

A gravadora quer se instalar em um bairro de classe media no interior de São Paulo. Com todos os documentos aprovados pelos órgãos competentes começarão a obra, mas a associação de moradores do bairro não concordava com a construção da sede da gravadora embargando a obra. Sendo assim, a prefeitura solicitou uma negociação entre as parte envolvidas, Fazendo uma reunião preliminar com 20 dias e posteriormente uma nova reunião finalizando a negociação.

Por isso, neste trabalho faremos um mapeamento do perfil dos negociadores envolvidos, sendo a gravadora e associação de moradores, também terá um mapeamento das habilidades essenciais dos negociadores seguindo o modelo Jung.

Porem será feito uma analise da situação da negociação vendo os pontos principais a serem negociados e um planejamento do o objetivo da gravadora, e os argumentos que serão utilizados perante as possíveis situações de dificuldades e conflitos encontradas no ambiente interno e externo, tanto da gravadora quanto à associação de moradores, onde estarão à frente as mudanças que estará sendo propostas.

Também será visto a cultura organizacional da empresa elencando as variáveis que poderá afetar o desempenho dos colaboradores se o resultado da negociação não for favorável para a gravadora. Com isso Será feito uma previa da primeira reunião contendo o feedback sobre a comunicação e as propostas a serem apresentadas.

Posteriormente será apresentado um relatório final, com as propostas das partes envolvidas nesta negociação e que as propostas pré-estabelecidas possam beneficiar e trazer melhorias junto à gravadora e a associação de moradores do bairro.

Passo 01

Mapeamento do perfil dos Moradores e da Gravadora e as informações relevantes das partes: Associação dos moradores X Gravadora.

Associação de Moradores do bairro:

Principal líder é Carlos Henrique, administrador, seu objetivo é impedir a construção da Gravadora no bairro, pois alega que haverá a perturbação da ordem pública com muito barulho e o aumento de circulação de pessoas diminuindo a segurança e a infra-estruturar do bairro não irá suportar esse movimento. Os moradores do bairro ainda estão atrás de recursos, pois necessitam de melhorias na iluminação, sinalização entre outros. Os moradores são conservadores e questionam essas mudanças com a chegada da Gravadora, prezam pela tranquilidade do bairro e grandes partes deles já são da terceira idade. Acreditam que o bairro não necessita dos progressos que essa Gravadora irá trazer com esse novo empreendimento. Os moradores estão muito unidos para conseguir vencer esse manifesto de impedir a construção da Gravadora no bairro que fica as margens de uma grande rodovia estadual.

Gravadora:

O Gerente negociador é Jorge Andrade, e porta voz do CEO da Gravadora. É estrategista de negócios, tem muita experiência em meio a conflitos. Seu objetivo é obter a liberação da Prefeitura da cidade para o empreendimento e instalar a gravadora no bairro, pois foram feitas pesquisas referente a custo, logística e ambientação que demonstraram que esse bairro seria ideal para instalar a Gravadora. Para conseguir a liberação do empreendimento eles irão mostrar os benefícios que irão trazer ao bairro. O progresso vai ser inevitável, vai contribuir para a cidade e bairro e as cidades vizinhas. A Gravadora tem muita tecnologia, e vai investir na infra-estruturar, transito e segurança do bairro. Mas para que isso tudo ocorra, essa negociação precisar ter benefícios para todos.

Passo 2

A negociação é um processo natural pelo qual todos passam. O ser humano em algum momento de sua vida se viu frente a uma situação que exigiu algum tipo de negociação. Mas nenhuma negociação é igual à outra, visto que seu objeto principal, o ser humano, apresenta características e comportamentos que o tornam diferente. Essas características e comportamentos, quando exibidas no momento da negociação podem revelar o que a literatura denomina de estilo de negociação.

Cada pessoa mostra um estilo característico de negociar e não se pode afirmar que exista um estilo melhor ou mais adequado de negociar, pois cada negociação tem suas características que exige atitudes distintas dos negociadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (69.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com