TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL E ESTRATÉGIA EM ÉPOCA DE CRISE

Por:   •  11/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  7.104 Palavras (29 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO[pic 1]

1 – INTRODUÇÃO        03

2 – DESENVOLVIMENTO        06

2.1 – Análise SWOT        06

2.2 – Análise de Cenário        07

2.3 – Análise da empresa sob a perspectiva da matriz BCG        12

2.4 – Estratégia para atingir e-ou ampliar o e-client        14

2.5 – Proposta de Intervenção Empresarial        22

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26

        

1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho busca identificar as estratégias de marketing, proporcionar uma visão abrangente e prática sobre as ações estratégicas utilizadas pela empresa Vidrosali na cidade de Salinas – Minas Gerais; investigar quais são as estratégias de marketing, como são aplicadas e como estas contribuem para o desenvolvimento da organização; identificar que vantagens competitivas esta empresa obtém ao planejar e implementar essas estratégias.

Esta pesquisa se baseia em conceitos definidos por autores renomados na área do marketing, ressaltando a importância do planejamento, segmentação de mercado, marketing e suas variações como produtos e serviços da empresa para possibilitar o desenvolvimento correto das estratégias para se conquistar o consumidor. Como resultado, identificou-se que a empresa pesquisada utiliza estratégias de marketing para obter um diferencial competitivo no mercado proporcionando seu desenvolvimento.

O trabalho foi fundamentado em uma entrevista ao seu administrador o senhor Arnaldo dos Anjos Rodrigues Filho, em uma atitude de investigação, sistematizando julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma situação geradora de aprendizagem e embasados em conhecimentos construídos ao longo de sua profissão.

Inúmeras são as transformações que vivenciamos atualmente em todos os campos da atividade humana, fruto do processo ininterrupto chamado globalização.

O mundo encontra-se em constantes mudanças e apenas os que estão em constante estado de alerta, sobrevivem a imprevisibilidade dos mercados.

Neste cenário de economias globalizadas, se faz necessário a criação e implementação de estratégias mercadológicas com o desafio de ser capaz de preparar a empresa para as constantes mudanças exigidas pelo mercado, através da forma como interpreta as circunstâncias que a rodeiam, por meio de análise e diagnósticos levantados periodicamente, elucidando pontos fortes e fracos a serem explorados ou supridos, para que as estratégias estipuladas sejam capazes de contornar as ameaças e de fazer cumprir os objetivos propostos.

Dessa forma, o presente estudo visa identificar as estratégias de Marketing utilizadas pela Micro-empresa a Vidraçaria Vidrosali, destinadas a potencializar as ferramentas de promoção e divulgação de seus produtos/serviços, objetivando a maximização do processo de informação entre empresa e seu mercado consumidor.

No intuito de se conhecer e entender como as empresas trabalham suas estratégias de marketing em seu ambiente corporativo, e como forma de contribuir para o estudo acadêmico, realizou-se um estudo de caso para mostrar um exemplo de sucesso no mercado da cidade de Salinas/ MG. O objeto de estudo em questão é a empresa Vidraçaria Vidrosali, uma organização do segmento de vidros da cidade. Criada em Junho de 1995, esta organização é atualmente gerenciada pelo Sr. Arnaldo dos Anjos Rodrigues Filho que desde sua inauguração exerce essa função e vem investindo na melhoria da qualidade e tecnologia existentes nos processos.

A empresa está situada na Rua Olegário Maciel, 88, Centro, na cidade de salinas – Minas Gerais, portadora do CNPJ: 38.708.343/0001-88 e Inscrição estadual: 570.661366-0055. Sua abrangência de atuação é de atender toda a cidade de Salinas – Minas gerais e demais regiões circunvizinhas no segmento de vidros temperados, laminados, Box, espelhos, sacadas, guarda – corpo, persianas e entre muitos outros produtos.

Sua atribuição específica é de atender as expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preços competitivos, sendo estes clientes compostos por pessoas jurídicas e por uma quantidade significativa de Pessoas Físicas.
Com uma equipe bem preparada, a empresa conta atualmente com dez
funcionários distribuídos ao longo dos setores.

Dessa forma, a Organização é representada no setor administrativo, por 01 proprietário, em que o mesmo executa a função de gerenciar a Vidraçaria – além de ter conhecimento técnico sobre os produtos, e por duas recepcionistas, sendo estas responsáveis pela recepção e atendimento dos clientes a loja; no setor operacional, onde são executados os pedidos emitidos pelo setor administrativo, a empresa conta com 07 funcionários treinados e capacitados para o trabalho com vidro e também responsáveis pelo serviço de entregar e instalação do produto solicitado.

Nesse contexto, objetiva-se identificar o conjunto de estratégias de marketing adotadas pela Vidraçaria com o propósito de conquistar novos clientes e
aumentar suas receitas. Especificamente, objetiva-se mapear quais as estratégias
de marketing utilizadas pela Vidraçaria e investigar a importância das estratégias
de marketing para o desenvolvimento da empresa.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – Análise SWOT

“A análise SWOT é uma ferramenta bastante útil para verificar qual é a atual situação da organização no momento estudado. Apesar de simples, esta ferramenta é bastante polêmica” (PÚBLIO, 2008, p.111). A aplicação da análise SWOT permite uma sistematização das informações apresentadas e obter uma visão estratégica para que se possa tomar uma decisão sobre o mercado, visto que estuda a competitividade de uma organização de acordo com quatro variáveis que dão origem ao seu nome (PÚBLIO, 2008).

A sigla SWOT é derivada da primeira letra das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.

Segundo Hooley, Saunders e Piercy (2005), o propósito da SWOT é duplo. Primeiro buscar relacionar os fatores mais significativos (internos e externos) que afetam a empresa e seus mercados. Em segundo lugar, observa onde os pontos fortes e fracos se cruzam com as oportunidades e ameaças. Ela pode ajudar na formulação da estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com