TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS E DEVERES DO PORTADOR DE DOENÇA MENTAL E USUÁRIO DE DROGAS

Por:   •  29/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE TERRA NORDESTE

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

JENNYFER SAUNDERS DE CASTRO BANDEIRA FORTE

SAÚDE MENTAL (EAD)

 

CAUCAIA-CE

2019.

 DIREITOS E DEVERES DO PORTADOR DE DOENÇA MENTAL E USUÁRIO DE DROGAS.

O portador de Doença Mental e os dependentes químicos possuem um amparo por meio da Constituição Federal de 1988 o que lhe garantes direitos e deveres como qualquer outro cidadão.  Fazendo parte desse direitos podemos citar : ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades e ser tratado com humanidade e respeito e no interesse de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade; ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração.

Além disso, para facilitar o conhecimento sobre os direitos e deveres do portador foi elaborada pela Escola do Serviço Social da UFRJ e o Ministério da Saúde um manual que é disponibilizado tanto por via digital quanto está disponível em redes de atendimentos de saúde. Neste manual estão descritos não só os direitos e deveres, mas inclui um conjunto de informações sobre internações, sobre que tipo de assistência procurar quando o paciente entra em um momento de crise, explica claramente o que é uma alucinação e um delírio, tornando-se assim um instrumento importante não só para família e pacientes, mas também para o profissional de saúde mental.

É existem também no campo das drogas uma política de redução de danos na qual se trata de estratégias que tem como objetivo diminuir as consequências indesejáveis do consumo de drogas para a saúde e para a vida social das pessoas, sem exigir necessariamente a abstinência ou a redução deste uso de forma indiscriminada para todos. De certa forma esta tática é positiva, visto que os dados são que até 70% dos dependentes que são acolhidos por essa política e se tornaram redutores de danos deixaram de ser dependentes químicos. Por outro lado esta forma de lhe dar com as drogas não elimina o problema como um todo, pois tem como seu foco principal apenas o dependente químico, e o cenário da droga é além do depende químico, é um mercado de produção a nível internacional, na qual existem produtores, transportadores, vendedores e por último é que vem o consumidor, ou seja, o dependente químico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com