TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA. EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA. EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PERÍODO LETIVO: 2015.1

SEMESTRE: 1º SEMESTRE

PROFESSOR PRESENCIAL: OZAIAS CARVALHO

DESAFIO PROFISSIONAL

CAXIAS-MA

2015

ISALINDA SOARES DA SILVA: RA: 1709132313

MAIARA GERALDA LIMA ABREU: RA: 2855182976

MARIA DE LURDES COSTA RA: 2868932780

RUANA PRISCILA COSTA ARAÚJO: RA: 2865966617

TATIANA CARDOSO DA SILVA: RA: 2851208251

DESAFIO PROFISSIONAL

CAXIAS-MA

2015

  1° PASSO – Principais motivos da mortalidade de pequenas e médias empresas

Não é possível atribuir um único fator a causa da mortalidade das empresas, em geral o fechamento é causado por um conjunto de problemas ou falhas. Entre os principais problemas está a ausência de planejamento, ausência de comportamento empreendedor e deficiência no processo de gestão empresarial.

 Sendo assim, apresentamos uma ferramenta essencial para o empreendedor: “O Plano de Negócios”,  um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que o sucesso seja alcançado. Ele deve ser elaborado de acordo com a necessidade do empreendimento, pode ser feito para empresas que vão entra no mercado ou para ajudar a reestruturar empresas que já atuam no mercado, mas estão com dificuldades.

Mediante as pesquisas realizadas, são seis os principais motivos de insucesso que levam pequenas e medias empresas a fecharem suas portas, tais como:

  • Planejamento: A falta de planejamento é um dos principais fatores de causa da sua curta duração no mercado, O planejamento é vital para uma empresa realizar as suas metas e si firmar no mercado.
  • Fracassam devido a inexperiência: Incompetência do empreendedor, falta de experiência de campo, falta de experiência profissional e experiência desequilibrada.
  • Fracassam devido a fatores econômicos: Lucros insuficientes, juros elevados, perda de mercado, mercado consumidor restrito e nenhuma viabilidade futura.
  • Fracassam devido a vendas insuficientes: Fraca competitividade, recessão econômica, vendas insuficientes e dificuldade de gerenciar estoques.
  • Fracassam devido a despesas excessivas: Dividas e cargas demasiadas e despesas operacionais elevadas.
  • Fracassam devido a outras causas: Negligência, capital insuficiente, clientes insatisfeitos, fraudes e ativos insuficientes.

2° PASSO – Plano de negócio restaurante Smak

O plano de negocio tem por objetivo buscar informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.

Irena deve contratar funcionários qualificados para agilizar no atendimento e ajudar na gestão do restaurante, a mesma deve estar ativamente à frente do restaurante (recepcionando e conhecendo o gosto do cliente), modificar o cardápio (acrescentar outros tipos de comidas) de acordo com o gosto de cada cliente, fazer uma reforma para melhorar o ambiente interno e externo do restaurante, mediante ao plano de negocio, boa localização do restaurante e o aumento de turista na região Vale da Felicidade, aumentará a clientela e trará bons lucros para o restaurante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (43.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com