TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS:  TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Introdução _______________________________________________________ 01

Análise SWOT ____________________________________________________ 05

Diagnóstico ______________________________________________________ 07

Conclusão _______________________________________________________ 08

Bibliografia_______________________________________________________ 09

1. INTRODUÇÃO

Este desafio profissional será o de elaborar soluções para os problemas do restaurante Smak, esta história se passa no município Vale da Felicidade que tem várias atrações turísticas, entre elas as casas com arquitetura típica, fauna e flora preservada, pequenas cachoeiras e ainda com quatro restaurantes entre eles o restaurante Smak da família Partala administrado pela Dona Irena Partala uma senhora viúva que se viu sozinha para administrar o negócio que seu esposo deixou, que está com problemas de administração. Tendo em vista que os restaurantes têm comidas típicas e cardápio diversificado como lanches prontos, churrasco e comida a quilo, Irena que ostenta o seu negócio com arquitetura típica polonesa, aos finais de semana se desdobra em fazer o serviço administrativo, limpeza do local, caixa e as tarefas da cozinha, ela conta com a ajuda do seu cozinheiro Ademir que tem grande experiência em culinária, mas o rapaz só pode fazer o que ela determina, pois faz questão em definir o cardápio, conta também com a ajuda do seu Lourival amigo da família que faz o trabalho de garçom. Nos dias em que o número de clientes é reduzido ela realiza os serviços financeiros como pagamento de contas, fornecedores e cotação, são tantas tarefas que sempre se esquece de fazer um pedido e pagar uma conta e com isso está perdendo cliente e o seu restaurante deixando de faturar.

Apesar do restaurante está bem localizado Dona Irena tem dificuldades em administrar o seu negócio e com a ferramenta SWOT podemos ajudá-la a resolver, atraindo os cliente em potencial que possibilitará a estabilidade do restaurante SMAK

01

O que leva empresas a terem insucesso?

Estudos indicam que três a cada dez empresas brasileiras, fecham um curto período de dois anos. Segundo o SEBRAE essas empresas tendem a culpar a falta de clientes, a alta da carga tributária, e muitas vezes acabam brigando entre si, em caso de sócios, o que ocasiona a falência.

Vimos que, é sim possível diminuir a probabilidade de falência, empresários que sobrevivem aos primeiros anos do negócio, demonstram grande capacidade empreendedora, e uma boa logística operacional.

Fatores que agravam e que levam a falência além da falta de visão; são:

Não enxergar a longo prazo: Fazer planejamento, saber administrar, ajudar a operação saudável;

Controle financeiro: Desconhecer dos conceitos financeiros, não fazer planejamento como orçamento empresarial do ano;

Não ter senso de realidade: Ser otimista é bom, porém é necessário manter os pés no chão, ter autodomínio e não criar fantasias.

Falta de planejamento: Antes de abrir um negócio, é necessário estudar todos os aspectos que o envolvem. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre sua atividade, maiores são as chances de sucesso.

Copiar modelos existentes: É um erro reproduzir integralmente um modelo de negócio já existente no mercado, sem fazer inovações. Para se obter sucesso, é necessário haver alguma inovação em relação ao produto ou serviço oferecido pela concorrência.

Não acompanhar a rotina da empresa: Deixar a empresa só nas mãos de terceiros é arriscado. A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor.

Descontrole do fluxo de caixa: A empresa deve adotar um sistema de controle da entrada e saída de dinheiro. Além disso, é preciso ter o hábito de checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos.

Falta de divulgação da marca: Para um marketing mais eficiente, é necessário entender o mercado, saber onde o público dele está e do que ele gosta. A partir destas informações, estabelece-se uma estratégia e a propaganda ideal é direcionada para os clientes.

Não se adaptar às necessidades do mercado: Empresários que não gostam de mudanças e são fechados a novidades tendem a ficar para trás. É importante que o mesmo se mantenha antenado às tendências do seu ramo de atividade. O consumidor quer novidade e quem não se adaptar tende a perder espaço

Ferramenta de plano de negócio:

Contratação de novos funcionários

Serão contratados:

- Assistente administrativo responsável pela parte administrativa, fluxo de caixa, recebimento e pagamento das contas, pedido de mercadoria e RH da empresa.

- Garçom extra para horários e dias de maior fluxo de cliente

- Auxiliar de cozinha para ajudar na preparação das matéria prima dos pratos e na organização da cozinha

- Auxiliar de Serviços Gerais para a limpeza do restaurante

- Operadora de Caixa para fazer o recebimento das comandas e valores referente a venda

Especialização e Capacitação dos colaboradores

Oferecer curso de capacitação para os colaboradores com parcerias as instituições de ensino, com isso o restaurante terá colaboradores com capacitação e motivados para atender melhor os clientes, prestando assim um excelente atendimento

Conhecer a concorrência e o que ela oferece

Serão realizadas visitas aos concorrentes e verificando o que eles oferecem de diferencial, quais tipos de comidas, lanches, sucos, doces e o atendimento ao cliente

Marketing

Divulgar o restaurante com panfletos, mostrando ao cliente que aquele restaurante é o único na região que tem a comida típica polonesa e comida da região também.

Cardápio e Promoções

Os cardápios terão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com