TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DUAS ESTRATÉGIAS – A QUE FUNCIONOU E A QUE NÃO FUNCIONOU

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CLAUDIA GONÇALVES

DANIELE NOGUEIRA SANTOS

FABIO GABRIEL CUNHA HALLGREN

MANOELA FREITAS FERNANDES

BLOCKBUSTER X NETFLIX

DUAS ESTRATÉGIAS – A QUE FUNCIONOU E A QUE NÃO FUNCIONOU

Santos – São Paulo

2016

[pic 2]

CLAUDIA GONÇALVES

DANIELE NOGUEIRA SANTOS

FABIO GABRIEL CUNHA HALLGREN

MANOELA FREITAS FERNANDES

BLOCKBUSTER X NETFLIX

DUAS ESTRATÉGIAS – A QUE FUNCIONOU E A QUE NÃO FUNCIONOU

Trabalho Final apresentado para avaliação na disciplina de Estratégia Empresarial, do curso de Administração, turno noturno da Faculdade Esamc, ministrado pelo professor Fernando Carlos Buzzeto.

Santos – São Paulo

2016

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo abordar e relatar as estratégias adotadas pela empresa BLOCKBUSTER em relação as mudanças no setor de áudio e vídeo diante dos avanços tecnológicos que trouxeram a predominante era digital. Nos últimos 20 anos muitas empresas tiveram que se adaptar ou fechar as portas, principalmente no mercado de áudio e vídeo. Inicialmente houve chegada do CD (Compact disc) e DVD (Digital Versatile Disc), que logo viria a banir a fabricação de fitas VHS, K7, e do disco de vinil. Até que a internet se expandiu e atraiu a atenção com propostas inusitadas como canais de vídeo, canais de música e disponibilização de downloads. Com tantas facilidades, o público passou a não se interessar mais em locação de filmes, ou compra de CD's ou DVD's, uma vez que poderia assistir ou ouvir, o que quisesse, a qualquer hora, com baixíssimo custo e sem precisar sair de casa.

SUMÁRIO        

1.        APRESENTAÇÃO        

1.2.        BLOCKBUSTER NO BRASIL        

1.3.        BLOCKBUSTER NO MUNDO        

2.        NETFLIX        

2.1. HISTÓRIA NETFLIX        

3.        NETFLIX X BLOCKBUSTER        

3.1. REVOLUÇÃO DIGITAL        

4.        MERCADO DE ÁUDIO E VÍDEO        

4.1. AVANÇO DA INTERNET        

5.        NETFLIX E BLOCKBUSTER: SUCESSO PARA UM, FALÊNCIA PARA O OUTRO.        

5.1. FATORES QUE CULMINARAM NA FALÊNCIA        

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



  1. APRESENTAÇÃO

        A BLOCKBUSTER, uma rede locadora de vídeos, inaugurou sua primeira loja em 1985 por David Cook, na cidade de Dallas, estado americano do Texas, numa época em que a locação de vídeos era um negócio relativamente novo, e em dois anos tornou-se uma rede com 19 lojas no mercado. Dois anos depois o David Cook vendeu a empresa, que já contava então com 200 lojas na rede, para o milionário Wayne Huizenga, que começou a expansão internacional e transformou a empresa em uma gigante rede do segmento de locação de vídeos encerrando o ano com mais 100 novas lojas abertas.

  1.  BLOCKBUSTER NO BRASIL

        Em 1994 a rede chegou ao Brasil, através de um acordo de franquia entre o Grupo Moreira Salles e a matriz americana. A primeira loja foi inaugurada 1995, em Itaim Bibi, São Paulo/SP. No mesmo ano outras 12 lojas foram inauguradas, e em pouco mais de dez anos a rede se transformou em um enorme sucesso no mercado brasileiro. Em janeiro de 2007 a Lojas Americanas comprou por R$ 186.2 milhões a operação brasileira da BLOCKBUSTER, então com 127 lojas. Poucos meses depois, as tradicionais lojas e enormes letreiros da BLOCKBUSTER começaram a serem substituídos pela Americanas Express, cabendo a BLOCKBUSTER um espaço interno (aproximadamente 80 m² a 100 m²) nos novos modelos de lojas. Em 2008, foi lançada a BLOCKBUSTER ONLINE, serviço de aluguel de filmes pela Internet. Tendo a sua disposição um acervo com mais de 20.000 títulos, o cliente adquiria o serviço através de uma assinatura mensal e recebia confortavelmente seus filmes em casa. Não havia prazo para devolução e nem multa por atraso. O serviço está disponível em aproximadamente 140 cidades brasileiras. Atualmente a BLOCKBUSTER está presente dentro de aproximadamente 220 lojas das Americanas Express.

  1. BLOCKBUSTER NO MUNDO

        Ingressou no mercado europeu em 1989 adquirindo a loja The Ritz Chain em Londres, e iniciou a década de 90 abrindo sua primeira loja em Porto Rico, começando a operar no Canadá, lançando o sistema de franquias para desenvolver lojas na Austrália e adquirindo a Errol’sVideo, a terceira rede de locação dos Estados Unidos. Na


época a empresa já era um gigante em seu segmento, despertando o interesse da poderosa Viacom, um dos maiores grupos especializados em entretenimento do mundo, que comprou a BLOCKBUSTER em 1994 por impressionantes US$ 8.4 bilhões, encerrando o ano com mais de 4.500 lojas abertas. Em 1996, a BLOCKBUSTER ENTERTAINMENT CORPORATION foi renomeada para simplesmente Blockbuster Inc. e as lojas de varejo para BLOCKBUSTER, excluindo a palavra vídeo, uma clara demonstração que a oferta de produtos ia muito além do que somente alugar filmes. Neste mesmo ano fechou acordo com a Sony para oferecer promoções com o objetivo de difundir o DVD. Era o começo de uma nova era.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (271.2 Kb)   docx (79.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com