TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Teoria Clássica à Contingencial Análise Crítica dos Artigos

Por:   •  6/12/2021  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Da Teoria Clássica à Contingencial

Análise crítica dos artigos

O artigo busca trabalhar com as ideias centrais das teorias administrativas como a Clássica, Relações Humanas, Comportamentalista, Estruturalista Burocrática E A Contingencial, e buscar das mesmas as contribuições ou influencias que exercem ou exerceram na competitividade das organizações.

Observamos com o texto que a evolução das teorias surgem a partir da crítica e pela busca da melhoria da produção, e nisso os interesses do trabalhador começam a ser palco da discussão entre as teorias, mas dentro da centralidade da mesma caímos sob a mesma conclusão o foco pela busca de eficiência, logo uma maior produtividade. O que nos leva a questionar que a força de trabalho desse individuo, no aumento de sua produtividade se faz mais relevante para a organização do que de fato a inserção do mesmo no processo organizacional. Então em que momento esse indivíduo realmente será valorizado e se torna parte do processo, deixando de ser um telespectador do próprio protagonismo?

A conclusão que se chega com esse estudo é que para a organização ser competitiva, ela precisa possuir os fatores da vantagem competitiva que são defendidos por Porter (2004) e as ideias centrais da teoria da Contingência têm uma maior contribuição à competitividade, considerando-se o destaque que dão para que as empresas busquem de modo eficiente a se ajustar com as variações das demandas do mercado.

O trabalho foi muito objetivo e didático ao expor cada teoria administrativa, não deixando a leitura maçante, tornando esse um ponto forte. Apesar do artigo trabalhar as primeiras teorias que vão moldar o mercado até a atualidade, ele não aborda ou listar outras teorias que poderiam contribuir com a temática proposta quanto a competividade das empresas, o que fez disso um ponto fraco.

Teorias administrativas. Abordando seus aspectos centrais, para compreender como as mesmas contribuem na competitividade das organizações, auxiliando assim na observação de qual a melhor teoria aplicado ou no auxílio de identificação de qual teoria está sendo colocado em pratica dentro de uma organização.

O próprio artigo já sugere uma ampliação do tema tratado as outras teorias para além de indicar pesquisas futuras sobre a identificação das influencias das ideias aos integrantes da cadeia de suprimentos. Mas, apesar da proposta do próprio trabalho, acredito que um trabalho sobre como essas teorias podem influir ou até mesmo melhorar o desempenho dos setores públicos quanto a organização de suas demandas.

Dentre as teorias estudadas a teoria Contingencial, é que mis contribui com outros estudos como vantagem competitiva, pois a mesma traz a concepção de as organizações atuam em ambientes diferentes, e o mesmo está em constante transformação, o que requer das empresas uma adaptação a essas mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (144.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com