TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De acordo com o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de processos

Pesquisas Acadêmicas: De acordo com o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.523 Palavras (15 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 15

1 – SOLUÇÃO DO CASO:

PRIMEIRO DESAFIO – Gestão de projetos

De acordo com o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos podem ser organizados em cinco grupos de processos:

1 - Processos de Iniciação – autorização do projeto ou fase

2 - Processos de Planejamento – são processos iterativos de definição e refinamento de objetivos e seleção dos melhores caminhos para atingir os objetivos.

3 - Processos de Execução – execução dos planos do projeto: coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano

4 - Processos de Monitoramento e Controle – medição e monitoramento do desempenho do projeto. Garantem que os objetivos do projeto são alcançados através do monitoramento e medição regular do progresso, de modo que ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.

5 - Processos de Encerramento ou Finalização – aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para a sua finalização.

Os grupos de processo são ligados pelos resultados que produzem: o resultado de um processo frequentemente é a entrada de outro. Os cinco grupos de processos possuem conjuntos de ações que levam o projeto adiante, em direção ao seu término.

Dentro dos cinco grupos de processos existiam duas categorias de processos: básicos e facilitadores. Esses termos foram eliminados para garantir que todos os processos de gerenciamento de projetos nos grupos de processos de gerenciamento de projetos tenham o mesmo nível de importância.

As atividades no caminho crítico são monitoradas ativamente quanto a deslizes, enquanto os deslizes nas atividades do caminho não crítico são verificados periodicamente.

Repetir os processos de iniciação antes da execução de cada fase é uma maneira de se avaliar se o projeto continua cumprindo as necessidades de negócio. Envolver as partes interessadas no projeto em cada uma das fases é uma maneira de aumentar as probabilidades de satisfação dos requisitos do cliente, além de servir para fazê-los sentirem-se envolvidos no projeto – o que muitas vezes é essencial para o sucesso do mesmo.

O gerente de projetos precisa monitorar e comunicar o desempenho do projeto. Os resultados do trabalho que estiverem abaixo de um nível de desempenho aceitável precisam ser ajustados com ações corretivas para que o projeto volte a estar em conformidade com as linhas de base de custo, prazo e escopo. A comunicação do desempenho do projeto é um dos principais elementos para o gerenciamento de projetos bem sucedido

As nove áreas de conhecimento do projeto são:

1- Gestão de Escopo – é o Conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças.

2 - Gestão de Tempo - descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto.

3 - Gestão de Custo - descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa de gastos e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do budget aprovado.

4 - Gestão de Qualidade - garante que o projeto irá satisfazer os objetivos para os quais foi realizado.

5 - Gestão de Recursos Humanos - descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.

6 - Gestão de Comunicação - refere-se aos processos relativos à geração, coleta, disseminação, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada.

7 - Gestão de Riscos - conjunto de ações para identificar, medir e tratar os riscos de forma a minimizar os impactos no sucesso do projeto.

8 - Gestão de Aquisição - planejar e realizar concorrência para compra de produtos e serviços e, administrar o contrato até seu encerramento.

9. Gestão de Integração do Projeto - processos que integram todas as áreas mencionadas. Identificam, definem, combinam, unificam e coordenam os grupos do projeto.

SEGUNDO DESAFIO – Administração da Produção e Logística

As Variáveis que os administradores precisam levantar para tomar a decisão de localizar uma empresa e os métodos e técnicas de localização.

Essas variáveis são os principais componentes do estudo da administração nas organizações das empresas. Uma complementa a outra, sendo assim elas são influenciadas uma pela outra.

São cinco variáveis básicas da teoria geral da administração:

1 – Tarefas - é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência

aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais. O importante é que as tarefas sejam cumpridas dentro de prazos estabelecidos. Para abreviar o tempo de execução uma tarefa e reduzir custos são feitos estudos da organização do trabalho que observam a empresa como um sitema fechado, mecânico, previsível. A regra é a produtividade.

2 – Estruturas - é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações. Não apenas devem-se racionalizar as tarefas, mas também formalizá-las em documentos que definam com precisão o que deve ser feito e por quem, além de determinar a estrutura hierárquica da empresa.

3 – Pessoas - é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações. Percebe-se que não basta atender às necessidades dos funcionários para melhorar seu desempenho, mas também integrar os objetivos organizacionais e individuais.

4 – Tecnologia - é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional. O aspecto tecnológico na administração, tanto no âmbito pessoal (conhecimento, habilidades, competências) quanto no material (capital, matérias-primas, maquinário).

5 – Ambiente - é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem. A aplicação de técnicas administrativas é dependente das condições do ambiente, que podem variar livremente ou não, dependendo da área de atuação da empresa.

Planejamento da Capacidade

Fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com