TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças De Processos E Projetos

Dissertações: Diferenças De Processos E Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

DIFERENÇAS DE PROCESSOS E PROJETOS

Definições

Projeto – É feito por pessoas e sofre restrições, principalmente de tempo e custo. Pode ser planejado de forma progressiva e é realizado para se atingir um determinado objetivo com características singulares. Tem início meio e fim.

Processo – Conjunto de ações seqüenciais, que indicam o passo a passo a ser seguido para se atingir um determinado objetivo. É feito para ser perpetuado e padronizar a forma de se obter um determinado resultado.

Entre os dois conceitos apresentados, a maior diferença está no fato de que um projeto é feito para acabar quando seu objetivo é atingido, enquanto que um processo é feito para serem perpetuados atingidos resultados cada vez mais padronizados.

RISCOS E GERENCIAMENTO DE RISCOS

Um risco é a ocorrência de um evento que possa comprometer o andamento do projeto (cronograma, orçamento e qualidade). Análise de Riscos é o processo de identificar, analisar e responder a estes eventos.

Risco é relacionado a quantidade e qualidade de informação disponível: quanto mais incertezas, maior o risco. Um detalhe importante é que riscos são sempre associados a fatos ruins e negativos, mas, também podem causar impactos positivos nos projetos, fazendo com que apareçam oportunidades de melhoria.

Planejar o gerenciamento de riscos especificará qual a metodologia irá se utilizar quando encontrá-los, e o que irá fazer para corrigi-los, qual o orçamento, quais os limites de riscos serão aceito pela organização, etc.

Esse é um gerenciamento que exige, entre outras coisas, muita criatividade. Imaginar todas as circunstâncias e desdobramentos possíveis de cada decisão tomada no projeto, podendo assim encontrar o que pode dar certo e errado, exigindo esforço, comprometimento e, acima de tudo, informação. Informações históricas, documentos, entrevistas, reuniões, etc., elaborando assim, uma grande lista de riscos do projeto sem qualquer descarte.

AS CINCO FASES DO PROJETO

INICIAÇÃO - É a fase onde “damos partida" oficialmente ao projeto através do Termo de Abertura, processo que pressupõem entradas, ferramentas e saída. Aqui, todos os envolvidos nesta fase reconhecem que um projeto ou fase deve começar e se comprometem para executá-lo.

PLANEJAMENTO - É a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado pelo projeto, incluindo cronogramas, interdependências entre atividades, alocação de recursos envolvidos, análise de custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado, sem dificuldades e imprevistos. Nessa fase, os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos.

EXECUÇÃO - É a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante esse processo. Grande parte do orçamento e do esforço do projeto é consumida nessa fase.

CONTROLE - É a fase que acontece paralelamente as de Planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com