TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decisões Acertadas e Respectivas Consequências

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Empresa ALFA S.A

Relatório de Gestão

Ano 1

Decisões acertadas e respectivas consequências:

  • A empresa Alfa acertou em fortalecer a sua marca, em especial no mercado “local”. Como resultado, o Market Share da empresa nessa região, que era de 15% no final do primeiro período, passou para 25,67% ao final do primeiro ano. Destaque também para o mercado “externo” onde a empresa ocupa a segunda posição no mercado com um Market Share de 17,92%.
  • Além disso, a aquisição de novas bancadas e a contratação de novos funcionários permitiram à empresa aumentar o seu volume de produção e as vendas ao longo do ano.
  • A empresa optou, também, por realizar treinamento com os novos funcionários, resultando assim no aumento da produtividade do quadro funcional.

Decisões equivocadas e respectivas consequências:

  • Aquisição de insumos acima da quantidade necessária para a produção. Como consequência dessa decisão a empresa teve custos extras de armazenagem e impacto no caixa (necessitou utilizar empréstimos compulsórios com juros maiores).
  • Adoção de uma política agressiva de redução de preços no segundo trimestre. Essa medida gerou uma diminuição na rentabilidade da empresa, pois as vendas não aumentaram de acordo com o esperado.

Oportunidade ambiente externo:

  • A empresa Alfa vê como principal oportunidade uma maior inserção dos seus produtos nas regiões sedes da concorrência.  Com isso, a empresa almeja um aumento significativo no volume de vendas e um fortalecimento ainda maior da marca nessas regiões.

Ameaça ambiente externo:

  • A empresa percebe como ameaça a eficácia de alguns concorrentes em relação à rentabilidade dos negócios e o desempenho similar à empresa por parte de outros concorrentes. Isso faz com que a Alfa S.A busque novas estratégias a fim de subsidiar um esforço adicional para o aumento nas vendas e também reforce a atenção àqueles concorrentes com desempenho similar no mercado.
  • Outra ameaça diz respeito à pressão sindical em busca de aumentos salariais acima da inflação. Esse fato pode representar risco para a rentabilidade da empresa e, a estratégia da Alfa para esse desdobramento, é evidenciar as políticas e benefícios concedidos, bem como o excelente clima organizacional.

As referidas decisões e os impactos na saúde financeira da empresa podem ser observados nos dados de rentabilidade do quadro a seguir, bem como no DRE - Demonstrativo de Resultado da Empresa:

[pic 1]

[pic 2]

Atenciosamente,

________________________

Adelir Lamonatto

Diretor de Produção

________________________

Alessandro Oliveira

Diretor Financeiro

________________________

Alexandre Ferreira

Gerente de Marketing

________________________

Anderson Cardoso

Gerente de Aquisição

________________________

Adamastor Rangel

Gerente de RH

Porto Alegre-RS, 17 de março de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (196.7 Kb)   docx (972 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com