TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições e conceitos de alterações organizacionais

Artigo: Definições e conceitos de alterações organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

DEFINIÇÕES E CONCEITOS

Mudança Organizacional

Devido a um ambiente de alta satisfação ao cliente, fica cada vez mais difícil de atingir as organizações. Então veem a necessidade de acompanhar as oscilações mercadológicas, tendo mudanças continuamente para criar um diferencial competitivo procurando aumentar a qualidade dos produtos e de diminuir seus custos operacionais. Mudança Organizacional nada mais é do que qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer consequências na eficiência e eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, a fim de satisfazer o seu cliente externo e por consequência vencer a briga com o seu concorrente. Existem vários fatores que forçam a mudança organizacional entre eles estão: O Envelhecimento Precoce o produto sendo substituído por outro mais avançado. Evolução Tecnológica o concorrente adquiriu uma tecnologia que venha a facilitar no processo de produção (produzido em massa) e por consequência diminui custos operacionais e preço de venda.

Paradigmas

Paradigma significa padrão, mais estudos mostram que nós desenvolvemos as nossas próprias perspectivas na forma como fazemos as coisas. Essas regras são chamadas de paradigmas. Sem perceber, consideramos como verdades absolutas e como pressupostos básicos sobre a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com as pessoas. Os paradigmas funcionam como hábitos e nos ajudam a resolver problemas do dia a dia, mas também nos impedem, de ver novas oportunidades. Passamos a acreditar que a maneira habitual de realizar alguma tarefa, por exemplo, é a única maneira possível. Neste caso, os paradigmas tornam-se barreiras a nossa capacidade de aceitar e compreender as novas ideias ou novos produtos.

Alguns paradigmas a serem quebrados por profissionais e estudantes universitários:

• Planejamento deve ser utilizado apenas nas organizações;

• Criar uma “marca” é só para produtos e empresas;

• Marketing é muito caro para ser implantado em nossa vida pessoal;

• Elaborar um plano como objetivos e metas é perda de tempo para um profissional;

• Não precisa aprender a vender;

• Não nasci para vender, o vendedor já nasce sabendo;

• Sucesso é questão de sorte e de competência técnica.

No entanto, quebrar estes paradigmas e programar um plano de gestão profissional poderá criar as condições ideais para o sucesso pessoal e profissional.

Quebra de paradigmas

As tecnologias e os conceitos vêm sendo substituídos de maneira muito rápida, caberá aos indivíduos acompanhar essas mudanças. A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos, a substituição de paradigmas é uma das formas de evitar a falência das empresas. Mudanças é correr riscos, saber identificar o que é certo e errado é fundamental e por fim analisar uma maneira viável para que a empresa obtenha bons resultados, a empresa devera estar ciente que irá encontrar resistência por parte de algumas pessoas, estas são chamadas de paradigmáticas, ou seja, apegadas a paradigmas anteriores. A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma mudança na administração das organizações de uma forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recente obtendo assim renovação constante. A quebra de paradigmas possui aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra.

Como uma empresa deve preparar-se para mudar sempre que necessário

Dentro do processo de mudança em uma empresa, existem os líderes de mudanças e os agentes de mudanças. Os primeiros são quem conduzem o processo, mas os segundos são quem, de fato, fazem acontecer. A consultoria afirma que o grande papel do líder é convencer e motivar os funcionários a se transformarem em agentes de mudança. E quanto mais agentes de mudanças houver dentro de uma empresa, maior é a chance das mudanças serem bem-sucedidas. Mudar não é uma opção para as empresas e profissionais da atualidade, é uma necessidade. Mudar internamente para se adaptar as mudanças externas, mudar para sobreviver, mudar para se destacar. Mudar para não vir a perder mercado, serem absorvidas ou até vir a desaparecer, como tem varias empresas, que se consideravam sólidas mais, no entanto foram “atropeladas” por mudanças tais como tecnologias avançadas e por inovações constantes. A empresa deve ter visão, capacidade de enxergar no horizonte, cenários, ameaças e oportunidades e antecipar-se. É necessário observar o que acontece ao redor, analisar os fatores externos, antever o futuro e se preparar para as possíveis mudanças antes mesmo que elas aconteçam. As empresas que querem sobreviver nessa era de mudança devem ter visão de futuro e preparar-se hoje pra o que poderá acontecer no amanhã.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »