TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Industria de Bebidas Pira

Por:   •  12/10/2015  •  Ensaio  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera de Negócios de Belo Horizonte

[pic 1]

Atividade: Desafio Profissional

Indústria de Bebidas Pira

Curso: Administração

Disciplinas: Teorias da Administração e Economia

Alunos:

Cristina Monteiro Correa – RA 1299118139

Gleice Kelly da Silva Oliveira – RA 0168561890

Kelly Ferreira da Silva – RA 1299118479

Mike Almeida da Cruz – RA 1299118201

Maurício Pereira de Magalhães – RA 1299122100

Thiago Sampaio França de Menezes – RA 1299117745

Tutor: Antônio Marcos Pereira

Belo Horizonte

2015

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO         03

2. INTRODUÇÃO         04

3. A INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA        05

   3.1. APRESENTAÇÃO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS        05

   3.2. GESTÃO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA        06

   3.3. PERFIS DOS SUCESSORES DO DR. JOÃO        07

      3.3.1. IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS        07

      3.3.2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS        08

   3.4. ANÁLISES ESTRATÉGIAS        10

   3.5. DIAGONÓSTICO DO GRUPO        11

      3.5.1. ESTRUTURAL        11

      3.5.2. GESTÃO        13

4. CONCLUSÃO        14

5. BIBLIOGRAFIA        15


  1. Apresentação

Neste trabalho os filhos do Dr. João, atual diretor geral da Indústria de Bebidas Pira, terão seus perfis avaliados de acordo com as atribuições necessárias para que um deles assuma a diretoria da empresa, dando continuidade ao trabalho já iniciado pelo seu pai. Esta avaliação será necessária para definir a capacidade de cumprir o principal objetivo que é alavancar o negócio da família mudando o formato de gestão empírico para um modelo eficaz de gestão.

Também será proposto um novo modelo de organização hierárquica, extinguindo alguns cargos e criando alguns setores, a fim de melhorar os processos produtivos e administrativos possibilitando a empresa um maior crescimento "perante o mercado".


  1. Introdução

Atualmente as empresas familiares são predominantes no mercado atual em diversos segmentos. Devido a competitividade, cada vez mais as empresas para obter melhores resultados, buscam o crescimento e deixam a gestão familiar e passam para a gestão corporativa.

Um dos pontos principais que fazem as empresas familiares continuarem ou não no mercado se dá no momento da sucessão, onde quase em todos os casos os fundadores optam por não contarem com auxílio de profissionais capacitados e simplesmente repassam aos sucessores, na grande maioria os filhos, que normalmente não possuem um conhecimento geral dos processos da empresa, o que causa o fechamento das mesmas.

Analisando os prós e os contras, podemos definir que não há uma receita pronta para que essas empresas se consolidem no mercado, já que muitos profissionais não buscam conhecimentos para se atualizarem de acordo com as constantes mudanças. Se por um lado essas empresas costumam apresentar produtos de qualidade, por outro se esquecem de se atualizar e são “engolidas” por empresas de grande porte com produtos de valores inferiores e de maior acesso aos consumidores.

  1. A Indústria de Bebidas Pira
  1. Apresentação da Indústria de Bebidas Pira

Fundada em 1985 por iniciativa de João de Barros, a Indústria de Bebidas Pira se localiza na região metropolitana de São Paulo.

O doutor João como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma história de vida repleta de superação.

De origem nordestina, chega a São Paulo em 1956 com apenas 14 anos para trabalhar como vendedor de fumos e bebidas no mercado público de São Paulo.

Já casado e com dois filhos pequenos, em 1965 Dr. João adquire um pequeno alambique para produzir conhaque e cachaça. Em pouco tempo o processo artesanal de produção passa a ser industrial com equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento.

A demanda cresce na mesma velocidade que a empresa se consolida no mercado regional. Hoje os produtos fabricados pela indústria de bebidas Pira são referência em sabor e qualidade em todo o Brasil.


  1. Gestão da Indústria de Bebidas Pira

 

Desde sua fundação até os dias de hoje, os mercados mudaram e a competição tornou-se mais acirrada. O perfil do consumidor moderno, agora imerso em redes sociais podendo compartilhar informações em tempo real transformaram o panorama de comunicação entre empresas e clientes. Perfis de consumo bem como segmentação de mercados podem ser pesquisados nesse novo meio de conhecer o cliente, seus desejos, anseios e necessidades. Dr. João vem administrando a empresa de forma empírica e muitas vezes pouco eficiente nos desafios de hoje. Ambos os filhos não possuem conhecimentos técnicos em administração o que levaria novamente a uma administração empírica da empresa.

Analisando então como é o mercado de bebidas, especialmente cachaça e conhaque, chegamos à conclusão que a empresa do Dr. João atinge um público de classe B, C e D. As bebidas de classe B possuem uma maior margem de lucro com demanda praticamente constante, uma vez que a empresa faz poucas campanhas publicitárias para esse produto por considerar um mercado inelástico. Já as bebidas de classe C e D possuem uma menor taxa de lucro, porém um volume maior em vendas. O grande desafio desse produto é manter-se com uma boa fatia de mercado, visto que é um mercado bem concorrido com várias outras marcas a preços bem competitivos.

Nesse mercado os consumidores não são fiéis à marca, pois substituem um produto por outro semelhante de maneira rápida. Uma pequena variação no preço das bebidas nessa faixa de mercado também implica em grande perda de consumidores, visto que o contrário também é válido. Se houver uma queda nos preços o consumo aumenta podendo-se analisar bem o efeito oferta/demanda.


  1. Perfis dos Sucessores

3.3.1 Identificação das Habilidades e Competências

Quadro 1 - Diagnóstico De Competências

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES OU DEFICIÊNCIAS

PAULO

IRAN

KNOW HOW

X

-

APRENDER A APRENDER

X

X

APLIAR CONHECIMENTO

X

-

TRANSMITIR CONHECIMENTO

-

X

COMPARTILHAR CONHECIMENTO

-

X

APLICAR CONHECIMENTO

X

-

VISAO GLOBAL E SISTEMICA

X

-

TRABALHO EM EQUIPE

X

-

LIDERANÇA

X

-

MOTIVAÇÃO

X

-

COMUNCAÇÃO

X

X

AVALIAR A SITUAÇÃO

-

-

TER ESPIRITO CRITICO

-

X

JULGAR OS FATOS

-

X

PONDERAR COM EQUILIBRIO

-

X

DEFINIR PRIORIDADES

X

X

ATITUDE EMPREENDEDORA

X

X

INOVAÇÃO

X

-

AGENTE DE MUDANÇA

X

-

ASSUMIR RISCOS

X

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com