TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional: Amor de bebê

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.753 Palavras (16 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Curso de Bacharelado em Administração

Kethleen Ayres Lara – 9364306726

8° Semestre

Desafio Profissional:
Amor de bebê

Tutor: Flavio de Jesus Teixeira

Campinas/ SP
20/11/2017

Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar as etapas desenvolvidas do Desafio Profissional das disciplinas de Gestão de Qualidade, Administração de Materiais e Logística, Pesquisa Operacional, Jogos de Empresas e Estratégica e Dinâmica Competitiva.

Sabemos que no mercado globalizado que estamos inseridos a competição é cada vez mais acirrada, o que obriga as empresas a criarem continuamente um plano estratégico, que tenha como resultado a melhoria contínua.

Dentro das etapas abaixo, será mostrado a importância de cada uma delas, e também será elaborado um plano estratégico de melhorias para a empresa Amor de bebê.

PASSO 1

1- Analise Geral da Organização

 – Quem somos?

Há 5 anos presente no mercado infantil, a empresa Amor de Bebê é uma empresa familiar que atua na fabricação de mamadeiras. Nos últimos dois anos à organização vem passando por diversos problemas relacionados a gestão administrativa, e também de competitividade de mercado.

– Missão

Crescer e se tornar uma referência no mercado infantil, alavancando o crescimento da organização, resultando em crescimento para colaboradores, fornecedores e clientes, com responsabilidade social de manter preços justos e competitivos.

– Visão

Fidelizar e conquistar os clientes, proporcionando as crianças produtos de qualidade que permitam um saudável desenvolvimento infantil.

– Stakeholders

Stake= Interesse, participação, risco e Horlders= é aquele que possui, juntos o significado de Stakeholders é publico estratégico, pois descreve uma pessoa ou um grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.

No caso da Amor de bebê, podemos identificar três Stakeholders primordiais, primeiramente sendo um dos mais importantes pois causam alterações em vários pontos da organização temos os concorrentes, que atuam no sentido contrário à empresa analisada. Em segundo temos os fornecedores que são de suma importância, sem o material fornecido por eles não seria possível a produção das mamadeiras, eles são decisivos no que diz respeito a qualidade e prazos de entrega dos produtos. E como último sendo o mais importante, temos os clientes, através deles as vendas da empresa são mantidas, fazem com que a organização alterem seus preços, politicas, e até mesmo formato, modelo e aparência dos produtos. Como secundários ainda existem a família proprietária, o Estado e também sindicados que regem os funcionários, estes agentes influenciando no funcionamento organizacional.

 – Tendências do Mercado

Nos dias atuais, tendo a contribuição também da globalização, podemos perceber como os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes. No caso da Amor de Bebe, é mais delicado ainda, pois a mesma fornece produtos para bebes, um público que necessita de extremo cuidado, pois os pais estão cada vez mais exigentes quanto aos produtos que chegam aos seus filhos, sendo cruciais a estes produtos a funcionalidade e praticidades. Que traz um grande peso na hora da escolha.

Desta forma, a Amor de Bebê deve buscar formas inovadoras, com multifuncionalidades nas mamadeiras, resistência e adaptabilidade ao dia a dia da criança.

– Analise SWOT (Matriz FOFA)

Swot é a sigla em inglês para Strengths, Weakness, Opportunities, Threats. No Brasil a conhecemos como FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas, Oportunidades). É Uma metodologia clássica da Administração criada na década de 60, na Universidade de Stanford, por meio de estudos das 500 maiores corporações Norte Americanas da época.

Através dela temos um diagnostico completo sobre a organização, que ajuda identificar os principais fatores internos a serem trabalhados e os pontos externos que demandam atenção.

Em suma a análise Swot pode ser resumida na frase do Livro Arte da Guerra, por Sun Tzu, que diz “Concentre nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”

Na fábrica Amor de bebê, como forças podemos identificar a experiência de mercado dos proprietários, com esta experiência a empresa deverá buscar aperfeiçoar tais conhecimentos, além de promover treinamentos a partir dos proprietários para os funcionários, melhorando assim o andamento da produção, além de gerar uma boa convivência com os colaboradores da organização. Nas fraquezas podemos identificar a qualidade dos produtos, que tem gerado várias devoluções e reprovações por parte da INMETRO, há também um enorme atraso nas entregas, que por este motivo ainda torca a mercadoria mais cara e menos competitiva no mercado, e também a constante quebra dos equipamentos, é necessário rever a qualidade dos seus equipamentos, e caso necessário investir na troca e modernização para otimizar a produção.

Além destes, temos também as oportunidades, sabemos que o mercado infantil cresce e se inova constantemente,  portanto a empresa tem uma grande oportunidade em mãos para inovar desde o atendimento ao cliente, programas de desconto de fábrica, como também na estética de seus produtos, como mudanças na decoração, formatos não visto antes no mercado que agregue facilidade ao dia a dia dos pais.

E nesta análise temos também as ameaças, sendo como principal no momento a empresa concorrente que se instalou na mesma localidade, tomando consigo metade dos clientes da Amor de bebê, neste caso é nítido que a organização precisa fazer uma análise minuciosa da concorrente, levantando dados como qualidade de seus produtos, perfil de seus consumidores, as inovações nos produtos, preços, desta forma identificando os pontos fracos e usando para recuperar seus clientes e consequentemente aumentar seus lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (338 Kb)   docx (321.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com