TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Caldeiraria

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.609 Palavras (15 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE TAGUATINGA - FANCET

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

CAMILO CRIVELARO - 9650544144

DESAFIO PROFISSIONAL DO 2º BIMESTRE 2014.2

Disciplinas:Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

TUTORAEaDTania Mª. Alves Capodifoglio

TAGUATINGA - DF

2014

SUMÁRIO

Introdução                                                                                         02

Desenvolvimento                                                                                03

Passo 01                                                                                         03

Passo 02                                                                                         10

Passo 03                                                                                         11

Passo 04                                                ………………………                13

Referências                                                                                        14


INTRODUÇÃO

        Em um mercado altamente competitivo as empresas precisam estar atentas às mudanças e procurar acompanhá-las, jamais deixando para depois atitudes que podem ser diferenciais positivos. Isso pode representar a própria sobrevivência da organização. Neste contexto, a Inoxel vem buscando a implantação de um “Modelo de Excelência de Gestão”, afinal, não basta ter clientes de qualidade, é preciso ter qualidade no atendimento a esses mesmos clientes. Sendo assim, a Inoxel buscou no mercado uma consultoria capaz de indicar um caminho a seguir. Essa consultoria indicou a implementação do MEG – Modelo de Excelência de Gestão, desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade. Esse modelo traz como referência, modelos europeus, como o European Foundation for Quality Management (EFQM) e tem, também, referências em premiações internacionais, como o Malcolm Baldridge,  Prêmio europeu de Qualidade. Mas, uma das grandes qualidades do MEG, além de ser desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e baseado em  modelos internacionais, foi configurado e aperfeiçoado para a realidade brasileira. Isso torna o MEG uma ferramenta aplicável a qualquer tipo de organização, independente do porte e/ou setor de atuação. Diante disso, entendemos que o MEG seja uma excelente opção para uma mudança na INOXEL, não só no contexto de relacionamento com clientes e mercado, mas na sua própria existência enquanto empresa.

Passo 1

1. Ferramentas gerenciais de qualidade

        A Inoxel é uma empresa que presta serviços a grandes clientes como Petrobrás, General Motors, Volkwagem, Fiat, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors e precisa implantar um sistema de gestão de qualidade, afinal, não pode continuar sendo apenas mais um fornecedor de todas essas grandes empresas, precisa se tornar uma grande empresa, ou trabalhar como uma delas. O mercado exige essa postura. Em um mercado que a cada dia se reinventa, ficar parado pode significar a perda de clientes, de fornecedores e principalmente comprometer a própria existência da empresa.

        Com foco nesse cenário, para a implantação de um sistema de gestão de qualidade procuramos um modelo de excelência, que contemple as necessidades da Inoxel, e atenda às exigências de mercado e dos clientes parceiros. O modelo escolhido foi o MEG – Modelo de Excelência da Gestão. Um modelo trabalhado pela Fundação Nacional da Qualidade, que por si só já o qualifica, como diz a própria missão da FNQ “Estimular e apoiar as organizações e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência”. Conforme publicação da FNQ o “MEG”, é um modelo realmente brasileiro, influenciado pelo modelo europeu da European Foundation for Quality Managemente (EFQM). Dentre as qualidades e novidades do MEG, estão estudos e contribuições de usuários, examinadores e especialistas, que dividem e compartilham suas experiências com o Núcleo Técnico Critérios de Excelência da FNQ. Entre tantas contribuições são destaque as novidades dos Prêmios Internacionais, como o Malcolm Baldridge, Prêmio Europeu de Qualidade, Singapure Quaity Award, Japan Quality Award e Australian Qualit Award.

        Outro fator determinante para a escolha foi o estudo realizado pela FNQ para encontrar os principais pressupostos que pudessem propiciar uma trajetória para as organizações contribuírem e usufruírem ambientes mais sustentáveis. Várias normas ISSO de gestão foram analisadas para o alinhamento do MEG e, também, levadas em conta, as práticas de gestão premiadas para confirmar o nível de atualização do modelo.

        Um fato importante, o MEG, atualmente, é o púnico modelo no mundo que está em sua 20ª edição, demonstrando a preocupação da FNQ em mantê-lo atual e alinhado ao cenário mundial.

        É importante salientar que o MEG é um modelo de referência e aprendizado, o que o torna propício e aplicável a todo tipo e porte de empresa. Suas principais caraterísticas, transcritas de acordo com o documento disponibilizado pela FUNDAÇÂO NACIONAL DE QUALIDADE.

Modelo Sistêmico

        Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

Não é prescritivo

        O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado na qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo não dita regras, nem indica ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio, mas levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa de classe  mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (308.2 Kb)   docx (126.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com