TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Consultoria Organizacional

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera- Campinas/ SP
Centro de Educação a Distância
Polo de Apoio Presencial Campinas/ SP Unidade 4


CURSO: SUPERIOR “TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS”
2º SÉRIE

DISCIPLINAS

  • DIREITO EMPRESARIAL
  • TECNOLOGIAS DE GESTÃO
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

LEILA CRISTINA NABUCO ROSA - RA: 2747607453

DESAFIO PROFISSIONAL


TUTORA A DISTÂNCIA: ADRIANA BARBOSA GONÇALVES

Campinas/ SP
08/11/2014

Objetivo desse projeto acadêmico é a implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade para a empresa INOXEL que expandiu suas atividades, mas não possui nenhum sistema de gestão de qualidade. Se melhorarmos a qualidade do que a Inoxel produz, conseguiremos diminuir os custos com isso aumentar a produtividade, baixar os preços e expandir o mercado.

O que não pode ser medido não pode ser gerenciado (Deming)

No intuito de melhorar a qualidade do trabalho da empresa a SHALOM Consultoria foi contratada para implantar um modelo de Excelência de Gestão.

O que pode ser utilizado na INOXEL? Ferramentas a fim de propor melhorias nos processos de qualidade, sugerimos a certificação do Selo ISO 9001.
A ISO 9001 é um conjunto de requisitos que tem como objetivo orientar as empresas no sistema de gestão da qualidade, com o objetivo de satisfazer os clientes, buscar a melhoria contínua e assegurar a competitividade da empresa.

Adquirindo a certificação do selo ISO 9001, já começamos a criar uma nova postura a ser apresentada diante ao mercado, com isso melhorando a credibilidade da empresa que está preocupada com o que de melhor o mercado pode oferecer. 
Além do ISO 9001, iremos propor a implantação do programa 5S para aprimorar a qualidade de vida dos funcionários, gerando estímulos para relacionamento mais humanos.

Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

Vamos sugerir a implantação do Modelo de Excelência da Gestão, um modelo de referência, por possuir um conceito de aprendizado e melhoria contínua das ferramentas, faremos a utilização da técnica de o mapeamento de processos, análise de SWOT, programa 5S que tem por finalidade aprimorar a qualidade no ambiente de trabalho, qualificando seus profissionais, já que, as novas ideias ficaram em segundo plano.

Considerando as ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?

Após estudar as necessidades da empresa, indicamos a ferramenta Estratégia de qualidade para aumento da eficiência e eficácia da empresa. Implantaremos Análise SWOT uma ferramenta para aliar tanto desenvolvimento, quanto a implantação da gestão de qualidade, nela apontamos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao compor o cenário. A vantagem é a clareza que a matriz nos permite pensar e decidir.

Utilizaremos também o “Modelo de Excelência de Gestão” por possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn), planejamento, execução, checagem do que foi feito e Atuação, minimizando defeitos e melhorando a qualidade. Os benefícios são diversos, promove a competitividade e a sustentabilidade, proporciona um referencial para a gestão de organizações, promove o aprendizado organizacional, possibilita a avaliação e melhoria da gestão de forma abrangente e prepara a empresa para participar do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). Melhora a compreensão de anseios das partes interessadas, mensura os resultados do negócio de forma objetiva, estimula o comprometimento e a cooperação entre as pessoas, incorpora a cultura da excelência, uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial, Permite um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão, enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico. Além desses benefícios, a Serasa Experian, junto com a FNQ, realizou uma pesquisa que analisou os demonstrativos financeiros de 245 organizações usuárias do MEG em comparação a empresas dos mesmos setores de atuação, entre os anos 2002 e 2012. De acordo com essa pesquisa, o investimento do mercado e a evolução financeira de organizações usuárias do MEG foi superior às empresas do setor.

Implantaremos a técnica de mapeamento de processos, permite avaliação do produto pelo cliente. Processos são de grande valor porque são os processos que produzem o serviço ou produto que será entregue para o cliente. O mapeamento de processos possibilita que a empresa enxergue seus pontos fracos, gargalos, onde está a complexidade da organização, retrabalho e atividades redundantes.

Assim a Inoxel estará preparada para a disputa de novos clientes, pois sabemos o quanto a conquista de novos clientes é primordial para a empresa.

Implantaremos também o programa “Modelo 5S”, tem por finalidade aprimorar a qualidade no ambiente de trabalho, gerar estímulos para relacionamentos mais humanos e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

A expressão “5S” vem de um conjunto de cinco palavras japonesas que fundamentam um conjunto de preceitos de qualidade: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Uma interpretação dada por Antonioni (1995) apud Koscianski e Soares (2006) é a seguinte:

• Seiri: descarte. Significado: concentre-se no essencial, tudo que é desnecessário deve ser jogado fora. Por exemplo, relatórios são mais bem escritos se eliminarem passagens ou adjetivos inúteis; deve-se evitar o desperdício e o gasto indiscriminado.

• Seiton: arrumação. Significado: organize o espaço e seus métodos de trabalho, mantenha informações e documentos organizados. Este senso, como o seu nome já diz, consiste em dar lugar a cada item e colocá-los em seus devidos lugares, padronizando as nomenclaturas e evitando, assim, várias interpretações para o mesmo objeto.

• Seiso: limpeza. Significado: em sentido amplo, o local de trabalho e as ferramentas devem estar “limpos” e prontos para uso. Assim, tempo deve ser investido para manter “tudo limpo”.

Os próprios funcionários de cada setor podem tornar-se responsáveis pela manutenção de seu espaço. A limpeza é considerada uma oportunidade para o monitoramento, inspeção ou reconhecimento do local de trabalho, fazendo com que o funcionário descubra o seu espaço de trabalho, identificando-se com ele, e criando um ambiente melhor de trabalho.

• Seiketsu: asseio. Significado: ferramentas devem ser guardadas sempre no mesmo lugar e na mesma posição, o que contribui para o trabalho prosseguir corretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com